Capacitação a distância gratuita para produtores rurais

Visando garantir a formação e a profissionalização das pessoas do meio rural e, consequentemente, aumentar a rentabilidade dos seus negócios e garantir a sustentabilidade do meio ambiente, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Senar oferecem neste mês cursos a distância em Qualidade de Vida, Inclusão Digital, Escola do Pensamento Agropecuário e Empreendedorismo e Gestão de Negócios.

O Ensino a Distância do Senar é uma modalidade de ensino-aprendizagem, em que o participante e o tutor estão separados espacial e temporalmente. Ou seja, “o participante determina seu próprio local e tempo de dedicação ao estudo, que não precisa ser necessariamente o mesmo do tutor, o que permite uma independência e autonomia maior do que ocorre na modalidade presencial”, explica o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi.

Para participar dos cursos, o produtor rural precisa apenas ter acesso à internet e poderá estudar a qualquer momento, escolhendo o melhor horário e local para a realização dos estudos. “É importante destacar que o produtor não precisa comprar um computador caso ele ainda não tenha. Os Sindicatos rurais estão à disposição dos produtores e até mesmo muitas escolas já oferecem horário para que a comunidade tenha acesso à internet”, enfatiza Zanluchi.

QUALIDADE DE VIDA

O programa Qualidade de Vida busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas do meio rural. Desta forma, é ofertado o curso Saúde Rural que apresentará informações que possibilitem a prevenção, redução e neutralização dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural, promovendo a saúde no campo.

ESCOLA DO PENSAMENTO AGROPECUÁRIO

Neste programa, o produtor pode escolher o curso que mais lhe interessa. São eles: Meio Ambiente; Abastecimento e Renda; Trabalho Decente; Educação e Qualificação Profissional; Pobreza Rural e Direito de Propriedade. Assim que concluir um dos cursos, o produtor poderá se matricular em outro e, assim, sucessivamente.

INCLUSÃO DIGITAL

O programa Inclusão Digital tem por objetivo oferecer às pessoas do meio rural o conhecimento necessário para que todos saibam utilizar o computador, acessar a internet e buscar as informações que precisam para obter melhores resultados na gestão de seus negócios. São seis cursos: Primeiros Passos no Canal do Produtor; Primeiros Passos na Informática; Primeiros Passos no Word; Primeiros Passos no Excel; Primeiros Passos no E-mail e Primeiros Passos na Internet.

EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE NEGÓCIOS

Este programa visa a melhoria da gestão da propriedade rural, contribuindo para a geração de renda e melhor qualidade de vida das famílias rurais, além de fortalecer o agronegócio brasileiro. Desta forma, oferece três cursos: Negócio Certo Rural, voltado para a definição da ideia de negócio, a análise da viabilidade, a gestão e o relacionamento do negócio com o mercado, Trabalhador Empreendedor, voltado à identificação das características, competências e habilidades empreendedoras para as pessoas do meio rural otimizarem seus negócios na propriedade rural, e o curso Com licença vou à Luta, voltado para as mulheres, visando o empreendedorismo, a liderança e a gestão eficiente de seus negócios agropecuários.

As inscrições para os cursos podem ser feitas no site www.canaldoprodutor.com.br/eadsenar. O produtor só precisa escolher de qual quer participar.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.