Em plebiscito, eleitores do Pará rejeitam divisão do estado

Os eleitores paraenses decidiram, em plebiscito realizado neste domingo (11), manter o estado do Pará com o território original, segundo informou às 20h08 o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Ricardo Nunes. A confirmação do resultado foi dada com 78% de urnas apuradas, duas horas depois do término da votação.

“Diante do cenário atual, matematicamente, os eleitores do estado do Pará decidiram pela não divisão”, afirmou o presidente do TRE paraense.

Às 20h38 (horário de Brasília), com 87,16% das urnas apuradas, o resultado parcial indicava que 67,34% escolheram “não” para a criação do estado de Carajás e 66,79% rejeitaram a criação do estado de Tapajós.

Haviam sido apuradas 12.419 das 14.249 urnas do estado. Quando forem somados, os votos nas urnas restantes não poderão alterar o resultado consolidado. A Justiça Eleitoral registrou abstenção de 25,4%. Do total apurado até este horário, menos de 1% era de votos nulos e 0,49% de brancos. Foram contabilizados os votos de 4,3 milhões dos 4,8 milhões de eleitores paraenses aptos a votar.

Com a decisão das urnas, o trâmite para a divisão do estado se encerrou junto com o plebiscito. Dessa forma, a Assembleia Legislativa paraense e o Congresso Nacional não precisarão analisar a divisão do território e criação dos novos estados.

Resultado parcial do TRE do Pará, de 19h20 (horário de Brasília), indicava que as possíveis capitais de Carajás e Tapajós votaram pela divisão. Marabá tinha 93,68% de ‘sim’ para a divisão, e Santarém tinha 98,85% para dividir. Belém, no entanto, tinha 94,07% para o ‘não’ em relação à criação de Tapajós e 95,09% de ‘não’ para Carajás.

Fonte: G1

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

UM Comentário

  • Essa divisão não tem fundamento nenhum, para que criar mais uma federação, para aumentar o número de políticos? Deus nos livre e guarde desse mal! O que temos já é mais que suficiente… O que acontece é o seguinte meu amigo, todo mundo quer comer um pouquinho da pizza!! Ainda bem que os eleitores paraenses foram sensatos e disseram NÃO!! a essa proposta absurda!! Que isso seja exemplo também para novas propostas como essas!!

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.