Causos – A Carne de Jatobá

A história de hoje aconteceu em um dos aniversários do Sr. Antonio de Hermínio que na época estava completando 81 anos de vida e a comemoração foi um belo e suculento churrasco, os filhos se cotizaram e cada um levou uma parte:

Pretinho 03 kg de picanha argentina, Jaciro 36 piabas cachorras, Vandaique calabresas e refrigerantes… como são mais de 200 filhos, não vai dar para registrar o que cada um levou, mas o último registro é o mais importante e interessante, Jatobá, o filho mais velho levou 5 kg de carne.

O churrasqueiro, cabra afamado, ia assando as carnes, cortando num prato e passando pros garçons servirem. Depois de muita comida servida, lá pelas tantas, já no fim da festa o churrasqueiro gritou:

– Agora é a carne de “Tobinha” (apelido de Jatobá).

O interessante é que o churrasqueiro fez questão de trazer o prato na mesa, talvez por ser o último, o certo é que o pobre coitado estava todo suado e com a fisionomia de mulher que acabou de parir, em parto normal, ou seja, acabado de tanto esforço.

Carne na mesa, carne bonita, Valéria foi a primeira a pegar um pedaço, pegou um maiorzinho e tentou dividi-lo com os dentes, depois de uns 50 segundos, todos começaram  a observar a luta, mas até então a carne estava nas mesmas condições que saiu do prato. Quanto mais ela puxava com os dedos, mais a carne se parecia com o homem borracha e esticava. Ela então resolveu desistir, entregar a rapadura e colocar aquele pedaço todo na boca. Ainda assim a platéia não tirou os olhos.

Diz a arte da boa alimentação, que devemos dar 60 mastigadas para depois engolir o alimento, só que nós contamos já estavam em 600 e Valéria nada de engolir. Vencida pelo cansaço em disfarçadamente colocou a mão na boca, retirou o pedaço de carne e jogou na lata de lixo. O pedaço de carne estava mais amassado do que o pedaço da orelha de Januário que o rapaz arrancou com os dentes numa briga há poucos dias, mas o tamanho era maior do que quando saiu do prato.

Aí Valéria deu seu depoimento:

– A gente compra chiclete em unidades, Jatobá compra no quilo e acho que não vou precisar comer mais sal até chegar aos 100 anos, pelo tanto que engoli hoje.

Jatobá, que não deixa nada sem resposta, ao ver todos sorrindo de sua carne, sério e com voz de locutor de brega ele falou:
– A carne é boa, mas o churrasqueiro num presta, não soube cortar a carne, era para cortar no horizontal e ele cortou no vertical e ainda deixou pra servir quando todos já estavam empanturrados de tanto comer, aí não tem carne de primeira que dê jeito.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.