Aprovada em 2011, Lei de Acesso à Informação começa a valer hoje

Entra hoje em vigor a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11), que trata dos procedimentos a serem observados pelos órgãos da União, estados e municípios para garantir o acesso dos cidadãos a informações públicas.

A lei estabelece obrigações para os órgãos e entidades do poder público quanto à gestão da informação e define os tipos de informação que podem ser solicitadas.

Uma das novidades é a obrigação de cada órgão da administração pública criar uma comissão mista de reavaliação de informações, responsável pela ­implementação da lei.

Também são abordados pela lei os casos de restrição de acesso à informação e de responsabilidades pelos danos causados pela divulgação não autorizada ou uso indevido de informações sigilosas ou pessoais.

A lei foi aprovada pelo Plenário do Senado no dia 25 de outubro de 2011.

Em sua reunião na tarde de hoje, a Mesa diretora do Senado discutirá ato para disciplinar a adaptação da Casa à lei. O ato deverá também criar comissão que ficará responsável pela classificação dos documentos do Senado à luz da nova lei.

Fonte: Jornal Senado

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

UM Comentário

  • Monalisa disse:

    A prefeitura de Condeúba desconhece ou finge desconhecer esta lei, pois baseada na mesma desde o dia 30 de maio tento obter informações de caráter público e não consigo. Todos os dias recebo uma desculpa diferente. Será que eles têm algo a esconder????

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.