Começa o garimpo pelo voto eleições 2012

Agora sim, as eleições em Condeúba começam a acirrar. A disputa pela cadeira principal e por onze cadeiras no Legislativo municipal, será com certeza, difícil e cheia de surpresas. Para vereador(a), muitos votos pulverizados, e a divisão dos mesmos, pode tirar muita gente do páreo, e irá ganhar quem melhor apresentar suas propostas e demandas. Muito embora, os candidatos terão que suar muito, e gastar sola de sapato, para conseguir convencer o eleitorado, muitas vezes, desgastado e sem esperanças, mediante tantos anos votando e tendo uma câmara cada vez mais ineficaz. Para Prefeito, as coligações mostram que ninguém vai dar moleza, não tem nada ganho e o jogo só termina quando o juiz apita. “O jogo é jogado e o lambari é pescado”

A política é uma batalha cessante. Vai começar o espetáculo maravilhoso que é a busca pelo espaço no cenário político. As reuniões, os encontros e as articulações irão movimentar toda cidade. È preciso manter o respeito, o equilíbrio, a ética, a verdade, claro que nem todos primam pelo tom da seriedade, e aguçam os debates com histeria e total descontrole. Mas, imagino que não será o caso da nossa cidade, de povo ordeiro, especialmente capaz de buscar seus próprios méritos. A vida pessoal dos candidatos precisa ser esquecida, a discussão deve ficar no âmbito das idéias, planos de governo e projetos. Se um determinado candidato tem cinco mulheres, isso é um problema dele, não estamos escolhendo um familiar, um esposo para nossas filhas. Se seus familiares não têm bom comportamento, continua sendo um problema familiar e não administrativo – Agora, o desempenho dele como administrador, suas experiências profissionais, a forma de se relacionar com o povo, tudo isso deve ser levado em consideração, pois estamos escolhendo um funcionário para nos prestar serviços durante quatro anos, com possibilidade de renovação de contrato por mais quatro e se for no Legislativo, até quando ele se aposentar.  Não devemos eleger a arrogância, a ineficiência, a mentira e o despreparo de candidatos movidos por sonhos pessoais. O que deve permear as discussões é o coletivo, as necessidades da comunidade. Nesse caso, a vida pregressa dos candidatos mostra a evidência do que serão no comando do nosso município. Se o candidato é ruim para a família, para os colegas de trabalho, para seus subordinados, para os amigos, a chance desse “modus comportamental” ser replicado numa possível gestão é muito grande.

Apesar do suposto desinteresse do povo pelas questões políticas, durante os mandatos dos políticos, no fundo temos orgulho de votar, o que precisamos é manter essa chama na fiscalização dos nossos votos e lembrar: Se vendemos o nosso voto, já recebemos antecipadamente o pagamento, não poderemos exigir trabalho e lisura como pagamento.

Como disse Frei Beto, a política é, apesar de tudo, o único remédio contra os males da coletividade. È preciso falar de política durante todo ano, e não somente nas eleições. A arte de politizar é única e abre portas para debates a ações em prol de toda comunidade.

E ai vem os questionamentos.  O principal deles que irá povoar a mente do eleitor:

Continua a gestão que aí está há quase oito anos, com desgaste em questões relacionadas a saúde e segurança, mas que diz ter feito o possível ou irá prevalecer esperança de mudança?

Compare o produto que você vai adquirir, observando qualidades e defeitos, pois você vai ficar com ele por quatro anos.

–  Avalie os funcionários que você vai contratar por quatro anos.

– Use a inteligência e não a força ou paixão no momento das escolhas.

– E lembre-se:

“VOCÊ É LIVRE PARA FAZER SUAS ESCOLHAS, MAS É PRISIONEIRO DAS CONSEQUÊNCIAS DE SUAS ESCOLHAS” – Pablo Neruda

“… A ESMOLA A UM HOMEM SÃO, OU LHE MATA DE VERGONHA OU VICIA O CIDADÃO…” – Luiz Gonzaga.

Texto adaptado por Décio Pereira.

Texto original do Blog da Resenha Geral

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

7 Comentários

  • rita disse:

    Parabéns equipe do ddez,o site é muito bom msm.E falando em eleição, aki em condeuba,a vitória será de Guto…digo isso não só pq vou votar nele,mas sim pela má adminstração do atual prefeito Sr Odilio,e tbm pelo passado de Toinho Terencio,que minha familia quase passa fome…o pão comido não é esquecido não!!! e quem apanha nunca esquece.Por isso estou com Guto,confio nele e em sua capacidades de governar condeúba.E isso, muito obrigado pelo espaço cedido para que o povo possa comentar,GUTO CONFIE EM DEUS E EM SEUS ELEITORES,QUE A VITÓRIA SERÁ CERTA.

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Cleiton disse:

    Tô com Toinho pela continuação do mandata de Odilio q foi muito bom. Toinho será bem orientado e não vai repetir o q fez no passado. Vamos ndar uma nova chance para ele, q com a juda de Odilio será um ótimo prefeito.
    Abraço povo de Condeúba

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • dina disse:

    GUTO ESTAMOS COM VC.

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Luciana disse:

    Cleiton,como Odílio, q não fez nada,vai ajudar o outro a fazer?? É piada,né?
    Os q apoiam Toinho,apenas não querem perder a “mamata”.Os condeubenses acordaram,desde o final da Eleição passada!!! Se liga!

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Imagina ai Condeúba sendo administrada por Toinho, com a orientação de Odilio. Seria o fim da nossa querida Condeúba,que já quase foi acabada pelos dois. O povo de Condeúbajamais vai deixar um absurdo desses acontecer!!!

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Júlia disse:

    Apoio você cleito , e vOcê carlito realmente nao deve enxergar o que o Senhor odilio fez, porque voce tentou barrar todas as obras dele. Isso que eu saiba não é atitude de um bom vereador , um vereador deve querer o crescimento da cidade ja você quer que condeuba cresça somente se for o seu candidato que estiver no comando. mas espero que isso nao aconteça, pois você e o bando que acompanha o seu candidato ira afundar condeúba, como também espero que voce nao ganhe pois a unica coisa que você tem é um nariz empinado q só conhece as pessoas em epoca politica.

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • jose amorim disse:

    eu,tou com guto porque não podemos aceitar que o atual pref venha dizer,que nós condeubenses vote no seu candidato craro ele não passou dificuldades quando o seu candidato era o pref de condeuba.o povo condeubense precisa de uma reforma politica urgente não dá mais p esperar,pois cada ano q passa mais aumenta o abismo q existe hoje em condeuba entre a classe politica e a sociedade.A reforma politica é antes de mais nada,a grande oportunidade q todos os condeubenses têm para a construçao de uma ponte de honestidade e de coerência de principios com a sociedade de condeuba é a oportunidade q temos p conquistar uma nova condeuba vestindo a roupa da moral e da ética.É preciso ter ideiais q permitam um importante passo p recuperar soluções p saude,educação,segunrança e casas populares p as pessoas carentes da nossa cidade.Mudar,e criar os nossos sonhos é votar em GUTU 13,13,13,13……………………….

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.