XV Congresso do Intermunicipal foi um sucesso

Mais de 250 pessoas, entre dirigentes e diretores de Ligas, desportistas de todo o Estado e profissionais de imprensa marcaram presença em mais um Congresso do Campeonato Intermunicipal. A 15ª edição do evento foi realizada pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), na manhã deste sábado (21), no Hotel Othon Palace, em Salvador.

No local, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, apresentou todos os detalhes e novidades da edição 2012 da competição, que será iniciada na tarde deste domingo (22). Neste ano, o maior campeonato de futebol amador do país terá a participação de 48 Seleções, 16 a menos que o último ano. A redução das equipes se deve à indisponibilidade de algumas cidades de marcarem presença devido ao período de seca que aflorou boa parte do Estado.

Porém, a mudança não influenciou negativamente a competição. Com o número menor de Seleções, a FBF inovou e alterou a fórmula de disputa. Reivindicação constante das Ligas, o Intermunicipal passa a ter oito grupos regionalizados com seis seleções cada, onde todas se enfrentam dentro e fora de casa em suas chaves.

Da fase de classificação, as quatro Seleções melhores colocadas de cada grupo garantem vaga na 2ª fase. No caso de igualdade em pontos ganhos entre duas ou mais Seleções em quaisquer colocações serão observados os seguintes critérios de desempate para fins de classificação: maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, maior número de pontos ganhos no confronto direto, maior saldo de gols no confronto direto, menor número de cartões vermelhos recebidos, menor número de cartões amarelos e sorteio.

Na segunda fase, as 32 classificadas serão divididas em 16 grupos de duas, onde jogam entre si no sistema de ida e volta até ficarem as oito melhores, que seguirão para as quartas de finais. Ocorrendo empate em pontos ganhos, será observado o maior saldo de gols. Permanecendo a igualdade, a decisão será em cobranças de pênaltis.

Nas quartas, as quatro melhores avançam às semifinais. Nesta fase, o critério de desempate será a melhor campanha na 3ª fase, em seguida saldo de gols e por último as cobranças de pênaltis.

Nas semifinais, a Seleção de melhor campanha em toda a competição decide em casa a vaga na final. Havendo igualdade, mantém-se a decisão para os saldos de gols e, por último, as penalidades até serem conhecidos os dois finalistas.

O período de disputa do Intermunicipal 2012 será deste domingo (22) até o dia 16 de dezembro, data da final. São Francisco do Conde e Santo Antônio de Jesus abrem o campeonato no Junqueira Ayres. Os demais jogos da 1ª rodada serão realizados no dia 29 de julho.

Ao final do Congresso, a FBF e a Cresauto entregaram o carro 0km como prêmio da conquista do título de 2011 à Liga Sanfranciscana. Já Santaluz, que este ano ficará de fora da disputa, recebeu uma moto pelo vice-campeonato. Para promover a confraternização entre os filiados, a entidade e a empresa Megasports ainda sortearam uma moto, também 0km, entre as Seleções participantes da edição 2012. O veículo ficou com a Liga de Rio Real.

A mesa diretora do evento foi composta, além do presidente Ednaldo Rodrigues, pelo vice-presidente da FBF, Manfredo Lessa; a diretora técnico Taíse Galvão; o presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim; o diretor administrativo e financeiro, Jorge Lima; o diretor do Departamento de Registros, Ricardo Nonato; o presidente do conselho fiscal, Carlos Ventura; o presidente da Associação Bahiana dos Cronistas Desportivos, Márcio Martins, o presidente do Sindicatos dos Árbitros (Sinbaf), Arilson Bispo da Anunciação, o gerente de Relações Institucionais da TVE, Rafael Pimenta; e o ex-presidente da FBF Marcos Andrade, que representou as Ligas na mesa.

Para abrilhantar ainda mais o campeonato, a TVE garantiu a transmissão ao vivo de um jogo por rodada, aos domingos, para toda a Bahia. A emissora ainda prometeu realizar reportagens para a divulgação das Ligas Municipais e a cultura de cada cidade baiana.

O XV Congresso do Intermunicipal foi encerrado com um almoço que reuniu os mais de 250 presentes e celebrou a certeza de mais um evento de sucesso no futebol baiano.

Fotos: Carlos Santana / FBF

Fonte: FBF

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.