Imigração para o Brasil é o tema de redação do Enem 2012

O tema da redação desta edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI”. O texto deve ser dissertativo e ter entre sete e 30 linhas.

Candidatos de todo o país participam hoje do segundo e último dia de prova do Enem – além da redação, eles devem se debruçar sobre 90 questões de linguagens e matemática. A prova deste domingo tem duração de 5h30.

Em maio deste ano, o Ministério da Educação alterou as regras de correção da redação. Pelo novo sistema, a prova será corrigida por dois avaliadores independentes. Se a nota final dada por eles tiver uma diferença de até 200 pontos, o resultado será a média aritmética entre elas.

Se a discrepância entre as notas for de mais de 200 pontos, a redação seguirá para um terceiro corretor. Até então, essa diferença devia ser de, no mínimo, 300 pontos. Caso a diferença continue a ser maior que 200 pontos, a prova passará por uma banca formada por três professores, que irá determinar o resultado final do aluno.

No Enem do ano passado, a última etapa de revisão da nota era o terceiro avaliador. Com as novas regras, uma redação poderá ser avaliada por até seis corretores. No ano passado, o Inep, órgão responsável pelo exame, recebeu cerca de 120 pedidos judiciais de candidatos que quiseram ter acesso à correção do texto.

Fonte: Folha S. Paulo






AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.