Dia de São José

Por Décio Pereira

Hoje, 19 de março é dia de São José.

A crença católica diz que se chover até o Dia de São José, celebrado nesta terça-feira (19), a safra vai ser boa. Em estado de emergência por causa da longa estiagem, nosso município vive hoje a expectativa do dia de São José, os agricultores aguardam ansiosamente pela chuva, que não cai em bom volume há muito tempo.

Os antigos já diziam que hoje é o dia do ano em que se define como será o ano com relação às chuvas. Por uma infeliz coincidência, vivemos no dia de hoje uma avassaladora tragédia ocorrida ontem em nossa cidade, com a morte de três pessoas queridas e na flor da idade, fatos que dificilmente conseguiremos explicação, aos olhos humanos. Mas, essa tragédia não era possível prever, está apenas no controle de Deus.

Estamos na eminência de vivenciarmos outra tragédia, essa com (ir)responsabilidade exclusiva nossa, que é a utilização desregrada das nossas águas, em especial nossa barragem do Champrão, que poderá nos levar a dificuldades jamais vistas. As águas de nossa barragem estão secando com a velocidade de um raio e ninguém (ir)responsável toma alguma providência, deixando, mais uma vez nas mãos de Deus.

“No sertão a fé tem prazo de validade”, é o que diz um padre nordestino.

E nossa fé, até onde vai? Seria ela suficiente para fazer chover?

E nossa omissão, até onde vai?

Até quando, até quando viveremos sob os acordes da música dos Titãs:

“ O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído.
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar..”

Fotos: Facebook – João Gulberto

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

4 Comentários

  • “Mesmo perto do fim nosso sertão tem melhora, o céu tá calado agora mais vai dar cada trovão de escapulir torrão de paredão de tapera” É fé, Seu Catrumano!!!
    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Decio vc sempre nos surpreendendo com suas sábias colocações. Muito bem feita a colocação acima. Deus esteja com a familia enlutada e abra os olhos dos q ficam, vivos até quando?

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Carlão disse:

    Entamos entregues nas moas de Deus e São José, bem q poderia ter a ajuda de pessoas com o oder da caneta e o dever de cuidar da gente, mesmo não sendo nem santo nem deus
    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Rita disse:

    É verdade estamos nas mãos de Deus, mas podemos fazer algo para amenizar o gasto de água como evitar lavar o quintal e as calçadas de nossas casas, utilizando a mangueira e também conscientizar que a água é um bem precioso e fonte vital, por isso não podemos exagerar no consumo da mesma. Fé em Deus e pedir a chuva neste dia consagrado a São José, que interceda a Deus por nós e nos mande chuva.
    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.