Mutirão anual gratuito de Saúde e Cidadania dos Voluntários do Sertão será em Anagé

Por: Ivette Lira / Douglas Intrabartolo – Texto e Foto Comunicação

Meta é reunir 250 profissionais de diversas especialidades e fazer 20 mil atendimentos médicos e odontológicos durante uma semana, para a população de 20 municípios.

A Organização Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto realizará de 29 de abril a 03 de maio de 2013 em Anagé, no interior da Bahia, a 13ª edição do mutirão que leva atendimentos médicos, odontológicos e medicamentos gratuitos para a população carente do Brasil. Durante a semana os 250 voluntários de diversas especialidades vão realizar consultas, exames, cirurgias, mamografias, ultrassonografias e endoscopias.

Com o apoio de parceiros, além de montar centro cirúrgico, consultórios em escolas, e farmácia a ONG também disponibilizará durante a ação 01 carreta com 10 consultórios odontológicos e laboratório de prótese, carretas com consultórios médicos itinerantes e fábrica de óculos, 01 ambulância, e 02 ônibus. A meta é realizar 20.000 atendimentos durante a semana para a população da cidade e região, contemplando mais de 20 municípios.O mutirão de saúde e cidadania dos Voluntários do Sertão é gratuito e anual. A ação conta com o apoio de diversas empresas e Governos Federal, Estadual e Municipal. A frota para atendimentos, transporte de doações e insumos, é composta por carretas, caminhões, aviões, ônibus e vans que cortam o país para realizar uma maratona de atendimentos, resultando na maior ação de saúde e cidadania gratuita do interior da Bahia, destaca Doreedson Ribeiro Pereira, idealizador do projeto e presidente da ONG.

Entre os parceiros da ONG estão: FAB (Força Aérea Brasileira) Passaredo, GNATUS, BAYER, EMS, ESSILOR, Gota Dourada, Unimed Ribeirão Preto, Centro Médico de Ribeirão Preto, Hospital São Lucas, Coca- Cola e Conselho Regional de Medicina- SP. Em doze anos de atuação, os Voluntários do Sertão mobilizaram 3.000 profissionais que realizaram mais de 111.000 atendimentos médicos e odontológicos gratuitos para a população carente.

Anagé é um município brasileiro do estado da Bahia, distante cerca de 560 quilômetros da capital Salvador e 50 quilômetros de Vitória da Conquista. Sua população estimada é de 25.500 habitantes, sendo a maioria moradora da zona rural. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é 0,58, segundo dados do IBGE. Apesar de ser uma cidade muito pobre Anagé possui umas das maiores barragens do estado da Bahia, a barragem do rio gavião. A renda da população é proveniente de pequenas agriculturas, serviço público e turismo na barragem.

A Organização Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto iniciou suas atividades em 2000, distribuindo brinquedos e cestas básicas. Posteriormente ampliou a ação com atendimentos médicos, cirúrgicos, odontológicos e distribuição de medicamentos. Devido ao grande alcance social da iniciativa, os Voluntários do Sertão ficaram conhecidos nacionalmente. A cada ano o mutirão acontece em uma cidade carente do interior do país. Os voluntários estão silenciosamente mudando a vida de milhares de pessoas carentes. Este ano foram registradas mais de 1.100 inscrições de profissionais de 16 estados: Acre; Bahia; Ceará; Espírito Santo; Goiás; Minas Gerais; Pará; Paraíba; Paraná; Pernambuco; Piauí; Rio de Janeiro; Rio Grande do Norte; Santa Catarina; São Paulo e Tocantins.

Fotos da Edição 2012

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

3 Comentários

  • Kátia disse:

    Q benção dos ceus. Nós de Anagé fomos abençoados por Deus, não vejo a hora de ver pessoas serem tratadas com um minimo de dignidade. Desde logo obrigado a todss os voluntarios
    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Newton disse:

    Anjos Humanos aqui na terra. Q Deus abençoe a todos q vão trabalhar nessa missão maravilhosa de fazer o bem, de graça.
    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Silva disse:

    Dorinho amigão. valeu. Amigos do sertão na praça. legal amigos – Blz
    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.