Hospital do Subúrbio, em Salvador, recebe prêmio internacional nos EUA

O Hospital do Subúrbio, em Salvador, recebeu, na ultima quinta-feira (18), em Washington (EUA), o prêmio Parcerias Emergentes, do Internacional Finance Corporation – Banco Mundial, e do Infrastructure Journal, concedido aos 10 melhores projetos de parcerias público-privadas (PPP) da América Latina e do Caribe.

O prêmio é oferecido mediante a análise de aspectos como inovação financeira e tecnológica e impacto do desenvolvimento nas obras. Este é o terceiro prêmio internacional conquistado pelo hospital em dois anos de funcionamento. De acordo com o Banco Mundial, as PPPs estão se tornando cada vez mais reconhecidas como uma forma eficaz de financiar e operar serviços públicos em diferentes segmentos, como saúde, infraestrutura e educação.

Por mês, cerca de 16 mil pessoas passam pelo ambulatório do hospital. Pelo menos 27 cirurgias são realizadas diariamente, sendo 80% de casos de urgência e emergência, principalmente ortopedia, apêndice e vesícula. A unidade tem 330 leitos e 60 estrutura de internamento domiciliar, o chamado home-care. Na emergência do hospital, são atendidas 10 mil pessoas ao mês.

“O hospital se capacitou em um atendimento para situações de risco, onde a gravidade do paciente é a nossa prioridade. E, para isso, nós monitoramos o tempo. Hoje, o vermelho [paciente da emergência] é atendido no momento em que chega e o amarelo [demais pacientes] tem atendimento previsto entre 10 e 15 minutos”, explica Lícia Cavalcanti, diretora da unidade.

O Hospital do Subúrbio é o primeiro do Brasil a funcionar com uma parceria público-privada. É um modelo de gestão em que o setor privado projeta, constrói e assume a operação, além da administração da unidade. Em contrapartida, o estado paga mensalmente pelo serviço, valor que varia de acordo com o desempenho da unidade, que é avaliada a cada três meses. “Já é a segunda vez que eu venho aqui. E sempre me trataram bem. O cuidado, o atendimento, não tenho o que falar”, opina a babá Manuela da Hora.

Fonte: G1

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.