Prefeitura de Condeúba no combate à dengue

carro_fumace

Por: Dermeval Filho

O carro do Fumacê está na cidade efetuando o serviço de dedetização em todas as ruas e bairros. As aplicações ocorrem em períodos da manhã, sempre  bem cedinho, ou à tarde com  intervalos de três dias, até completarem  os  cinco ciclos previstos.

De acordo com o Supervisor de Campo em combate à Dengue, Gilson de Sousa Brito, o principal foco do Fumacê  é o combate ao mosquito  Aedes  Aegypti, transmissor da doença. O supervisor  diz que Condeúba é uma cidade propícia ao desenvolvimento do mosquito

por ser quente, já que esse tipo de clima favorece ao desenvolvimento do mosquito.

A função do Carro Fumacê é eliminar o mosquito transmissor adulto, no entanto, as larvas contidas em reservatórios e prestes  a  eclodir para se tornarem mosquitos, essas não são eliminadas, daí a importância  de população e Poder Público  unirem forças na luta pela erradicação da Dengue.

Segundo dados dos agentes que atuam no combate, cerca de 90% dos focos estão nas residências, por isso é sempre importante lembrar que os ovos do mosquito podem ficar por mais de um ano em recipientes como pneus, panelas velhas, garrafas, potinhos de margarina, jarros com flores depositadas em cemitérios, entre outras formas que podem ser evitadas.

Vale lembrar que a Dengue é uma doença aguda, febril e se apresenta de forma mais leve e a forma mais grave, a chamada Hemorrági
Fique atento a sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo e nas articulações, vômitos e cansaço extremo.ca. A transmissão se dá  pela picada da fêmea infectada, preferencialmente durante o dia, presente em sua maioria em ambientes urbanos.

Fonte: Portal da Transparência – Governo de Condeúba

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.