Parece, mas não é…

Por: Décio Pereira

É sabido por todos a grande seca que enfrentamos no momento, fala-se na maior dos últimos 80 ou 60 anos, para você como para o lado de cá, é a mais complicada que já vimos. Estive outro dia na barragem e fiquei  espantando com o que vi e em conversa com amigos, todos são unânimes em dizer: “Vamos ter problemas sérios com água este ano”.

Não compreendo o “PORQUE” de ainda não existir um controle rígido da saída da nossa água através de carros-pipas, que pegam a água de graça e vendem por uma fortuna; da Sra. EMBASA usar a nossa água de graça e nos cobrar uma fortuna na conta mensal e não fazer nenhum investimento ao longo das décadas que explora a barragem. Minha saudosa Vó já dizia: “Meu filho, eles só querem o venha a nós, o vosso reino, nada” – Sábia Mãe dindinha.

100_4233

Baseada nessa conversa e parodiando o Ministro Joaquim Barbosa, “… causou-me espécie…” (Dicionário: Causar espécie, causar estranheza; surpreender), ver carros-pipas molhando o campo de aviação para a 1ª Expocon. Cena muito parecida com a que denunciamos aqui no ano passado. Fomos então saber do Diretor de Cultura, Fabiano Ferreira, que zôrra era aquela e foi aí que tivemos uma surpresa, que não nos causou espécie, pois conhecemos o Diretor e sabemos de sua preocupação com o agir com responsabilidade. Ele nos explicou que a água que está sendo utilizado para molhar o campo não é água potável e está sendo retirada dos poços que se formaram ao longo Rio Gavião e no conhecido tanque do município. Água inapropriada para o consumo com alto teor de sujeira.

100_4229

O que parecia irresponsabilidade na verdade é uma pratica politicamente correta. Fica fácil quando o poder público não isola da sociedade e se compromete a dar explicação dos seus atos. É a tal transparência.

100_4230

Pegando carona nesse episódio e como já estávamos lá fotografando a retirada d’água do tanque do município, fomos informados que o proprietário de um novo loteamento que está surgindo pros lados da saída para Jacaraci, também está retirando água, não potável, para molhar seu empreendimento, com a finalidade de compactar o solo. Tudo certo, tudo com responsabilidade.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

9 Comentários

  • Zé Américo disse:

    Boa Matéria Décio;
    Assim também acontece com o estádio, quando recebemos estava ou melhor está em péssimas condições, assim perguntam e o intermunicipal, falamos sem campo não poderá ter, como o governo Guto preocupa e muito com abastecimento d’água, estamos aproveitando a água do poço do município como consta nas fotos, só que a nossa situação é complicada pois lutamos com a natureza, molhamos, mas aí tem a questão do Sol. Mas acreditem, dias melhores virão e esse é o nosso objetivo.
    “O comentário não representa a opinião do site a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Claudinho disse:

    Prefeito diferente, preocupa em dar atenção a nós q votamos. Ainda tem muita coisa para melhjorar, só q dando atenção a nós já é um avanço. nunca fomos tratados com respeito, faziam o q queriam e nem dava explicação. Pra prefeitura pegar embalo falta vc décio aqui com agente, tá faltando gente experiente pra ajudar os meninos. venha logo. Fabiano tem de tudo meus parabe´ns, a exposiçao tá ummluxo, sucesso. vc é o cara.
    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Na Conferência da Cidade, realizada recentemente na quadra do Alcides, veio à tona a questão do meio ambiente. Carlos DJ passou um vídeo mostrando o descaso do DNOCS com o nosso Açude Champrão. Estamos preocupados com a saída de água sem controle, com o desperdício e com a falta de racionamento. Está na hora de transferir os carros pipas para pegar água na barragem da Cachoeira e fazer melhor controle.
    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Claudia Silva disse:

    Valeu pessoal é assim q se faz, presta conta e explica ao seu povo, votamos e precisamos ser respeitados. Gostei. Tem coisa pra ser arrumada, só q respeitando a nós já é uma boa. parabéns Fabiano tem de tudo, vc tá trabalhando pra valer. decio vc precisa voltar pra condeuba pra ajudar guto, ele tá precisando de vc moço.
    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • lisa lima disse:

    valeu pela materia Décio Pereira, só assim pra calar a boca dos desenformados que andam especulando coisas por ai….

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • ribeiro disse:

    ze ..vamos parar de falar como a prefeitura foi entregue….ja passou da hora de vcs fazer alguma coisa ja s foi 5 meses e ate agora e nada foi feito…..todos nos sabemos como foi q a prefeitura foi entregue….vcs tem governo e presidente do lado de vcs e ate agora nada foi feito …na verdade o peito continua cheio so mudou os bezerros..e o cumulo do absurdo uma casa ai em condeuba alugada pra prefeitura por 3.000 reais por mes e varias outras ai de 1200 ….a cidade nao tem uma praça nao tem lazer ta parada no tempo vamos acordar gente……..
    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • ribeiro disse:

    so pra lembrar….temos muitos espacos pra s fazer uma praça …tem um terreno no fundo da igreja da gruta jogado a anos…..eu nao intendo por q nao fazem nada a prefeitura tem toda a mao de obra nas maos ….decio ja ta na hora de vc entrar de corpo e alma na politica vc sim e um homem digno
    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Claudinha disse:

    Parabéns a todos. A coisa não tá lá essas coisas. Respeitar a nós dando explicações é um voto a favor. Gostei muito. É isso, os funcionários da prefeitura são nossos funcionarios e precisam explicar tudo direitinho. amigo décio vc precisa voltar logo pra ajudar, tá precisando de homens como vc. Fabiano e Cau de Lena gostei muito das festas, principalmente da gincana. Valeu Quilombolas. Parabéns povo lindo de condeuba
    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Zé Carlos disse:

    A seca virou gaiato para tudo nos últimos meses. Pode se acalmar pessoal, Condeúba ainda se privilegia de recursos hídricos, pelo menos, em 2013, sim! Percebo que essa é uma questão muito mais complexa do que se imagina. A seca é um problema político e social secular, como nosso reservatório sempre nos garantiu confornto, nunca nos preocupamos com isso, esse é o primeiro ano que começamos a preocupar, porque, hoje, ele atende muitas cidade, as cidade são maiores, o ano é muito seco, e, tudo isso, juntamente com a mesqinharia política, leva todos a opinar, sobre aquilo que estamos careca de saber. De uma seca, que ja dissimou milhares de nordestino no passado, coisa que não está acontecendo hoje, que elegeu muito político corrupto, e que hoje mata animais e estrutura a política econômica do caminhão pipa. Não se pode negar que nesse momento o caminhao pipa é o único recurso que podemos utilizar, mas espreamos que seja apenas uma medida paliativa, não devemos concordar que essa seja a única ação relacionado a esse problema. Existem muitas medidas e tecnologias sociais que podem
    ser tomadas, e seca se combate, é na seca, depois que chover, o tempo já foi perdido. nos podemos construir mais reservatorio de captação de agua da chuva, inclusive na cidade, contrução de barragens subterrâneas, de poços artesianos, tratamento parcial e reuso da água nas próprias residências, está na hora de uma politica educaional voltado para tudo isso, inclusive com revitalização de nascentes e rios, sei que a coisa não é fácil, mas para a realidade de hoje, não podemos pensar diferente.
    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.