1ª Conferência Municipal das Cidades

Por: Fabio Patente

A 1* Conferência Municipal das Cidades realizada na Quadra de Esportes do Colégio Alcides Cordeiro, na tarde dessa quinta-feira (16) em Condeúba, contou com a participação de toda Sociedade Civil Organizada e cidadãos de todo município.

img_7426

O Prefeito Guto fez a abertura e enfatizou  o objetivo maior do encontro era envolver a sociedade no debate das questões de planejamento do município. Nas palavras do Prefeito, ’’ a Conferência não é um evento político, e sim, uma abertura para que todos os cidadãos discutam, opinem e contribuam com os rumos que Condeúba deve tomar. O que importa nesse momento é Condeúba e os interesses da cidade acima de tudo’’, completa o Prefeito.

img_7437

O Secretário de Administração e coordenador da Conferência, Fábio Patente, abriu os trabalhos e enfatizou a importância do evento para o planejamento do Município e o envolvimento da sociedade nas discussões dos projetos.

A primeira palestrante, Historiadora Joandina Maria de carvalho, fez uma explanação sobre a história de Condeúba, escrita por Tranquilino Torres  citando fatos até então desconhecidos por muitos. O segundo palestrante, Geógrafo Edgar Borges, falou sobre a importância  das Conferências e os resultados obtidos nos últimos anos. Finalizando, a primeira parte do encontro, o Professor da UESB e Doutor em Administração Pública pela Universidade Complutense de Madri (Espanha), Lucas Batista Pereira, tratou das diretrizes da Conferência, destacando como os trabalhos de Política Urbana podem ser implantados em cada município.

img_7465

Após as palestras, foram formados grupos de discussões dos Eixos Temáticos, onde  para discutir os problemas enfrentados pelo município e as  diversas propostas de melhoria a serem implantadas. O resultado da Conferência servirá como base para a Comissão que representará Condeúba nos Encontros Estadual e Federal das Cidades, através dos Delegados eleitos: Carlos Alberto Brás Terêncio, Rosenilda de Oliveira Lima, Carlos Ribeiro da Silva e José Marques de Brito.

O Professor e Deputado Estadual  Zé Raimundo, encerrou os trabalhos fazendo  uma abordagem dos resultados práticos da política Municipal de Desenvolvimento Urbano e a importância da sociedade se unir em busca de um futuro melhor, como foi em sua gestão à frente do Município de Vitória da Conquista.

O resultado da 1ª Conferência da Cidade de Condeúba foi avaliado como um sucesso, já que os conferencistas entenderam a relevância da participação da comunidade no processo administrativo do município.

Fotos: João Ribeiro

Fonte: Portal da Transparência – Governo de Condeúba

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

3 Comentários

  • AGRADECEMOS A TODOS QUE PARTICIPARAM DA CONFERÊNCIA. AVALIAMOS COMO UM SUCESSO A REALIZAÇÃO DESSE EVENTO, DEVIDO A IMPORTÂNCIA DE PLANEJAR O NOSSO MUNICÍPIO.

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • A conferência da cidade foi um momento importante na agenda do município de Condeúba em 2013. Meu principal papel como historiadora é contribuir para que a história do nosso município seja estudada e o patrimônio histórico cultural preservado.
    “O comentario não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Conferências são fóruns fundamentais para a democratização do processo decisório de uma cidade.
    Na Conferência do município de Condeúba discutiu-se e planejou ações de politicas públicas.

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.