Secretaria de Agricultura – Série Prestação de Contas

banner-prestacao-de-contas

maurilo_guilhermeInicialmente, informamos que ao assumir a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, foi com certeza a Secretaria encontrada em pior situação do Município, com apenas dois funcionário, um Computador com defeito e uma impressora quebrada, sem telefone e funcionando em apenas uma sala. Hoje seis depois ainda dependentes de sistema de informática, telefone e limitações de transportes e recursos, devido às dificuldades financeiras da Prefeitura e vivendo um dos maiores momentos crítico em relação à seca que tem castigado os nossos agricultores, temos na medida do possível realizado algumas ações como:

REALIZAÇÕES 

– Distribuição de 1350 quilos de Feijão e 1500 quilos de Milho, em parceria com a EBDA, EMBRAPA, através do Programa de Distribuição de Sementes Safra Verão 2013 do Gov. do Estado, beneficiando agricultores do município de Condeúba. O objetivo da distribuição é garantir a semente para o plantio e aumentar a produtividade das propriedades rurais, com conseqüente ampliação da renda e da segurança alimentar e nutricional das famílias da Agricultura Familiar.

– Atendimento a 426 Agricultores no Programa Seguro Safra 2012/2013, em parceria com a EBDA, garantindo a todos esses agricultores 5 parcelas de R$ 152,00, com a confirmação da perda das lavouras acima de 50%.

– Solicitação de doação de Mudas de Arvores para repor Jardins e Praças, no Horto Florestal de Vitoria da Conquista.

– Reestruturação do sistema de arborização da cidade com poda e o plantio de novas mudas.

– Município Presente em todas as reuniões do Território do Sudoeste, através da Secretaria de Agricultura.

– Visita e Cadastramento de Famílias em 06 Regiões do Município para implantação de Tecnologias que ajuda na convivência com seca através da ASA (Agilização no Semi-Árido). Investimentos previstos de Um Milhão e Trezentos Mil Reais.

– Secretaria Agricultura divulga lista de 165 pessoas que não estavam sacando o beneficio da Bolsa Estiagem, por falta de informações.

– Secretaria realiza manutenção no Curral e Portão de abate do Matadouro Municipal.

– Visita a três Localidades para retirada de Coordenadas Geográficas, através de Técnico Agrônomo com o objetivo de realizar limpezas de aguadas.

– Implantação da Nova Sede da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, com Endereço a Praça Jovino Arsênio Filho 295 A.

– Secretaria de Agricultura leva agricultores, em dia de campo para conhecer Projeto Balde Cheio em Licínho de Almeida.

– Encaminhamento de documentação do Município para o MDA, para participar do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

– Solicitação de Material Estrutural, apoio da Guarda Municipal e polícia Militar para retirar a circulação de Veiculo da Feira Livre, melhorando a mobilidade da feira, com o fim do incômodo de carros e motos circulando em espaço reservado aos pedestres.

– Criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, por iniciativa da Secretaria de Agricultura, juntamente com outros representantes da sociedade Civil.

– Secretaria de Agricultura em parceria com o CDA – Coordenação de Desenvolvimento Agrário entrega de 32 Titulo de Terra a Agricultores do Município de Condeúba.

– Encaminhamento do Agrônomo Ed Macio para Seminário de Meio Ambiente do Estado.

– Apoio a Agricultores na compra de 37.860 (Trinta e Sete Toneladas e Oitocentos e Sessenta Quilos) Milho da CONAB, milho este subsidiado pelo Governo do estado, para dar ração a animais (bovinos, suínos e aves), no sentido de amenizar a falta de pasto com período de estiagem.

– Apreensão de Animais soltos nas vias Públicas, num total de 28 animais da espécie Eqüino e 10 da espécie Bovinos.

Na oportunidade agradecemos o espaço e parabenizamos o site do ddez, pelo excelente trabalho.

Att. Maurilo Guilherme de Sousa

Secretario de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

3 Comentários

  • José Carlos disse:

    Dentre todas as secretarias, sem suma de dúvida, esta é a que carrega o maior grau de dificuldade em estruturação, principalmente em relação às questões: da agropecuária, de tecnologia social, de produtividade familiar, do melhoramento para produtores de pequeno e médio porte, temos muito que crescer! Nossa agricultura e pecuária se encontra estagnada! No Brasil já existem muitas tecnologias para o setor, e nós praticamente ainda não fizemos nada com desrespeito a isso, temos que reaprender, para criar melhorias na pecuária e agricultura de Condeuba, isso é de suma importância pra uma boa administração municipal, é a principal responsável para criar uma economia local, um intercâmbio comercial, melhorando o rendimento do município e desafogando a prefeitura. Maurílio terá muito trabalho! E nós condeubenses, devemos estar do lado dele, porque, se trata de problema de todo o setor rural, onde fica uma boa parte de nossa população, são os que possuem maiores carências! Hoje em dia, varias universidades Brasileira oferecem curso de tecnologia social para pessoas de senso comum, em Brasília, Na EMBRAPA, tem muita coisa nova, muito conhecimento que podemos está buscando, O Próprio Maurílio, pode estar viajando em busca desses conhecimentos, na maioria das vezes, são pequenos cursos, mas que pode fazer muita diferença. Uma outra coisa importante é criar um sistema de exploração e valorização daquilo que nossa região realmente pode produzir, como mandioca, a palma, a caprino-cultura. O Ceará é um estado que já vem desenvolvendo este tipo de ação muito bem, pra você ter uma ideia, lá eles já produzem, o farelo da palma, cosméticos e sabonetes de palma e mandacaru, alimentação escolar a partir da palma, dentre outras tecnologias. Acredito que esse é o pior ano para Maurílio, por ser o primeiro, e por consequência da seca, mas se ele correr a traz, tem tudo para ter muito sucesso!

  • Leandro Flores disse:

    NESSA ÉPOCA DE EXTREMA SECA QUE ESTAMOS VIVENDO, ESSA SECRETARIA É DE VITAL IMPORTANCIA PARA NOSSO MUNICIPIO. Apesar do pouco tempo de governo, estamos vendo efetividade, parabéns, porém, outros setores do governo estão ainda bastante timidos, precisamos acordar, galera.

  • Marcos Dutra disse:

    Parabéns Maurílio pelo ótimo trabalho desenvolvido à frente da pasta que lhe foi confiada , tenho acompanhado o trabalha desse cara , e torço muito por ele, com certeza vai dar conta do recado , sucesso Maurílio !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.