Condeúba: Justiça bloqueia bens do ex-prefeito pelo desvio de R$ 1,5 milhão

mpf_conquista

A partir de ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal de Vitória da Conquista/BA decretou, no dia 17 de julho, o bloqueio dos bens do ex-prefeito de Condeúba/BA, Odílio Ribeiro da Silveira, da empresa de serviços de saúde Vitória Medical, dos seus sócios, o médico André de Sousa Pires e o empresário Geraldo Lopes da Silva Júnior, e do contador Carlos Adarlon Amorim de Andrade, por improbidade administrativa. Entre 2010 e 2011, o grupo praticou diversas irregularidades em licitações e execução de contratos administrativos na área de saúde, causando enriquecimento ilícito e prejuízo ao erário em cerca de 1,5 milhão de reais.

Segundo a ação ajuizada pelo MPF em Vitória da Conquista, o gestor de Condeúba homologou licitações irregulares, beneficiando, diretamente, a Vitória Medical e seus representantes. Foram vários atos ilícitos, como informações imprecisas nos editais para inviabilizar a concorrência; utilização de documentos falsos em processos licitatórios inexistentes; direcionamento dos resultados das licitações para a empresa e pagamentos indevidos, acima do previsto no contrato, sem comprovação dos serviços prestados e, em alguns casos, fora do prazo de cobertura contratual. Entre as principais irregularidades praticadas pela prestadora de serviços médicos e seus representantes, a ação aponta as trabalhistas (ausência e atrasos de pagamento dos salários de médicos), previdenciárias (falta de recolhimento das contribuições), fiscal (não fornecimento de comprovantes de rendimentos para efeito de Declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física) e o enriquecimento ilícito. Para o MPF, Andrade era quem fazia a ligação entre a prefeitura e a Vitória Medical, já que era ele o responsável pela contabilidade de ambas.

Esta não é a primeira vez que a Vitória Medical e seus sócios são acionados por irregularidades em licitações e enriquecimento ilícito. Em dezembro do ano passado o grupo foi alvo de uma denúncia e duas ações civis, propostas pelo MPF, por desvio de verbas federais e improbidade administrativa, envolvendo agentes políticos em Encruzilha/BA. O ato criminoso causou aos cofres públicos um prejuízo de oito milhões de reais. A procuradoria da República em Vitória da Conquista ainda investiga outros contratos celebrados entre a empresa de serviços médicos e algumas prefeituras municipais do sudoeste baiano.

Fonte: MPF-BA

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

7 Comentários

  • mateus batista disse:

    A CASA TÁ CAINDO VEIZIM RUIM DE SERVIÇO.

  • Paulo Rocha Santos disse:

    Gostaria de saber quais foram os bens do ex-prefeito que foram bloqueados?

  • José Carlos disse:

    O pau tá comendo! É acusação sobre erros do ex-prefeito Odílio no Ddez, é acusação sobre erros do vereador Carlito na Folha de Condeúba, divulgado no FacebooK! Será a transparências divulgando os bastidores de velhos políticos de nossa querida cidade? Ou será um mensalãozinho condeubense?

  • RITA disse:

    É isso mesmo a justiça precisa funcionar independente de quem seja afinal é o dinheiro do povo que está em jogo, chega de usarem e abusarem enriquecendo pessoas que sabemos de maneira honesta não estariam desfrutando de mordomias como estão agora isso precisa de um basta. Será que se comprovada e aprovada as acusações o dinheiro voltará aos cofres públicos? E é um povo tirado a rico com o meu o seu o nosso dinheiro. Acorda gente!

  • Kaká disse:

    Para quem não sabe o vereador Carlito está apenas tentando consertar os erros da administração anterior, que sabemos o presidente da camara no mandato anterior era Silvan, Carlito assumiu este ano e se tem algo errado foi herança do veizim ruim de serviço. Fica a dica!!!

  • Leandro Flores disse:

    Dá pena assistir Condeúba sendo sacrificada pela politicagem e interesses escusos. É aquela história que escrevi em 2012 sobre “Lobos e Hienas”, referia-me sentenciosamente a velha política que apesar de falida e obscura ainda é a principal ferramenta de utilidade (não exclusividade ) em nosso município. Pena, pena, pena!!!

  • Leni disse:

    Eu acho é pouco. A casa caiu heim

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.