Assistência Social de Condeúba realiza VI Conferência e apresenta seus trabalhos à sociedade

Por: Dermeval Filho

O Governo Municipal de Condeúba por intermédio da Secretaria de Assistência Social deu início na noite da última quarta-feira (07) a VI Conferência Municipal de Assistência Social. O evento realizado entre os dias 07 e 08 na Quadra Poliesportiva do Colégio Municipal Alcides Cordeiro apresentou o tema – ‘’A Gestão e o Financiamento na Estrutura do  SUAS’’. Em sua noite de abertura o evento contou com a presença de autoridades, líderes comunitários, cidadãos beneficiados pelos Programas Sociais no município e demais interessados em acompanhar os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria na atual gestão.

VI Conferência Municipal de Assistência Social

SUAS (Sistema Único de Assistência Social) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços sócio assistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente os governos nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

VI Conferência Municipal de Assistência Social 2

A Conferência em seu primeiro momento tem sido uma oportunidade para toda a equipe envolvida apresentar um quadro dos trabalhos desenvolvidos pelos diversos projetos pertencentes à Secretaria, tais como, CRAS, CREAS, PETI, Bolsa Família, entre outros, com números comparativos entre o ano de 2012 e o primeiro semestre de 2013. Uma tenda foi montada nas dependências do evento e disponibilizada pelos organizadores, a fim de que a sociedade tenha acesso a lista completa dos beneficiados pelo Programa Bolsa Família, além de todos os cadastrados no programa a espera do benefício. A iniciativa visa atender a própria determinação do Governo Federal, que exige a transparência no que se refere a sua disponibilização.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Ângela Cruz, logo na primeira noite da Conferência, lembrou os desafios encontrados por ela e toda a equipe ao assumir a pasta e citou a postura da atual Administração, ao direcionar a Assistência Social a pessoas que souberam abraçar a oportunidade e corresponderem às expectativas, deixando de lado os critérios convencionais de escolha para o setor, até então utilizados. Ainda de acordo com a Secretária de Assistência Social,’’com uma equipe organizada e comprometida é possível avançar em todas as áreas, e os números estão aí para comprovar isso’’.

Entre as atividades da VI Conferência, foram apresentados trabalhos culturais, palestras desenvolvidas por especialistas nas áreas sociais e plenárias temáticas, com o objetivo de discutir e propor medidas de melhoria para os diversos setores da Assistência Social em nosso município.

Tomando como base os seis eixos do debate, previamente definidos pela organização e tidos como pontos essenciais para o êxito dos trabalhos executados pela Secretaria, o passo final para a VI Conferência de Assistência Social em Condeúba apresentou o processo de escolha dos Delegados, os quais deverão representar o município na Conferência Estadual a ser realizada em futuro próximo.

Fonte: Portal da Transparência – Governo de Condeúba

Fotos: Gladys Dias

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

UM Comentário

  • Regina Aparecida Lopes disse:

    Estou procurando por familiares do meu pai: JOSÉ VIEIRA LOPES, filho de MARIA de JESUS E ARCELINO, meu pai saiu de CONDEÚBA, rapaz, casou-se em S.P. Estou morando em RONDÔNIA, meus pais faleceram há 4 anos, A única coisa que sei é i que ele tinha um primo com o nome de JOÃO LEÃO, se não estou enganada. Aqui em RONDÔNIA, encontramos uns primos: ALCIDES E IZABEL. Por favor desejo muito conhecer os famíliares do meu pai, sou a filha mais nova, qualquer notícias entre em contato pelo cel: ( 69) 99 21 69 03. falar com REGINA..

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.