Festa de Bom Jesus em 2013 teve fé e emoção do 1º ao último dia

Por: Dermeval Filho

A Festa em honra ao Glorioso Bom Jesus realizada entre os dias 28 de julho e 06 de agosto em Condeúba chegou ao fim com um misto de alegria e saudades por parte de toda a comunidade envolvida nos festejos, entre devotos e responsáveis pela organização das comemorações. A festa deste ano a cargo do Sr. Benedito e família contou logo em sua primeira noite de novena com um momento especial; o show do grupo musical ‘Ir ao Povo’,idealizado pelo Padre Zezinho, empolgou e emocionou a todos os fiéis que tomaram conta da Praça bom Jesus.

festa do Bom Jesus 1

Com o Tema deste ano -‘’Eis-me aqui, envia-me(Is -6,8)’’,toda a programação dos nove dias de celebração esteve voltada para temas relacionados à Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro com a presença de jovens do mundo inteiro, reforçando assim, o seu propósito junto aos jovens de nossa comunidade.

Os fiéis, sempre presentes em grande número em todas as noites, foram agraciados com celebrações da Santa Missa do primeiro ao último dia, presididas pelos padres de Cordeiros, Piripá, Tremedal, padre Francisco, já conhecido dos condeubenses e o nosso pároco, Padre Juliano que recebeu a visita dos seus conterrâneos, padre Zé e padre Fábio, vindos da Itália.

festa do Bom Jesus 2

Entre os padres que se revezaram durante as missas com suas pregações marcantes, outra participação ilustre que abrilhantou a tradicional novena do Bom Jesus, diz respeito à presença do Bispo africano Dom Boa Aventura, o qual fez questão de acompanhar os momentos de celebração, participando de várias noites dos festejos, inclusive do seu encerramento no dia 06.

A festa que acontece anualmente no Bairro Bom Jesus teve a realização de quermesses na maior parte das noites e os católicos puderam desfrutar em suas barraquinhas de pratos tradicionais, como baião de dois, caldos, canjicas, entre outros, todos doados por moradores dos quatro cantos da cidade.

festa do Bom Jesus 3

A manhã da terça-feira (06), dia solene das celebrações, começou logo às 5h com a alvorada festiva sob a responsabilidade dos motoristas da cidade e celebração da Santa missa às 9 h da manhã, sempre com grande participação da comunidade. A tarde recreativa alegrou a criançada do bairro com brincadeiras e distribuição de prêmios aos participantes. Na oportunidade, os festeiros aproveitaram para informar que o show de prêmios, sorteio marcado para logo após a missa, foi transferido para o dia 07 de setembro, dessa forma, aqueles que quiserem concorrer a prêmios, como, bicicleta, aparelho de jantar, forno elétrico, ferro elétrico e espremedor de frutas, podem ainda adquirir o bilhete com os organizadores (Sr. Benedito e família) no valor de 3 reais.

O encerramento da festa aconteceu com a procissão pelas ruas da cidade e participação de movimentos religiosos tradicionais da Igreja, entre eles, a Irmandade do Santíssimo Sacramento, de história secular em nossa cidade e a Legião de Maria. Para o ano de 2014, foi feita a entrega da bandeira aos novos festeiros escolhidos, Professor Agnério e moradores da Rua Campo Santo.

A festa em honra ao Bom Jesus é sempre um momento de muita alegria, confraternização, emoção e fé, celebrado por todos os católicos e que resgata belos valores sempre cultivados em nossa comunidade, o amor a Deus e ao semelhante.

Fotos: Medonho Produções

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.