Biblioteca Municipal de Condeúba apresenta seus trabalhos e convida a população à leitura

Por: Dermeval Filho

Condeúba conta com um belo e amplo espaço dedicado à pesquisa e leitura o qual deve e merece ser melhor aproveitado por estudantes, professores e demais amantes do conhecimento. Trata-se da Biblioteca Pública Municipal de Condeúba, serviço cultural vinculado à Secretaria Municipal de Educação.

biblioteca 3

Inaugurada em 05 de novembro de 2010 e localizada na Praça Jovino Arsênio da Silva Filho, a Biblioteca é ligada ao Instituto Pedro Calmon e conta com um espaço amplo e agradável para a pesquisa e leitura, além de salas bem montadas com mesas, cadeiras e outros ambientes adaptados para atender crianças em todas as idades.

Segundo a sua Diretora, Carla Fabiani, a Biblioteca dispõe de um acervo próximo aos 6 mil livros e está  subdividida em quatro setores: empréstimos de livros, referência de estudo, sala de leitura e setor infantil. As obras à disposição da comunidade vão desde Obras Gerais, Literatura Infantil, Filosofia, Religião, Ciências Sociais, Língua, Ciências Puras, Aplicadas, Artes, Literatura, História, Geografia e Biologia.

biblioteca 1

Com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira entre as 08h e 20h, a Biblioteca Municipal conta com uma equipe de 9 profissionais prontos a atenderem o público com serviços de orientação na busca de livros específicos ou na utilização do próprio espaço para pesquisa e leitura. Para os pequenos, a equipe responsável tem um horário específico de atendimento diariamente entre as 08 e 17h para leitura, apresentação de vídeos nas quintas-feiras e brincadeiras nas quartas e sextas, com horário de 2 h de permanência contados a partir da chegada.

biblioteca 2

Os usuários podem ainda se cadastrarem na Biblioteca e assim, receberem a carteirinha que permite a retirada de exemplares. Poderão se inscrever na Biblioteca, usuários residentes no Município com apresentação de RG, CPF ou Certidão de Nascimento e comprovante de residência atualizado. Menores de 16 anos somente com a autorização dos pais ou responsáveis.

Ainda de acordo com a Diretora, a Biblioteca tem alguns projetos em andamento, a serem implantados em médio prazo, como a inserção da música no espaço, contando com o apoio de um professor de violão que deve orientar as crianças em oficinas, como noção aos primeiros acordes.

Outro projeto citado, mas ainda em análise devido às dificuldades de implantação, é a “Biblioteca Sobre Rodas”. Os responsáveis esclarecem que por ser um projeto maior, e depender de um transporte adaptado somente para essa finalidade, requer assim de um tempo maior para sua implantação. No momento, a equipe conta com o apoio da Secretaria de Educação e um ônibus escolar deve ser utilizado para dar início à biblioteca itinerante, onde   uma pequena parte do acervo será levado e apresentado aos alunos da zona rural.

Fonte: Portal da Transparência – Governo de Condeúba

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

UM Comentário

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.