Governo disponibiliza conteúdos de preparação dos estudantes para o ENEM

portal da educacao enem

Ajudar na preparação dos estudantes da rede estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que, este ano, acontece nos dias 26 e 27 de outubro, é o principal objetivo da Secretaria da Educação do Estado da Bahia ao disponibilizar para os alunos uma série de conteúdos multimídia, destinada a complementar a aprendizagem na escola.

No Portal da Educação, o estudante pode encontrar jogos, videoaulas e sites temáticos com os principais assuntos abordados em sala de aula pelos professores. Além disso, em parceria com o Geekie Games, tem a chance de participar de um simulado, que vai avaliar os seus conhecimentos para o Enem.

Para fazer parte do simulado, é necessário realizar a inscrição até o próximo sábado (31), na internet. A ferramenta também se constitui como uma plataforma de aprendizado que possibilita a todos os estudantes se preparar para o Enem, por meio de elementos inovadores de diagnóstico e estudo personalizado.

A coordenadora de Educação Básica da secretaria, Maria José Xavier, ressalta a importância do empenho dos estudantes para a realização do Enem. “Com a prova, eles têm a possibilidade de continuar os seus estudos, passando para a etapa da educação superior. O Enem é um grande diferencial neste sentido, até mesmo porque muitas universidades não aplicam mais vestibulares. Existem também muitos outros benefícios, como a chance de tentar bolsas por meio do ProUni [Programa Universidade para Todos]”.

Vantagens

Além de ser a porta de entrada dos estudantes para universidades públicas, o Enem permite ao aluno ter acesso a universidades públicas federais e estaduais, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), concessão de bolsas de estudo com oportunidade de intercâmbio em universidades estrangeiras, por intermédio do Programa Ciência sem Fronteira, participação em cursos técnicos gratuitos do SisuTec/Pronatec, e ainda a certificação do ensino médio para maiores de 18 anos que não tenham concluído o ensino médio.

No site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o estudante pode conferir o seu local de prova e outras informações importantes. Para a consulta, basta informar o seu CPF e a senha.

Em 26 de outubro, os estudantes realizam prova de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No dia seguinte, de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. As provas têm início às 12h.

Fonte: SECOM/BAHIA

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.