Lideranças empresariais e comunitárias reivindicam apoio à emancipação do Distrito de Irundiara

Associações de Comerciantes, de Pequenos Produtores Rurais e da Terceira Idade e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Distrito de IrundiaraLideranças das Associações de Comerciantes, de Pequenos Produtores Rurais e da Terceira Idade e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Distrito de Irundiara, na zona rural de Jacaraci, participaram no final da manhã da sexta-feira (30 de agosto) do ato público que marcou a inauguração do trecho da BA-156 – Licínio de Almeida/Mortugaba – presidido pelo governador Jaques Wagner e que contou com a participação de secretários de Estado e deputados federais e estaduais, para reforçar a luta em favor da emancipação política e administrativa da localidade.

De acordo com o comerciante e um dos principais lideres do Movimento Pró-Emancipação, Juarez Oliveira Rocha, o Distrito de Irundiara, que emancipada terá incluídos em seu território os Povoados do Paiol e Itumirim, com uma população estimada em seis mil habitantes, atende às exigências previstas no Projeto de Lei Complementar 416/2008, já aprovado na forma de substitutivo na Câmara dos Deputados e que está tramitando no Senado da República.

“Irundiara é viável economicamente”, pontua o presidente da Associação dos Comerciantes de Irundiara, Robério Paixão Moura, ressaltando que a economia da localidade, baseada na agricultura e pecuária – “a mais forte da microrregião”, enfatizou – e no comércio varejista, garantirá a viabilidade econômica futuro município. “Para Irundiara ser considerada um município independente precisamos apenas de uma Prefeitura, um banco e um hospital”, completa Moura.

Ainda segundo os líderes da mobilização, outro importante fator a favor da causa de Irundiara é sua estratégica localização, no entroncamento para quatro sedes de municípios – Caculé, Condeúba, Guajeru e Jacaraci – que permitirá ao novo município se consolidar, inclusive como pólo microrregional.

Segundo o presidente da Associação dos Comerciantes de Irundiara, a causa tem contado com o apoio de importantes lideranças políticas do Estado – citou nominalmente os senadores da República Walter de Freitas Pinheiro (PT) e Lídice da Mata e Souza (PSB), o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT) e os deputados estaduais José Raimundo Fontes (PT), João Evilásio Vasconcelos Bonfim (PDT) e Ângela Maria Correa de Souza (PSD) – e a manifestação realizada durante o ato público de inauguração da BA-156 foi programado como forma de chamar a atenção do governador e de outras autoridades para a importância de também pressionarem o Senado da República a deliberar o mais rapidamente possível em relação ao substitutivo da PLC 416/2008 aprovado pela Câmara dos Deputados.

Ressaltou que foram encaminhados, no último dia 22 de agosto, um oficio ao senador Walter Pinheiro (PT/BA) solicitando apoio na aprovação da Lei que repassa aos Estados a incumbência de criar e emancipar municípios em seu território.

“Hoje (30), aproveitamos para também entregar um ofício, com o mesmo teor, ao governador Jaques Wagner, ao secretário [de Estado Chefe da Casa Civil da Bahia] Rui Costa, ao prefeito de Jacaraci, Deusdedit – Detinho – Carvalho Rocha e às demais autoridades que participaram do ato de inauguração da estrada [BA-156], solicitando apoio à nossa causa”, afirmou Juarez Oliveira Rocha.

O líder comunitário prosseguiu afirmando que Irundiara se enquadra dentro dos aspectos de emancipação propostos pelo Projeto que tramita no Senado da República, destacando estar certo de que o sonho da comunidade contará contar com o apoio da população de Jacaraci em um eventual plebiscito. “Vamos unir forças para conseguir essa vitória”, concluiu Juarez Oliveira.

Por: Breno Fabiano da Silva

Fonte: Jornal do Sudoeste

Foto: Antônio Luiz da Silva

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

2 Comentários

  • cleulete soares fernandes disse:

    Para nós corpo e massa da ACI (Associação de Comerciantes de Irundiara), restam-nos apenas agradecer de forma sutil, mas de bom grado, a reportagem estabelecida em sites e blogs, a qual demonstra nossa gratidão e ambição pela emancipação da nossa Irundiara. Enfim, agradecemos as palavras destes aos que nos apoiam, a comunidade que luta unida a nós, e as estimáveis reportagens feitas.

  • Vanderlei Oliveira disse:

    Fico feliz se ocorrer a emancipação de Irundiara, nasci nesta cidade e sou sobrinho do Juarez Oliveira.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.