Novo local de atendimento melhora estrutura e qualidade dos serviços do CAPS em Condeúba

Por: Dermeval Filho

O serviço do CAPS João da Natividade (Centro de Atenção Psicossocial) em Condeúba conta a partir de agora com um novo local de atendimento, uma estrutura mais adequada para servir à população e espaço amplo para a implantação de oficinas e melhores condições de trabalho oferecidas aos profissionais envolvidos.

caps 1

A nova sede localizada na Rua Goiás, nº 99, próxima à Igreja Adventista, possui uma equipe de profissionais dedicados, entre os quais dispõe de Médico Psiquiatra, Enfermeira, Assistente Social, Psicóloga, Agente Administrativo e Auxiliar de serviços gerais, prontos ao atendimento de pacientes que apresentam problemas de alcoolismo, transtornos mentais e tabagismo.

caps_foto 2

Os Centros de Atenção Psicossocial, como referido, são serviços públicos de saúde mental, destinados ao amparo e auxílio de indivíduos com transtornos relativamente graves.  Esse serviço substitui em parte as internações em hospitais psiquiátricos e tem como maior objetivo tratar a saúde mental de forma adequada, oferecendo atendimento à população, realizando o acompanhamento clínico e promovendo a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho e ao lazer.

Conhecido como ‘’Hospital Dia’’, o CAPS João da Natividade destina-se ao tratamento e apoio a pacientes que estão sendo reintegrados ao convívio social. De acordo com a equipe responsável pelo setor, esse atendimento é intensivo, isso significa que o paciente frequenta a unidade hospitalar diariamente durante o período diurno, passando o restante do dia com a família e a comunidade onde reside.

caps_foto 3

Aos que recorrem aos serviços do CAPS, o horário de funcionamento é de segunda a quinta feira das 08h às 17h e sexta-feira das 8h às 12h, incluindo ações que vão desde o acolhimento, atendimento individual, atendimento em grupos, oficinas terapêuticas executadas por profissionais qualificados e visitas domiciliares em assistência às famílias, além das atividades que visam à integração do paciente na comunidade e sua inserção familiar e social.

Segundo os profissionais especializados que prestam serviço ao órgão ligado à Secretaria de Saúde, o número de pessoas que recorrem aos trabalhos de apoio do CAPS em Condeúba é considerado alto quando comparado à população do município. Além disso, a melhoria das condições de trabalho é uma reivindicação antiga por parte da equipe envolvida. Dessa maneira, o Governo Municipal entendendo a necessidade de melhor estrutura para o setor, busca oferecer à população um espaço adequado, que incluem pátio e sala próprios para trabalhos de oficinas de arte e artesanato e demais atividades de atendimento que vão de acordo à necessidade de cada paciente.

Fonte: Portal da Transparência – Governo de Condeúba

Foto: João Ribeiro (Dandão)

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

2 Comentários

  • Maura disse:

    Muito bonito o novo espaco, tomara que de tudo certo e que tenha profissionais bons depois que dotora andreia psicologa foi embora nunca mais teve igual.

  • Maria disse:

    O CAPS I em Condeúba não compõe da equipe completa de profissionais que necessita para o atender ao portador de qualquer transtorno mental e aos seus familiares. A saúde mental é uma prioridade urgente, não se pode esperar! É pra hoje!

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.