Prefeito comparece à manifestação e negocia um final pacifico

Por: Décio Pereira

manifestacao condeuba 13

Foto: Ddez

O Prefeito de Condeúba, José Augusto, o Guto, atendendo ao líder do movimento “ACABAR COM A BARRAGEM DO CHAMPRÃO, NÃO!” Sr. Fabiano Byu, compareceu ao local onde ouviu as reivindicações do movimento, a saber:

1 –  Imediata suspensão da construção da adutora;

2 – Credenciamento dos caminhões que fazem o transporte da água para a zona rural e os municípios vizinhos e rígido controle na retirada, evitando a indústria da água;

3 – Cumprimento dos itens que foram acordados em reunião com a embasa, prefeitura, exército e a população, como a proibição da retirada da água com caminhões entrando na barragem.

manifestacao condeuba 14

Foto: Ddez

Quando obteve a palavra o Prefeito se solidarizou com o povo que foi para ruas em busca de seus direitos, enfatizando que participa de um governo popular e que atitudes como a de hoje são benéficas ao estado de democracia que impera em nossa cidade e declarou:

“A partir de hoje, nada será feito no tocante à nossa água, sem que o nosso povo seja ouvido primeiro. Se a população não quiser adutora, não teremos a construção de adutora. Fui eleito para defender os interesses de Condeúba, não fugirei das minhas responsabilidades e já posso lhes adiantar que em contato com os órgãos competentes em Salvador, fui informado de que não existe licitação em andamento para a construção da adutora, o que existe é um estudo de viabilidade. Não tenho dúvida que este estudo apontará a inviabilidade da referida construção e, se não apontar, a vontade do povo a tornará inviável”

Finalizando, pediu para que fosse formada uma comissão composta por membros da sociedade civil, onde todos os segmentos da sociedade condeubense sejam envolvidos e produzam um documento levanto até ele as demandas do movimento, para que junto com a câmara dos vereadores e as secretarias de governo, produzam as ações necessárias para a solução definitiva dos problemas. Pediu também para que a sociedade fiscalize o uso irresponsável da água, denunciando para que envolvidos sejam devidamente punidos, pois a solução precisa ser construída com muitas mãos e não apenas com o poder público.

Depois da fala do Prefeito, o movimento de fechamento das vias de acesso a Condeúba foi desfeito, ficando apenas o bloqueio para que no dia de hoje não haja abastecimento e transporte dos carros pipas.

A manifestação foi avaliada pelo coordenador do movimento como altamente proveitosa: “As pessoas participaram com responsabilidade, muitos não puderam participar por conta de ter acontecido numa segunda-feira, mas me ligaram dando apoio e se nossas reivindicações não forem cumpridas de imediato, faremos outras ainda mais fortes. Ficou provado para nossos governantes que não estamos para brincadeira. Estamos dispostos a ir até as últimas consequências para atingir nossos objetivos.”

A manifestação transcorreu de maneira pacifica e ordeira e foi acompanhada pela Policia Militar.

Fato negativo: em determinado momento Fabiano abriu os microfones para que todos pudessem falar sobre o movimento, pedindo apenas para que o espaço não fosse usado como palanque político. Ledo engano, vários vereadores presentes da oposição e da situação fizeram seus discursos inflamados, prometendo apoio incondicional e dizendo que se necessário quebram tudo, um até disse que quebra tudo sozinho. O povo reprovou categoricamente tais comentários e as falas de todos eles, veja alguns comentários que colhemos dos presentes: “Estivemos na câmara em busca de ajuda e ninguém fez nada” –  “Nenhum teve a capacidade de orquestrar qualquer ação efetiva sobre o assunto, só promessas” – “Tudo para os vereadores depende de outras instâncias. Pra nós, só promessas” –  “Eles ainda não desceram do palanque das eleições, nem o tom das falas eles mudaram” –  “Perderam uma ótima oportunidade de ficarem calados.” –  “Precisou que um morador da cidade fizesse o papel que era deles, vergonha” – “A melhor participação foi do vereador Maurição da Carreta, que ficou na dele, calado.”

Nosso povo está ficando esperto, acordados e de olhos bem abertos.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

30 Comentários

  • ricardo disse:

    melhor fica calado que fala besteira,muitos vereadores usam isso como cmpanha politica,vamos luta para o de todos …….

  • Lauro disse:

    Lamentável esse grupo de vereadores da nossa cidade.Todos, sem exceção são oportunistas, com um discurso medíocre e pegando carona numa causa que Bio tomou a frente. Querem fazer do momento plataforma política.Na verdade, eles não sabem nem o que o significado da função e cargo que ocupam, estão lá simplesmente empatando e ocupando vaga.Como disse, todos, tanto situação, quanto oposição, são de dar vergonha.Usam do povo simples que nasceu nas margens da barragem para se promoverem.Tomem vergonha na cara Sr. Silvan, Sra. Cida, Tiago Telles,Helio, Adailton,Conceição,Carlito e todos os outros. O povo não é trouxa e não engole mais essa conversa mole.Apresentem projetos que tenham relevância para o povo.

  • amorim disse:

    esses vereadores só estao ai para ganhar votos e ajudar os parentes…

  • pedro disse:

    Parabéns bio pela iniciativa , se o poder publico cruza os braços, temos que tomar algumas medidas para chamar a atenção deles.

  • raiane disse:

    Eu sou a favor dos vereadores, que apoiaram bia para fazer essa manifestacão .. estão de parabéns
    E vcs que não tem coragem de fazer nada fica criticando o trabalhos dos outros
    já vcs que estão achando que eles estão errado vai lah e faz algo melhor …..
    Mas cade a coragem ?
    Estamos firme com DEUS que nossa barragem será salva …

  • raiane disse:

    E se todos vereadores fosse corajoso igual a eles quem sabe quem sabe que condeuba iria para a frente

  • RITA disse:

    É lamentável que até numa manifestação onde o povo clama por algo de bom para todos os aproveitadores use para falar bonito com medo de nas próximas eleições perderem o jeito de ganhar dinheiro fácil e o mais triste que ainda tem gente que aplaude, acha bonito! Acorda povo será que não perceberam que ELES não querem perder o peito? Pena que em cidade uns acabam se promovendo as custas da miséria de todos.

  • joseane da conceiçao de jesus soares disse:

    Parabens conterraneos,essa iniciativa foi linda,o povo de condeúba tem sim atitude,muitos parabens,condeúba precisava disso,condeúba precisa de nós!!

  • márciammm@hotmail.com disse:

    Concordo com Lauro, realmente quando elegemos os vereadores e por outro lado todos os puxa saco que acompanhavam Guto na eleição era de um jeito, agora ignora o povo e esquecem que eles ainda precisam de nós. Ouvi a fala de todos até parecia que a eleição ainda não tinha acabado, pra que isso? Não é isso o que o povo quer. O povo quer ser ouvido e recebido na prefeitura para falar com o prefeito que nós colocamos lá e quem recebe a gente é Fabinho, o prefeito mudou de nome? A questão é a água, vamos juntar todos nós, prefeito, secretários e vereadores para buscar soluções e não deixar o pepino só para o povo.

  • Antonio Carlos disse:

    Orgulho de ser condeubense, foi um ato de muito valor. parabéns a fabiano e tb ao prefeito q entendeu a voz do povo. vamos agora ficar espertos e cobrar de todos. tem gente desperdiçando água todo dia lavando suas mansões, tenham compaixão, passem um pano na casa até as coisas melhorarem.
    os veredaores eu vi lá, VERGONHA. câmara sem vergonha, aproveotadores

  • José Carlos disse:

    Não vir fala de nenhum vereador, pois,sou uma das pessoas que trabalhou hoje, passei lá apenas por 20min, Mas deu pra ter certeza que o sucesso de Fabiano, em sua iniciativa já aconteceu, porque não haverá obra de adutora nenhuma, ainda que alguém tente, o povo quebra!

    PARABÉNS FABIANO!

  • Mel disse:

    Prefeito e vereadores;

    Palavras bonitas pra enganar quem o POVO ?
    O POVO ninguém engana mais, o POVO acordou…

  • MEL disse:

    Biu, parabéns pela iniciativa estamos com vc.

  • Rogério disse:

    Parabéns povo de Condeúba por essa luta, parabéns também para o prefeito que foi até lá e ouviu os manifestantes. Quanto aos vereadores, concordo com as pessoas que disseram que todos, sem distinção de partido só sabem falar, falar, falar, falar e não tomam nenhuma iniciativa. Têm vereadores que apoiam o prefeito que quando estavam na oposição falaram que não faziam nada por causa da falta de apoio. E agora falam o quê? E os que hoje são da oposição no tempo em que o prefeito era Odílio não fizeram nada. Agora estão querendo fazer? Ou melhor só falam pra fazer o nome, mas tomam iniciativa. Ainda não vi trabalho de nenhum dos onze.

  • luis disse:

    vereador de cidade pequena so serve para receber salario e melhorar suas próprias vidas, mas trabalhar que é bom, nada! inclusive já tem alguns que antes da eleição tinha uma presença, hoje nem olha mais para os pobres que lhes colocaram no poder.

  • João Santos disse:

    NOSSA CAMARA É NOSSA VERGONHA. HJ DEU SAUDADE DE ANTONIO CHAVES E LUIS BARRIGA. QUANDO AGENTE PENSA Q VAI MELHORAR ELES MOSTRAM Q SÃO TUDO FARINHA DO MESMO SACO.
    PARABÉNS PARA VC BIO E PARA NOSSO PREFEITO JOSE AUGUSTO, VCS DOIS PODEM FAZER MUITO POR ESTE MOVIMENTO

  • Jean disse:

    Hj presenciei coisas bonitas e coisas feias. Fabiano vc é nosso herói se esta adutora não sair. Vereadores vcs são nossa vergonha com adutora ou sem ela. Vão lavar sabão

  • José C. Ormundo disse:

    Parabéns, em primeiro lugar pelo povo de Condeúba, que tiveram a coragem de por a cara a tapa, para lutarem por seus direitos e pela atitude do Prefeito Guto de ir até o povo dar uma resposta ao movimento, movimento esse por direitos dos cidadãos que sofrem com as dificuldades de uma estiagem que perdura por um bom tempo (02 anos) são os mais críticos dos últimos dez anos. Pois bem, concordo com vários manifestantes na questão de lutarem por seus direitos e ideais, parabéns por esses bravos brasileiros que tem a força de luta, luta pacífica, ordeira, com foco e objetivo, jamais badernas e vandalismo, que isto foge de um ideal, objetivo. Mas realizar o ato consciente do que esta fazendo, com fervor e dignidade de pessoas que sabem planejar e mostrar o real teor dos fatos. Quanto ao administrador Guto, acredito que ele vai resolver essa situação, por ser uma pessoa humana e está na mesma situação de todos, a água é um bem necessário a todos seres vivos, e quanto Fabinho receber o povo isso é normal, todo prefeito tem um braço direito para resolver as solicitações da população em geral, mas quando é um assunto de grande impotância tem que ser tratado diretamente com o Prefeito, foi o caso que Guto foi até o povo ouvir e falar a respeito do que estava ocorrendo e deu a sua palavra, homem de respeito como ele é, deverá cumprir com sua oratória. É assim mesmo que o povo tem que agir, lutando com todas as força por seus ideais, se não houver manifestações, quem vai saber o que está ocorrendo? Manifestação, não é só barulho, paralizar trânsito, faixas; manifestar é procurar as autoridades em grupos formados, unidos, civilizados e pleitiar seus direitos, mas não se esqueçam tem os deveres de quem manifesta também.
    Parabém povo de Condeúba, vocês são dignos de ser bem atendidos pelos seus objetivos, chega de esperar por um milagre, as autoridades podem amenizar o sofrimentos de um povo que batalham todo dia para viverem com dignidade.

  • Maria disse:

    Concordo que o povo deve se manifestar, porém de maneira ordenada, não queimando pneus, poluindo o ar, e impedindo as passagem de veículos. Violência só gera violência.

  • Antônio Santana disse:

    hahaha, Como é bom colocar a culpa em alguém, como é fácil falar, observar de longe, voltar para casa e dormir, ou muitas vezes nem pisar os pés nos movimentos, mais criar uma opinião paralela aos fatos… não quero defender lado nenhum, mais faço uma colocação, até quando vamos ficar dentro de casa reclamando, questionando, falando de prefeito e vereadores, se ao menos fazemos nosso papel de cidadão? quantos aqui ja acessaram o portal transparência da prefeitura para acompanhar os atos relevantes da atual administração? quantos aqui ja chegaram no vereador que votaram e pediram cópias de seus trabalhos na Câmara de Vereadores ? Quantos aqui tem capacidade para assumir um cargo público mais nunca lança seu nome para tentar fazer a diferença dentro da atual conjuntura politica ? Sabe o que todos nos somos ? hipócritas, medíocres, aproveitador das coisas alheias, e sobretudo, ACOMODADOS… se não temos parlamentares ou prefeito que nos represente, por que não invertemos a situação ? vamos lançar nossas ideias inovadoras e concorrer aos cargos publicos, que são livres neste País… Mais não, preferimos muitas vezes eleger o analfabeto politico, do que simplesmente chamar esta responsabilidade para nós mesmos, enfim, quem aqui não tem o seu teto de vidro que atire a primeira pedra !!! … somos todos farinha do mesmo saco até que nos prove o contrario… E acompanho o trabalho de alguns parlamentares, e vejo a competência em alguns deles, outros não consigo enxergar, mais não generalizo pois não sou Hipócrita.

  • Silvana disse:

    Nossos vereadores não tem postura de autoridades, são despreparados para o cargo. Enquanto Bio falava em resolver tudo na paz, na conversa, vem esses e ficam incitando a violencia falando em quebrar. Por que eles não tem essa coragem na hora de fazer leis para beneficiar o povo e enfrentar quem manda neles? – Por que não tem essa coragem na hora de fiscalizar que é o trabalho deles? agora não venham passar mel em nossa boca que ninguém é mais criança aqui não.
    Bio, siga em frente, mas tenho o povo do seu lado e não aproveitadores, sangue sugas.

  • neuza disse:

    Postura ZERO, falta de respeito com os eleitores e toda á população, bando de ladrão. Somando todos não dá UM. Não tem pulso firme que vergonha, deixando o povo com falta de atendimento na saúde, deixando falta água, e outras coisa mais. vergonha hein.

  • fabiano byu disse:

    Maria quero agradecer por nos apoia. também quero que você fique sabendo que essa manifestação não começou da noite pro dia,então agente tem que apurar os fatos para depois fazer acusações.nossa manifestação foi pacifica não tivemos nenhuma ocorrência policial lá só existia pessoas BEM que estava contra o desrespeito que IRIA acontecer contra a nossa BARRAGEM se não bastasse o quanto ela (barragem)já foi surrada. primeiro procurei a gestão anterior para fazer uma reivindicação a EMBASA para rever a situação do acude, porque estava ficando critica,o senhor prefeito me respondeu que procurou o responsável da EMBASA e obteve uma resposta que pudesse ficar tranquilo que a barragem aguentava por quatro anos sem cai um pingo de chuva, eu como conheço o acude de ponta a ponta, descordei com o prefeito, o sr prefeito me respondeu que não podia intervir porque a barragem era um órgão federal ate então concordei. mas foi caminhando para pior, procurei a camará de vereadores e eles nos encaminhou até o prefeito e tivemos duas reuniões com responsáveis pelo acude, eles fizeram um acordo de racionar e fiscalizar,portanto eles não cumpriram com o acordo.
    ENTÃO, procuramos os vereados nossos representantes e nada/ PREFEITO autoridade máxima do município e nada, quem mais poderíamos procura?
    PROMOTOR não temos na nossa cidade, agora você me responde quem poderia nos ajudar?,não aceito a resposta (DEUS), por ele esta conosco todos os dias, desde o inicio da nossa, caminhada até ao presente momento DEUS esta sempre nos ajudando.
    PROCUREI PESSOAS DE BEM, PREOCUPADAS COM UM FUTURO de grande sofrimento igual a nossos IRMÃOS PIRIPAENSES que esta passando por dificuldades nesse momento por causa de representante irresponsável que vem de quatro em quatro anos e faz o que peixe mais sabe fazer”NADA”
    ENFIM, o povo de Condeúba são todos responsáveis por esse movimento que já surtiu efeito e a adutora não sera construída,OS QUE NÃO PUDERAM COMPARECER TAMBÉM SÃO RESPONSÁVEIS PORQUE TORCERAM E ATÉ POR PENSAMENTO NOS AJUDOU.
    portanto, tenho que agradecer a todos e também a você que nos apoia.
    quanto a impedir a passagem de veículos tem que existir senão não seria um protesto.
    E queima pneus sabemos que não é correto mas também faz parte, pior é beber água cheia de óleo,graxa,gasolina demais dejetos.

    MUITO OBRIGADO A TODOS QUE COLABOROU com esse MOVIMENTO ::::::<<<<<<<^^

  • Marli Ribeiro disse:

    Bio
    parabéns pela sua luta para salvar a nossa Barragem, não foi surpresa para nós da sua família pois vc está sempre de braços aberto para ajudar o próximo Eu e Ariel temos muito orgulho de você que Deus te abençoe Te Amamos Muito.

  • Jorge disse:

    Grande Bio, parabéns. Parabéns Prefeito Guto vc mostrou q tem coragem ao enfrentar o povo na rua. Quem fala q vc se esconde teve q murchar, vc é home mde valor. Bio e Guto, precisamos de homens como vcs. Nós condeubenses nos orgulhamos de vcs dois. Obrigado

  • vieira disse:

    È de suma importância que promovam alguns tipos de eventos para que o prefeito se aproxime mais da população porque o povo tem que ter uma resposta das suas promessas de trabalho, de que forma esta tramitando os trabalhos.
    e vamos aluta…

  • Danielli Santos Moura disse:

    PARABÉNS AO POVO CONDEUBENSE QUE LUTOU!!!!!!

  • diná disse:

    PARABÉNS BYU PELA INICIATIVA.

  • Elizeth disse:

    Apos ler todo esse depoimento pôde perceber o quanto algumas pessoas pensam e acham da câmara de vereadores e dos vereadores, se conhecesse na integrar a função de um vereador, pensaria duas vezes antes de fazer criticas com pouca informação. Existem vereadores que na verdade são acomodados, mas não podemos simplesmente generalizar toda a classe ou raça. Acredito que todos vocês que fizeram criticas tenham uma função e deve ter certeza que são os melhores no faz, quase oitenta por cento dos vereadores gastam seu dinheiro com o próprio povo, no final das contas eles ficam com uma fatia irrisória que muitas das vezes e menor do seu salário de quando não era vereador. É apoio em tudo, patrocínio, além de tudo que não existem como o vereador passar a mão em dinheiro publico por que ele não tem acesso.
    O vereador não pode fazer projeto, pois se fosse assim não precisaria de prefeito.
    Acredito que um dos motivos que levaram o prefeito até o movimento foi porque lá já também estava quase todo o legislativo. Claro que o principal motivo foi pelo povo sem soma de duvidas. Acompanho alguns vereadores e vejo que existem alguns hipócritas, mas felizmente existem aqueles com boas intenções e com vontade de trabalhar e fazer a diferença, mas no quadro políticos o qual o mundo se encontra a população está repudiando ações políticas.
    Não poderia ser de outra forma partir de um cidadão ou de uma associação que não tenham partido, porque se fosse de qualquer vereador diretamente essa iniciativa não teria o mesmo sucesso, mesmo numa sociedade de 17 mil habitantes comparecendo apenas de duzentos a no Maximo trezentas pessoas naquele evento, já se tira o grande interesse das pessoas não sabem nem lutar pelos seus objetivos, por isso é muito mais fácil fazer criticas.
    Quer saber como, nós, mesmos acabariamos com o brilho do líder do movimento? É só ele dizer que irá concorrer a algum cargo publico. Vamos dizer que ele e aproveitador, interesseiro, oportunista.
    Não estou defendendo nenhum, apenas conheço alguns e sei de sua luta e esforço em ajudar o próximo, assisto televisão, vejo jornais, leio livros sou bem informada, não acho justo que meus pensamentos e consciência, seja corrompida ou influenciada pelos os outros tenho opiniões próprias e não irei compartilhar o pensamento e seguir a idéia do autor.
    Nunca vi em nenhuma manifestação o legislativo fazendo parte de manifesto popular, dando à cara a tava, ajudando indireto e diretamente ao movimento. Poderia ter outro final, mas, como ninguém tem bola de cristal e claro que muito menos os vereadores mesmo sabendo dos riscos eles estavam lá desde o inicio.
    Quero parabenizar o Sr.Biu pela atitude e garra, seja sempre assim humilde e trabalhador, sabendo reconhecer que uma ação não se dá ela se inicia por detrás dos bastidores.

  • João Pedro Vieira disse:

    É isso ai Gutão, parabens pela sua atitude e mantendo a boa índule…

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.