Água – Manifestação – Resultados começam a aparecer

Por: Décio Pereira

A sensação que toma conta do povo condeubense é a de que a manifestação ocorrida na segunda-feira não foi vã, estivemos no açude/barragem do Champrão e testemunhamos uma fila de carros pipas aguardando para serem abastecidos. O abastecimento que vinha sendo feito de maneira desregrada e quase de dentro da barragem foi suspenso, a prefeitura fechará todas as entradas/saídas, ficando ativa apenas a que dá acesso pelas casas do DNOCS. Elias Azevedo, o Pola, não está para brincadeira, carro não credenciado não abastece, nem adianta insistir. Ele é o responsável pelo controle e o faz com tamanho zelo e profissionalismo. Já colocaram apelido nele de “Capitão do Mato”.

Barragem-Condeuba-controle

Foto: Ddez

A próxima ação será a regulamentação das bombas particulares, identificamos quatro que ficam na banca e puxam água sem nenhum controle, inclusive uma de um posto que puxa água para lavagem de veículos.

Na manifestação foi pedido a todos os condeubenses consciência no uso da água, parece que a ficha ainda não caiu para alguns.

Barragem-Condeuba 02

Foto: Ddez

Fizemos algumas fotos e registramos imagens estarrecedoras da situação, trinta metros é a distância entre a água e onde precisaria chegar para voltar a sangrar. Sinistro!

Fizemos também algumas fotos com imagens belíssimas, o que mostra que nossa velha barragem, mesmo morrendo, ainda é linda.

Deixo um convite a todos os condeubenses: Costumamos ir à barragem quando ela está sangrando, linda. Vamos visitar nossa barragem agora, ela está precisando dos nossos olhares, pelo menos.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

18 Comentários

  • José Carlos disse:

    Parabéns! O primeiro passo já foi tomado, agora, todos nós; de Condeúba, de Codeiros e zona rural das duas cidades, temos que nos educar, em relação ao consumo de água, estamos mal acostumados com a fartura que sempre tivemos, mesmo sem a construção da tal adutora, a EMBASA, em um futuro muito próximo, terá a necessidade de racionamento de água, portanto, mesmo que chova, precisaremos continuar, com o aprendizado da economia da água. Em Condeúba, Cordeiros, Alvorada e Demais locais onde nossa querida barragem abastece há muitas construções, que ainda não tem moradores, sem falar dos loteamento, cinco no total, que temos, trabalhei no Divino durante dez anos,a nove não trabalho mais, e nesses últimos, o número de residências dobraram, acredito que com mais dez, isso volta a acontecer. Portanto, outras medidas, ainda se fazem necessárias!

  • Caio disse:

    Q bom. Mais a luta continua, essas bombas são de gente rica vai precisar sangue no olho para tirar. se o prefeitura não guentar a gente tira na marra. Queimamos canos lá no dia, agente queima tb essas bombas. queremos q tudo se resolva na paz mais se eeles não aceitarem a gente aceita outro meio de luta. agora não podemos voltar a traz. vamo lutar minha gente boa de condeuba.

  • neaci rodrigues dias disse:

    Senhores e senhoras, povo de Condeúba, Piripá e Cordeiros, as ações necessárias não param por ai, moradores que consomem a água sem qualquer preocupação, consomem sem necessidade, apenas porque pagam, deve se conscientizar e parar de consumir demasiadamente, que possam doravanmte utilizar a água apenas para as primeiras necessidades, quanto as regras impostas pelo poder público para coibir o abuso dos pipeiros, veio tarde, mas veio, mesmo que para isso tivemos que nos mobilizar por meio das manifestações, é importanmte isso, mas muito mais im´portante é o que individualmente pode os fazer, veja bem, eu que estava com uma construção na Rua Marechal Deodoro no Bairro Bom jesus, obra necessária e urgente, mas, não tão necessária quanto as nossas vidas, pois bem, PAREI A CONSTRUÇÃO é só vou retornar quando nosso grandioso e poderoso DEUS nos mandar chuva qeu possa encher nossos açudes.
    Conclamo a todos para fazer o mesmo, nunca se construiu tanto em Condeúba, como agora.
    Que Deus nos abençoe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Ramon Sousa disse:

    Parabéns, Fabiano Byu!!! Um simples civil que fez valer o seu status de cidadão. Precisamos de mais atitudes como esta, espero que o povo condeubense se sinta contagiado com o ocorrido e que possam comparecer em maior número para outras manifestações do tipo, caso seja necessário. Parabéns à Prefeitura que também começa a agir com mais rigor e responsabilidade. Jogue duro mesmo, Pola!!!

  • soares disse:

    as manifestaçoes estaos surtindo efeitos sim. porem ja estou sabendo que alguem da embasa registrou B.o contra a mesma hooo tenha A SANTA PACIENCIA MEU AMIGO AO INVES de tal atitude por nao te calas e ouve a voz da razao. ja que os vereadores tanto situação quanto oposição apoiam mesmo o movmento quero ve-los junto conosco nessa hora . porque depois que a Onça ta morta todo mundo quer se aparecer. nao tenha medo bYUUUUUUuu o povo ta com vc e quem manda é o povo pois segundo a constituição o Poder Emana o Povo
    .As manifestações que emanam do povo, são as que verdadeiramente provocam mudanças. As necessidades dos cidadãos são fontes inesgotáveis de matérias primas para que se construam a lei e a ordem.

  • soares disse:

    se for verdade que eles registraram B.o contra a o movimento o povo vai pras ruas de novoooooo. porque…..
    As manifestações que emanam do povo, são as que verdadeiramente provocam mudanças. As necessidades dos cidadãos são fontes inesgotáveis de matérias primas para que se construam a lei e a ordem.

  • José C. Ormundo disse:

    Fabiano, não é um simples civil, ele é o CARA, não se empolga Fabiano, mas como diz a música você pode dizer “ESSE CARA SOU EU…” você é um grande cidadão, corajoso, ir as ruas e gritar, lutar por uma cidade inteira, é o que todos deveriam fazer por seus direitos e ideais, com raça e dignidade e respeitando os limites, parabéns. Guto, também mostrou lealdade e foi solidário ao povo condeubense, agora é fiscalizar com rigor até que chegue o momento que Deus determinar que a chuva faça o milagre da multiplicação das águas, Guto contamos com seu poder de administrador para por ordem na distribuição dessa água que é a fonte de vida desse povo que luta o tempo todo, bravos guerreiros, isso não precisa de muito dinheiro, apenas pessoas que possa ser remanejadas para fiscalizar a distribução da água, mas parece que já está sendo feito. Prefeito do povo, vive com o povo, Guto já mostrou bons empenhos e resultados, mas muitos só pensam em resultados instantâneos e tudo tem o seu tempo, não é fácil por a casa em ordem, mas tudo se resolve.

  • ricardo disse:

    muito bem pola jogue doro,retire todas essas bombas cladestinas e tambem nao esqueca dos caminhoes que estao pegando agua para levar p lava rapidos de CONDEUBA,PIRIPA E CORDEIROS NA CALADA DA NOITE E ATE MESMO DE DIA,e a embasa nao se esqueca de seus canos quebrados em varias ruas NA RUA DO SOBRADO E PROFESSOR TOBIAS E NO ENCANAMENTO P CORDEIROS…… E SERA QUE E NECESSARIO DAR DESGARGA NOS CANOS DA EMBASA DOS OS DOMINGOS DE FORMA QUE A AGUA CHEGUE ATE O RIO VAAMOS PESSA NISSSO TAMBEM………..

  • gal disse:

    bom esse tal de boletim não nos intimida pois sei que o que meu tio fez não foi nada alem de que um direito de qualquer cidadão de Condeúba e como Ricardo esta falando ai tem uma rua la em cima no bairro Divino espirito Santo que ficou quase 1 mês sem arruma o cano quebrado e olha que a população foi reclamar na EMBASA e mando avisa na radio e nada fizeram aff.
    me faça um favor né agora vem para cá querendo fazer BO para ta pensando que o poco e besta esta fazendo isso para gente ter medo mais se ele tiver pesando que esse boletim vai fica assim ele esta muito enganado pois agora que vai começar a verdadeira manifestação.
    todos nos estamos com você TIO BIO

  • Salvador J C disse:

    Parabéns Biu, parabéns Prefeito e povo condeubense em geral, antes tarde do que nunca. Ainda dá pra reverter tal situação.

  • fabiano byu disse:

    Caros internautas e parceiros do movimento.(ACABAR COM A BARRAGEM CHAMPRÃO NÃO) quero comunicar que até a presente data não recebi nenhuma notificação, mas existem boatos que a empresa que foi prejudicadas pelo nossos manifesto enviou um funcionário até a delegacia de policia,para fazer uma ocorrência investigativa de alguns atos causados pelos populares.
    portanto, nós estamos a disposição de qualquer órgão para ser investigado,
    se houve algum ato de vandalismo, foi alguém que infiltrou no nosso movimento para tentar suja a nossa imagem.
    ENFIM, ate onde que eu vir os povos se manifestando foram todos de maneira pacifica.
    É ISSO TAMOS NA ATIVA….

  • José Carlos disse:

    Você sabe não é Fabiano? Pacífica se não houver adutora! Pelas indignações apresentada pelas ruas da cidade, se der início qualquer obra, a história é outra! Porque o povo quebra! Ai já não se pode dizer a mesma coisa! Mas tenho certeza que não haverá obra alguma dessa natureza, os políticos são espertos, principalmente os de lá de cima, pode se tranquilizar! Com certeza não haverá obra nenhuma, muito menos, nada com você! Ano que vem é ano…

  • NEACI RODRIGUES DIAS disse:

    Gal, deve ter havido uma outra manifestação que eu não tive presente, pois a que referem é de uma manifestação que reuniu centenas de pessoas de Condeúba, alguns poucos de Cordeiros e Piripá, aos quais agradecemos muito pela participação, sendo assim, seu tio Byo, foi um dos que liderou o movimento, mas lembre-se, nenhum movimento dsessa amplitude não se faz sozinho, se faz de forma participativa, tdos juntos na mesma ação, foi o que fizemos, nada de singular nessa manifestação. Continuamos a defender nossos direitos de forma coletiva sempre….

  • Maria disse:

    Queimar pneus também não é um ato de vandalismo? O povo é livre para se manifestar , mas de maneira pacífica, não poluindo meio ambiente e impedindo o trânsito dos veículos.
    Vamos orar a Deus povo condeubense, sendo mais humildades, pedindo a Deus chuva necessária para a nosso sobrevivência.

  • ricardo disse:

    UM AVISO AOS ORGNIZADORES DA MANIFESTACAO VAMOS FICA DE OLHO NAS PROPRIEDADES PROXIMAS A BARRAGEM E OS DONOS ENXENDO PISCINAS E MOLHANDO JARDINS SEM PARA ,ATE MESMO DO OUTRO LADO DO RIO TEM ENCANAMENTO PARA VARIAS PROPRIEDADES……………

  • fabiano byu disse:

    QUERIDA MARIA, se o nosso movimento não tivesse bloqueado o transito não tinha surtido nenhum efeito nós queimamos pneus,bloqueamos a pista sim, como eu respondi em outra matéria foi tudo de forma pacifica.existe a polição sim, mas não haverá mais por que CREIO EM DEUS QUE TUDO FOI RESOLVIDO. exite uma parábola que diz FAZ SUA PARTE QUE EU LHE AJUDAREI.estamos fazendo a nossa parte não é sô com ação, mais também com ORAÇÃO.portanto fica aqui o meu convite para você participar,visita a barragem porque se ela estivesse cheia acredito que o você ou alguém muito próximo de você estaria lá se refrescando.
    AGUARDO VOCÊ AMANHA NA CAMARÁ DE VEREADORES PARA JUNTOS LUTARMOS PELO BEM COMUM EM PROL DA NOSSA BARRAGEM!!!!!

    ATÉ AMANHA!!!!!!!!

  • soares disse:

    MARIA pra que poluição maior do que o co2 que tais carros pipas estao faendo? vc sabe quanto dioxido de carbono cada caminhão desse emite cada vez que vai pegar agua? e quantos são e quantas viagens cada um deles da por dia? sem falar no Oleo que se eles tem deixado escapar em nossa barragem.
    nao estou aki para lhe afrontar porém so abrfir seus olhos ao que realmente esta causando a poluição em nosso ambiente.

  • marli maria pereira sousa disse:

    A distribuição da água deve ser de maneira organizada, se continuasse da forma que estava a barragem iria secar mais rapido ainda. Pola pode receber muitos nomes, mas não está passando a mão na cabeça de ninguem. O problema é que muita gente aqui está acostumado a ter tudo na hora que quer, não tem costume de seguir regras. PARABÉNS POLA PELO TRABALHO APRESENTADO…

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.