Guto, Prefeito de Condeúba, não concede alvará para construção da adutora

Por: Dermeval Filho

reuniao-embasa-01

Técnicos da Embasa, vereadores, secretários municipais, além do Prefeito municipal, realizaram um amplo debate na tarde desta quinta-feira (10) na sede da Secretaria de Educação em Condeúba, em busca de uma solução definitiva sobre a construção ou não de uma adutora que liga água do Açude Champrão até a cidade de Piripá. Do Poder legislativo Municipal, estiveram presentes dez dos onze vereadores, ausente apenas o vereador Mauriso Amorim.

reuniao-embasa

Entre os técnicos representantes da Embasa, o engenheiro da empresa, Dr. Paulo Magalhães, ouviu atentamente o posicionamento dos representantes do povo (vereadores) e do executivo municipal. Logo de cara, o Prefeito Municipal foi categórico em dizer que espera uma solução definitiva para a questão do abastecimento em Piripá, desde que,segundo o prefeito, essa solução não seja a construção da adutora no município de Condeúba. Insistente em seu posicionamento, afirmou diante de todos que não concederá alvará da obra dentro do município, reiterando sempre o compromisso assumido diante de toda a população.

De acordo com o Prefeito, o momento é de unir forças, independentemente de preferências políticas. Falando a todos, em especial, ao representante da Embasa, afirmou que nesse momento deve-se respeitar a opinião do seu povo.

Vale destacar o posicionamento de todos os vereadores presentes, tanto os de situação, quanto os da oposição. De forma unida e coerente, deixando de lado as diferenças políticas durante a reunião, os vereadores foram unânimes em seus posicionamentos. Cobraram da empresa de águas uma postura compatível com a opinião local, além de fazerem críticas quanto à falta de investimento no setor por parte da mesma ao longo dos anos.

Lembraram ainda que a vinda de mais uma adutora nesse momento,além do caos que se instalaria com o fim da água que existe, resultaria também no engavetamento do projeto da Barragem dos Morrinhos. Para o Prefeito, vereadores e secretários, com a adutora, o empenho de representantes estaduais e federais nesse projeto de maior amplitude, certamente diminuiria.

Entre os pontos a se destacar da reunião, vale citar o firme posicionamento do Governo com o apoio do legislativo, a não liberação do alvará e a cobrança junto a Embasa quanto a não prosseguir com a obra.

O engenheiro, Dr. Paulo Magalhães, ao ouvir as autoridades locais, explicou que encaminhará ao seu presidente a decisão de Condeúba a respeito da questão, a qual considera delicada e pertinente. Reconheceu ainda que não tem como dar prosseguimento a uma obra sem um alvará e que colocará na mesa de discussões na sede da empresa em Salvador, todos os questionamentos abordados na reunião, tanto para as autoridades que respondem pelo assunto, quanto para a empresa envolvida na obra.

ERRATA

Em resposta a s indagação quanto à presença de vereadores de Piripá na citada reunião, eu, Dermeval Filho, responsável pela matéria, reconheço o ato falho. Falha esta que se deu em função de uma informação mal apurada na ocasião e não checada com a devida atenção, embora tal equívoco não venha a destoar do objetivo principal, a saber, ‘’as decisões quanto à construção da adutora’’. Entre os participantes estavam alguns representantes da Empresa até então responsável pela obra, os quais foram confundidos por mim como representantes do Legislativo de Piripá, fato este só esclarecido com a  pertinente contribuição do leitor. Agradeço pela relevante observação e coloco-me sempre à disposição para este e quaisquer esclarecimentos.

Fonte: Portal da Transparência – Governo de Condeúba

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

7 Comentários

  • fabiano byu disse:

    UFAAAH!!!!!!!

  • José Carlos disse:

    Criticas onde se cabe tais criticas! Como fizeram parte da população de nossa cidade, após a manifestação, sobre a grande maioria de nossos políticos, quando trasformava coisa séria em falácias de campanha política! Duvidaria muito se agora alguém de nossa cidade os criticassem com relação a essa decisão. Falo por mim. Vocês ( políticos de condeúba ) estão de Parabéns pela decisão tomada, nessa quinta, 10 de outubro. Pela primeira vez, vejo, mesma que pela força do povo, uma ação democrática em nossa cidade, esse dia dez, é um marco, tomaram juntamente oposição e situação uma decisão em benefício do município, e de acordo com os interesses de nossa comunidade, porque, o normal é vocês não quererem que as coisas dão certas, mesmo que seja para o bem de nossa população, Mais uma vez, nesse caso, estão de parabéns! Que sirva de aprendizado, e que vocês aprendam a respeitar as indicações dos outros, quando é para beneficiar a população, e aprenda a apoiar essas ações mesmo que seja de um outro, que não seja o seu grupo, o nome disso, não é derrota! O nome disso, é: evolução democrática! Parabéns!

  • Maria Rita disse:

    Gostei muito de ter lido este posicionamento do prefeito GUTO com os vereadores, povo de Condeúba, nesta reunião com Dr. Paulo Magalhães e técnicos da Embasa, pois já ouvi da oposição muitas falas atravessadas, dizendo que o prefeito já havia assinado concordando com a adutora. Eu como cidadã Condeubense e pelo que conheço Guto duvidei se ele era capaz de fazer isso. Agora é só o povo ler o ddez e ver o que o prefeito pensa e o que ele realmente disse, para não tirar conclusões precipitadas!!! Valeu vamos aguardar. Obrigada Dermeval Filho pela informação!!!

  • fabiano byu disse:

    EM primeiro lugar queremos agradecer DEUS, por ter nos dado a força de lutar pelos nossos objetivos.em seguida agradecer a todos os condeubenses que se preocuparam e caminhamos juntos, hoje já tivemos um inicio de uma grande vitoria.
    sabendo que muitos por medo ou opressão nao se expos mas mesmo oculto fez o seu papel de torcer para dar certo.
    O QUE NOS DEIXA BASTANTE TRISTE É PESSOAS QUE SE DIZ RESPONSAVEL POR DO NOSSO RECURSO HIDRICO, POR CIMA DE TUDO DIZ SER FILHO DE CONDEUBA, VIR TENTAR FAZER UMA ATROCIDADE COM O NOSSO AÇUDE (BARRAGEM). MAS DEUS É JUSTO E POVO É FIRME mesmo se algum desses aproveitadores voltar a tentar novamente vir nos lubridiar,estaremos firmes para lutarmos contra essa turma de sangue e sugas.
    em nome do movimento(ACABAR COM A BARRAGEM CHAMPRAO NAO!!!) NAO PODEMOS DEIXAR DE AGRADECER DE FORMA UNÂNIME A CAMARÁ DE VEREADORES QUE NOS DEU TODO APOIO, DESDE O INICIO ATÉ AGORA NO FINAL QUE ESTEVE PRESENTE E FORAM BASTANTE RESPONSAVEL NESSA CAUSA. AGRADECER TAMBEM PELO PROJETO QUE COLOCAMOS E FOI VOTADO POR TODOS OS VEREADORES SEM NENHUM QUESTIONAMENTO TANTO DA OPOSIÇAO QUANTO DA SITUAÇAO FORAM UNÂNIMES.
    PROJETO QUE FOI VOTADO E ENCAMINHADO AO SR PREFEITO para que nos dê garantia que tudo que for sair da baragem passe pela camara de vereadores só assim teremos mais segurança,cabe o PREFEITO ANALIZAR COM CARINHO e votar em prol da nossa BARRAGEM..
    UMA DAS PEÇAS FUNDAMENTAL FOI A POSIÇAO DO PREFEITO “GUTO” QUE NAO CONCEDEU O ALVARÁ PARA A CONSTRUÇAO DA TAL ADUTORA QUE SERIA CONSTRUIDA. em nome do movimento”ACABAR COM A BARRAGEM CHAMPRAO NAO!!!” QUERO PARABENIZAR O PREFEITO POR TER REVIDO A SITUAÇAO QUE CONDEUBA ESTAVA PASSANDO, E VOLTADO ATRAS, EM SEUS PRONUCIAMENTOS,E COM CERTEZA ELE TOMOU A DECISAO CERTA ” PORQUE TODO ERRO TEM CONSERTO’ o prefeito guto AGIU DE MANEIRA COERENTE EM DEFENDER O DIREITO DA POPULAÇAO CONDEUBENSE
    portanto È dessa forma que ADMINISTRA UMA CIDADE JUNTOS OPOSIÇAO E SITUAÇAO TODOS UNIDOS PELA NAÇAO CONDEUBENSE.
    PIRIPA,CORDEIROS E DEMAIS CIDADES TEM SEUS GESTORES CADA UM COM SEUS PROBLEMAS,portanto fica aqui OS NOSSOS agradecimento ao EXECUTIVO E LEGISLATIVO

    QUEREMOS DEIXAR BEM CLARO QUE NAO SOMOS COTRA OS NOSSOS IRMAOS PIRIPAENSES E MUITO MENOS ESTAMOS NEGANDO AGUA O QUE QUEREMOS É AGUA PARA TODOS, estmos de braços aberto como o abastecimento por carro PIPA.
    QUE EM BREVE VAMOS VER TODOS ESSE POVO SOFRIDO PELA ESCACEZ DE AGUA EM ABUNDANCIA COM A BARRAGEM DOS MORRINHOS..
    NAO SÓ NOSSO IRMAOS DE PIRIPÁ MAS TAMBEM DE CONDEUBA E CORDEIROS TEMOS QUE COBRAR JUNTAMENTE AO GOVERNO ESTADUAL E FEDERAL ESSA OBRA QUE É DE SUMA IMPORTANCIA PARA ESSAS REGIOES.

    o movimento ACABAR COM ABARRAGEM CHAMPRAO NAO!! ESTA A DISPOSIÇAO DE TODOS PARA LUTAR POR ESSE BEM COMUM QUE É A AGUA (AGUA É VIDA)

    CONTE CONOSCO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  • Dorivaldo José das Neves disse:

    Mesmo constrangido com o fato da inviabilização por parte do nosso Prefeito, da adutora de Piripá, sou obrigado a concordar com essa atitude! Até porque sou adepto ao ditado: “farinha pouca; meu pirão primeiro”. Porém, diante do que sei, estudando as pesquisas científicas da UFMG e de outras Universidades brasileiras, essa atitude é paliativa e resolve o problema em um curtíssimo espaço temporal. Porventura, Baianos e Mineiros, a partir de Tremedal e até a divisa com Goiás se não agirem, mudando seus comportamentos ambientais e cobrando das administrações dos dois estados nacionais, estão fadados à desertificação. Os estudos revelam que a região ficará inapta à vida econômica ao máximo em vinte anos, tornando-se em um deserto. Acho, que a atitude correta, não só do nosso Prefeito mas de todos nós, não é negar água a Piripá. Devemos nos unirmos com os irmãos mineiros e baianos para exigirmos dos dois governos providências definitivas. A água para essa região, não tem saída, virá de longe. Isso acontecerá em breve!

  • Pena chaplin piripá disse:

    Vocês de Condeúba , volto a dizer, que tem lá suas razões, se ao contrário talvez o povo de Piripá fariam o mesmo, água é muito difícil e só vocês tem . sorte dos Condeubenses que teve um politico que construiu essa maravilha. Agora quero corrigir o BLOG DDEZ, não vi nas fotos ninguém ou algum vereador de Piripá nessa reunião. A decisão ficou totalmente por conta dos políticos de Condeúba . Pena Piripá

  • dermeval disse:

    Em resposta a sua indagação quanto à presença de vereadores de Piripá na citada reunião, eu, Dermeval Filho, responsável pela matéria, reconheço o ato falho. Falha esta que se deu em função de uma informação mal apurada na ocasião e não checada com a devida atenção, embora tal equívoco não venha a destoar do objetivo principal, a saber, ‘’as decisões quanto à construção da adutora’’. Entre os participantes estavam alguns representantes da Empresa até então responsável pela obra, os quais foram confundidos por mim como representantes do Legislativo de Piripá, fato este só esclarecido com a sua pertinente contribuição. Agradeço pela relevante observação e coloco-me sempre à disposição para este e quaisquer esclarecimentos.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.