Direito de Resposta aos Vereadores de Oposição

A matéria veiculada no dia 05 de outubro cujo título é “Construção da adutora – Vereadores da oposição encurralados” tem um conteúdo distorcido. que inicia com a fala da vereadora Conceição do PT que é do mesmo partido do Prefeito Guto, finalizando com a opinião de Decio Pereira que é do Partido Comunista do Brasil.

Na matéria, ambos querem tirar a responsabilidade que o Prefeito tem, se construir a adutora na Barragem do Champrão, para fornecer água ao Município de Piripá. Eles estão tentando sair da “esparrela” que criou e ainda iludir a opinião pública, com trocadilhos, visando jogar a culpa em cima da oposição, conforme segue:

Diz um trecho da noticia no ddez. “Na reunião da câmara de vereadores desta sexta-feira, 04/10/2013, a vereadora Conceição (PT) informou que em recente encontro com o Deputado Nelson Leal (PSL-BA), quando da entrega de um trator agrícola pelo governo do estado, soube que o pai deste projeto é ele, o Deputado NELSON LEAL (PSL-BA), deputado apoiado pelo Ex-Prefeito Odílio Silveira e os vereadores da oposição. Falou ainda que vem sendo cobrada pelos seus colegas da oposição quando defende o Prefeito Guto, sobre ele ter dito que enquanto sua caneta tiver tinta, não medirá esforças para impedir a construção da adutora. Pois bem, mais importante nesta luta do que a caneta do prefeito é o pai do projeto, o Deputado Nelson Leal, que é aliado político dos vereadores da oposição. Então, chegou a vez e a hora da oposição se posicionar”.

Diz outro trecho no final da noticia no ddez. “Essa adutora já tem mãe, a Embasa, já tem pai, o Deputado Nelson Leal (PSL-BA), já tem tios, os vereadores de oposição, a família indesejada está quase formada, só faltando nascer a filhinha (adutora) que já está encomendada. Esperamos que esse acontecimento nefasto não ocorra, mas se ela nascer, vai ter dificuldades para sobreviver. Não vamos desistir dessa luta”.

Dada a situação cabe um esclarecimento a população condeubense para que a verdade seja veiculada sem qualquer cunho inverídico.

Resposta 1: Pelas comparações do amigo Décio, a filhinha adutora não terá um parto normal. Para que ela nasce, será necessário a presença de um Medico Obstetra, será que o Prefeito Guto vai autorizar este parto?

Resposta 2: O ex-Prefeito Odílio da Silveira e parte dos atuais vereadores de oposição apoiaram sim o Dep. Estadual Nelson Leal na sua reeleição em 2010, porém não estava condicionado a este espúrio acordo de fazer esta adutora. Mesmo por que, na época não tinha tanta escassez de água em Piripá e muito menos em Condeúba. Em Tempo: O Dep. Estadual Nelson Leal, é aliado de primeira hora do Governador Jaques Wagner que é do PT, assim como nosso Prefeito que também é do mesmo partido. Além do que, o apoio ao Dep. naquela época trouxe grande benefícios para a cidade como a implantação do Serviço Móvel de Atendimento (SAMU) se justificando assim.

Só para relembrar

Tudo começou pela oposição, em 24 de maio deste ano, quando as vereadoras Cida e Nena, entraram com o Projeto de Lei nº 007/2013 que visava retirar os caminhões pipas de abastecer na Barragem do Champrão, alem de controlar a água da represa. Pois bem, este Projeto foi vergonhosamente rejeitado pelos vereadores da situação.

Após a negativa ao projeto acima citado, criou um clamor popular sobre o assunto, que acabou provocando uma reunião de emergência que contou com a presença do Prefeito Guto, o Presidente do Denocs Josaphá Marinho, vereadores e populares. Tal reunião, realizada em 22 de junho no Colégio Alcides Cordeiro, onde o Josaphá Marinho propôs a entrega da administração da Barragem do Champrão ao Município de Condeúba, o que foi acordado e aceito de pronto pelo Prefeito Guto, o qual assinou o documento na hora.

Nessa mesma reunião o Prefeito de Condeúba José Augusto Ribeiro o popular Guto foi taxativamente. “Enquanto pesar a caneta em minhas mãos, os irmãos de Piripá não ficarão sem água.” Temos testemunhas ocular!

Na 2ª reunião que ocorreu, estiveram presentes o Prefeito, representantes do Denocs, vereadores e vários populares no Luis Eduardo Magalhães, onde os vereadores de oposição manteve o seu posicionando firme e contundente contra a construção da adutora.

Silvam Baleeiro leu a nota do Edital da Construção da referia adutora feito pelo Governo do Estado, datado de 31 de julho e foi pronunciado na sessão da Câmara do dia 6 de setembro conforme consta na Ata. Portanto, quem primeiro denunciou tudo e tem estado contra a construção dessa adutora, é a oposição.

As vereadoras Cida e Nena estiveram em visitas nas Câmaras de vereadores de Piripá e em Cordeiros, elas estiveram acompanhadas do vereador Silvano Santos, os parlamentares estavam em busca de apoio, para desviar a construção da dita adutora de Condeúba e levar para a Barragem do Pinhão que, de fato, possui condições de abastecer o município de Piripá.

Se não bastasse, as vereadoras Cida e Nena, que fazem parte da oposição, protocolaram em regime de urgência urgentíssima! O Projeto de Lei nº 20 de 27 de setembro de 2013, no sentido de controlar a construção de adutoras em Condeúba com intuito de servir água a outros municípios. O referido Projeto foi votado e aprovado por unanimidade na Sessão do dia 4 de outubro de 2013 e seguiu para a sansão do Prefeito.

Em fim, este é o único e verdadeiro lado que a oposição de Condeúba tem se postado, diante desta interminável novela da adutora, ou seja, fornecer água para Piripá, sem ter o precioso liquido em abundância é complicado!

VEREADORES DE OPOSIÇÃO
Rita Aparecida Soares
Maria Neres de Sousa Brito
Silvan Baleeiro de Sousa
Mauriso Pereira de Amorim
Normando Pereira de Brito

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

2 Comentários

  • João pedro disse:

    Parabenizo o Ddez por ter entendido o espírito democrático que rege o jornalismo, mesmo colocando o seu posicionamento a respeito de questões que regem os rumos do nosso município e sabendo que esse posicionamento não necessariamente iria agradar a todos. O que é mais importante e que fique bem claro pelo que sei, é que esse direito de resposta foi concedido espontaneamente aos vereadores de oposição. Em nenhum momento a justiça foi motivada a intervir. Fico feliz com a iniciativa, pois o espaço concedido pelo Ddez vem demonstrar o espírito de democracia que motivam as pessoas à frente desse veículo de comunicação. Espero também que o site coirmão entenda essa proposta e passe a informar os que o acompanha de maneira tão coerente e justa quanto o Ddez.

  • Elisa disse:

    Acredito que essa seja a versão verdadeira dos fatos que a administração municipal tanto quis distorcer para não assumir a irresponsabilidade em ter dado apoio a construção da adutora, posto que a água é um recurso natural e um bem de todos, porém a construção desta adutora não será capaz de solucionar o problema da falta de água do município de Piripá, acho que na realidade, tal ação, só irá provocar a gravidade do problema, pois uma vez construída essa adutora se configurará como o impedimento para a construção de uma outra obra que possa está evitando que tal situação aconteça futuramente. Acredito que os piripaenses mereçam uma obra que realmente resolva o problema da falta de água, como por exemplo a construção de uma barragem, obra essa que está sendo reivindicada em manifestações organizadas por seus moradores.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.