Curso de pedagogia da UESB chega a Condeúba

Por: Dermeval Filho
aula-inaugural-pedagogia-uesb

Realizada na sexta-feira (18/10) em Condeúba, na Sala Luís Eduardo Magalhães, a aula inaugural do Curso de Pedagogia oferecido pela Uesb de Vitória da Conquista e que chega aos professores da nossa região pela Plataforma Freire, sistema esse por sua vez, ligado ao Plano Nacional de Formação dos Professores de Educação Básica.

A aula inaugural que contou com a participação de professores da Uesb, secretários municipais, vereadores, o Prefeito José Augusto Ribeiro e lideranças políticas da cidade de Cordeiros foi o pontapé inicial do curso que visa atender professores em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior, ou que, mesmo tendo essa formação, se disponham a realizar o curso de licenciatura na área em que atua em sala de aula.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Antônio Carlos Aires da Silva, a vinda do curso para Condeúba foi conquistada pela parceria com os municípios vizinhos, lembrando que até então, esses cursos só eram disponibilizados em cidades maiores como Vitória da Conquista. Na oportunidade, fez questão de ressaltar a importância e a qualidade do curso oferecido de forma gratuita aos professores que estão em sala de aula e sonham com a  graduação.

Segundo a Secretaria de Educação de Condeúba, a primeira turma será formada por professores regentes que fizeram parte do censo de 2012 e estiveram no último ano em sala de aula, além de estarem previamente inscritos no sistema do Governo. O curso deve atender aos professores que atuam nas cidades de Condeúba, Cordeiros, Mortugaba, Jânio Quadros e Guajeru.

A Secretaria informou ainda que uma nova turma será formada para 2014 e o período de pré-inscrição será entre os dias 05/11/2013 a 13/01/2014. Para concorrer à vaga nos cursos ofertados, os docentes devem realizar seu cadastro e pré-inscrição na Plataforma Freire, estar cadastrado no Educacenso na função docente na rede pública de educação básica e ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de Educação ou órgão equivalente a que estiver vinculada. No entanto, como esclarece a Secretaria de Educação, a pré-inscrição não garante a matrícula de imediato. A efetivação está condicionada à comprovação dos requisitos para a participação e às normas e procedimentos acadêmicos da Instituição de Educação Superior – IES ofertante do curso.

O curso disponibilizado contará com aulas presenciais ministradas por professores da Uesb de Vitória da Conquista, a princípio, nas sextas e sábados, na Sala de Reuniões Luís Eduardo Magalhães e o exercício em sala de aula já desempenhado por esses professores constará como estágio em sua complementação.

Maiores informações de como se inscrever e alcançar a vaga podem ser obtidas acessando a ‘’Plataforma Freire’’ ou pela Secretaria de Educação do Município.

Fonte: Portal da Transparência – Governo de Condeúba

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

2 Comentários

  • Caíque disse:

    Em que era poderíamos contar com um curso da UESB em nossa cidade? Bela Inicativa, parabéns a todos… Tenho certeza que esse será o primeiro de muitos que poderão vir… Muito feliz mesmo!

  • márcia disse:

    Não sei por que tanta alegria se os próprios não valorizam a categoria. Primeiro procure dar a valorização merecida aos seus professores, para depois procurar meios de capacitação. Assim eles irão com mais vontade, sabendo que serão recompensados pelo esforço e dedicação.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.