Pais precisam se reeducar para aprender a educar seus filhos

palmada-2Diversas tradições são passadas de geração em geração, entre elas, a de dar palmadinhas nos filhos. Certamente uma palmadinha não é prejudicial à saúde de uma criança, com essa visão tradicionalista segundo pesquisa dos , 54% dos brasileiros são contra o projeto de lei que ficou conhecido como “Lei da palmada”.

Pois com a lei da palmada em vigor, pais, babás e educadores teriam de pensar duas vezes antes de punir as crianças com as palmadinhas, consideradas pedagógicas por alguns.

Alguns psicólogos arriscam a dizer que:  à falta de autoridade dos pais podem comprometer a educação dos filhos que não aprendem a ouvir um “não” e acabam não conseguindo respeitar as regras que são impostas.

Assim os filhos acabam tomando controle da situação se tornando dominante dos pais e ocorre um inversão de papeis.  Ao invés de falar que a autoridade dos pais podem comprometer a educação dos filhos que não aprendem a ouvir um “não” e acabam não conseguindo respeitar as regras que são impostas, mas tais regras impostas não são com agressões físicas.

Quem apanhou, já bateu nos filhos?

A pesquisa apontou que a maior parte dos entrevistados apanhou dos pais e já bateu nos filhos. Do total de 10.095 pessoas, 74% dos homens e 69% das mulheres disseram terem apanhado dos pais. O estudo ainda mostrou que os meninos apanham mais que as meninas e que as mães batem mais que os pais.

Ser agressivo com as crianças acaba ensinando a elas a também se tornarem pessoas agressivas sabendo que cada filhos segue o exemplo dos pais, mas também cada filho tem sua própria personalidade, diretamente ou indiretamente influenciada pelos pais.

É certo que buscar modelos inspiradores de educação perfeita acabam confundindo os pais, pois algumas vão contra seus próprios princípios. O tapinha ou palmada passa para a criança o conceito que o mais forte sempre tem razão, sendo assim, a mensagem que fica é que batendo também se consegue o que quer, quando se tornarem adultos, eles não vão ser capazes de sentir compaixão pelos menos afortunados, além de querer ganhar as coisas na força.

A palmada tem um efeito de ciclo de violência e bater pode gerar consequências. Pais que batem reproduzem o modo como foram educados no passado. É assustador colocar um adulto diante de uma criança indefesa, ainda mais quando esse adulto é responsável por zelar pela segurança da criança.

Piaget identifica no desenvolvimento, onde a criança progride de um estágio para outro.  Segundo uma pesquisa feita na Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, as mães que punem seus filhos com castigo e palmadas para discipliná-los geram consequências negativas para filhos. Ainda mais, quando essas crianças chegam aos cinco anos e vão para creches e escolas, elas demonstram comportamentos agressivos, gritam e brigam com as demais crianças a sua volta.

A conversa é o melhor caminho?

Há outras formas de impor limites, como aumentar o tom de voz explicando o porquê da punição e o que a criança fez de errado. A conversa é o melhor caminho.

Muitos pais nunca bateram em seus filhos, pois não preciso agredir uma criança para educá-la, até porque bater dói na hora e depois passa e a  lição de moral e os ensinamentos são para vida toda.  O correto é na hora da correção colocar o filho para pensar no que fez até que ele se acalme, depois conversar, sabermos que o respeito vale mais que o medo.

Enfim, os pais precisam se reeducar para aprenderem a ensinar seus filhos, os reais valores que constroem uma pessoa, não se deve passar a mão na cabeça e ignorar as coisas erradas que os filhos fazem ou tentar corrigi-los com palmadas, que podem se tornar espancamentos, e assim os pais devem procurar outros meios como o diálogo.

Valdivino AlvesValdivino Alves é Pedagogo, Psicopedagogo, Matemático, Contador, Consultor Tributário, Professor e Escritor. Autor de projetos e livros na área de educação, pesquisador em comportamento da aprendizagem e desenvolvimento da inteligência. Possui graduação em Pedagogia, Matemática, Ciências Contábeis e Direito. Pós-graduado em Educação Matemática Comparada, Pós-graduado em Piscopedagogia Clínica e Institucional e Mestrado em Psicologia Organizacional. Escreve sobre, educação, comportamento e Direito.  

Site: www.valdivinoalves.com.br  E-mail: prof.valdivinoalves@bol.com.br

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

4 Comentários

  • MARCOS disse:

    OS PAIS DE HOJE EM DIA DEIXAM OS FILHOS A VONTADE, EU SEI QUE BATER É ERRADO,OS PAIS DEVEM SER MAIS FIRME QUANDO FALAR COM A CRIANÇA, ADIANTA MUITA GRITARIA CONHEÇO PESSOAS QUE RECLAMA O FILHO O DIA TODO, MAS NÃO ADIANTA FALTA FALAR COM FIRMESA

  • Eli Fegeuredo disse:

    Realmente os pais precisam reeducar para educar os filhos. Principalmente aqui na nossa região que os pais são ignorantes e querem educar os filhos na base da pancada.. Concordo com o autor do artigo, os pais seguem a tradição educar no grito e no tapa.. Aí os filhos crescem com mágoas e rancor dos próprios pais…

  • Luiz Miguel cordeiros-BA disse:

    Os pais não sabe aplicar a psicologia da educação, sabe aplicar é a psicologia da ignorancia.. Nossa região os filhos são bastante espacandos não tem tutela do menor para ver isso.. não tem nada..Os filhos crescem na pancada, se errar apanha.. Pais machistas respondem: Luiz eu fui criado assim…. Mas eles não sabe que quando os filhos crescem aquilo fica gravado no consciente da pessoa, e temos casos com que os filhos afloram este rancor e magoa e muda para são paulo e esquece dos pais..

  • João Braz de Condeúba disse:

    QUE BOM QUE TEMOS UMA PESSOA CULTA E CAPACITADA PARA ESCREVER SOBRE ESSES ASSUNTOS. E PESQUISEI VI QUE O COLUNISTA VALDIVINO ALVES É DA NOSSA REGIÃO, ELE É NATURAL DE CORDEIROS, MAS NORA EM SÃO PAULO. ACHO QUE TODOS LEITORES E REGIÃO FICAM CONTENTE DE TER UMA PESSOA QUE DEDICA SUA VIDA ESTUDANDO E PESQUISANDO SOBRE EDUCAÇÃO E COMPORTAMENTO, POIS SÃO ASSUNTOS QUE INTERESSA O POVO DA REGIÃO…PARABÉNS PELO ARTIGO ADOREI LER..

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.