Condeúba: Estudantes do Colégio Estadual produzem vídeos sobre os 50 anos do regime militar no Brasil

Por: Dermeval Filho

Colegio-estadual-condeuba-video-regime-mililar

O ano de 2014 marca os 50 anos do Golpe Militar de 1964 no Brasil, e como resgate à memória de um período importante na história política do país, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica (SUDEB) e do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em nome do Direito à Memória e ao Conhecimento Histórico lançou um projeto em que colocam estudantes da rede estadual de ensino médio como seus protagonistas.

O projeto consiste em amostras que têm como foco o período da ditadura militar -1964 -1985. São vídeos editados em 15 minutos pelos próprios estudantes, em que fazem uma abordagem dos 50 anos que marcam o início e o fim do regime militar, bem como os reflexos desse período para as gerações nos anos posteriores.

De acordo com a professora Sueli Tolentino, os estudantes do CEC abraçaram a ideia da Secretaria a partir de uma visita ao Museu da Uesb em Vitória da Conquista, onde é realizada exposição pelo Artista Plástico, Edmilson Santana. Na exposição, são lembrados vários dos fatos que simbolizam um período do Brasil governado pelos militares.

Colegio-estadual-condeuba-video-regime-mililar-01

No último 11/11, as turmas dos 2º Ano do Colégio Estadual começaram a apresentação dos trabalhos, como os primeiros de uma série de atividades que devem se estender pelo ano de 2014, data em que os 50 anos serão lembrados. O pátio do Colégio Estadual ficou lotado por estudantes dos turnos da manhã e da noite, onde aconteciam as amostras. Breves documentários elaborados de acordo a visão dos alunos diante do que puderam acompanhar na visita ao museu, reforçados por pesquisas e estudos sobre o assunto.

Segundo o artista plástico, Edmilson Santana, em entrevista concedida aos próprios estudantes durante a visita, a qual faz parte dos vídeos produzidos, ‘’a ideia não é comemorar, afinal, trata-se de um período difícil da nossa história, em que direitos foram cerceados e toda forma de liberdade e expressão foram reprimidas, sem contar os inúmeros desaparecidos e tantos relatos de tortura e morte daqueles que ousaram a desafiar o Regime Militar da época’’, lembra o artista em sua entrevista.

O simbolismo da exposição segundo Edmilson Santana, tem a intenção de fazer com que os estudantes e toda a sociedade passem por um momento de reflexão, resgatem fatos, nomes e entendam a importância histórica desse período, por mais difícil que tenha significado.

Os alunos do Colégio Estadual saíram na frente na elaboração das amostras, as quais recebem notas atendendo critérios definidos pela própria Secretaria. Além disso, os vídeos mais bem avaliados seguirão para a Direc e aqueles selecionados, à medida que alcancem novas  etapas, concorrerão a prêmios.

Fonte: Portal da Transparência – Governo de Condeúba

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.