Leandro Flores – A estrada da vergonha

banner estrada

Num ponto sujo do mapa

Em pleno século vinte e um

Há uma estrada abandonada

Que não tem sentido algum

É um trecho importante

Que liga Condeúba a Caculé

Virou o símbolo do retrocesso

Acredite quem quiser

Se você tem automóvel

Melhor nem passar por lá

É tanta buraqueira

Que seu carro vai enguiçar

O pior é que no mapa

Essa estrada é asfaltada

Agora de concreto mesmo

A gente nunca viu nada…

A verdade, meu amigo

É que nós fomos enganados

Votando em político corrupto

Que nunca foi do nosso lado

Só aparece por aqui

Em época de eleição

Faz um monte de promessa

E desaparece desde então…

Temos que nos unir

Para acabar com essa situação

Político que nada faz por aqui

Não merece votação

Vamos exigir nosso direito

Correr atrás do prejuízo

Essa estrada, por exemplo,

É um projeto que eu valorizo

Devido à importância

Que a mesma tem na região

Imagine os benefícios

Se for feita a pavimentação…

O comércio melhoraria

As rodovias se interligariam

Quanta gente não se beneficiaria

Pelo progresso que viria?

Seria um salto pro futuro

Em direção ao desenvolvimento

Uma grande recompensa

A essa região sem investimento

Imagine como ficaria

Ir á Caculé, Caetité

Condeúba, Guanambi

Vitória da Conquista, Jacaraci…

Tudo ali…

Bem pertinho da gente

Com estrada asfaltada

Para seguir sempre em frente…

Imagine o pessoal de Itumirim,

Guajerú, Jânio Quadros…

Pense no que isso representaria

A esse povo necessitado…

Seria uma obra

Importante na região

Muita gente se beneficiaria

Sobretudo a nossa população

Portanto, se algum político

Vier lhe torrar a paciência

Mostre que tem consciência

E sabe bem o que quer

Se for político de verdade

Vai discutir com humildade

Sobre a estrada da vergonha

De Condeúba a Caculé…

Só depois desse trajeto

Que ele vai lhe entender

É o caminho que ele precisa

Para chegar até você…

Leandro Flores (Arte e Poema)

Terça-Feira, 07 de janeiro de 2014

Revisão: Celeste Farias

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

10 Comentários

  • Pedro disse:

    Já nem sei mais o que dizer, não tem mais palavras que descreve essa situação, pois, vergonha, abandono, corrupção, estupidez… É QUASE UM ELOGIO.

  • manoela viana disse:

    boa noite leandro sou de condeuba mais moro em paulinia são paulo a 21 anos. eu tenho acompanhado seus comentarios e seus protesto sobre essas estradas de condeuba pra gajeru,cacule, presidente janio quadros,urandi e outras. Eu tenho vergonha de minha cidade natal esta nessa calamidade e os politicos dai não faz nada fingi não ver.aqui onde eu moro tem asfalto ate no caminho das roças vc não ver estrada sem asfalto, uma coisa que eu não consigo intender è que no mapa dai ta tudo asfaltada eos politicos quando è època de eleições vão ai pra se apresentar ara população pedir votos fazer comicios será que eles não ver isso? e quando termina uma obra o governador não vai ai pra inauguração? o povo tem que denuciar pro ministerio publico tirar fotos e enviar. isso se chama fraude nos cofres publicos. eu tenho carro mais vou passiar ai em condeuba de onibos pois não tenho coragen de por meu carra pra rodar nessas estradas da bahia não. esse ano è ano pulitico è a hora de cobrar tudo isso desses puliticos dai. os veriadores,prfeito,deputados e governador tem que cobrar do governo federal asfalto pra essa região por que o povo da sona rural fica ilhado nessas épocas de chuva ai pois não tem estrada pra eles transitar e se uma pessoa fica doente e precisa de medico como faz?. um abraço leandro tudo de bom ate a proxima.

  • luis disse:

    Parabéns por esse belo poema que, infelizmente retrata a vergonhosa e decadente realidade dessa e de tantas outras importantes estradas do sudoeste baiano, retrato esse que é fruto de uma maldita, corrupta e incompetente administração que vem desde a época do Carlismo. Desde que nasci que ouço falar sobre o asfaltamento do trecho Condeúba/Caculé e até hoje nada foi feito na mesma, todo período eleitoral algumas figurinhas da política baiana retornam a nossas cidades para mais uma vez renovar suas velhas e mentirosas promessas e conseguir nosso voto, depois de eleitos simplesmente desaparecem e nós continuamos com os nossos centenários problemas! 2014 é ano de eleição e acho que já esta na hora de nosso povo mostrar para esses forasteiros que já não toleramos mais ser enganados e varre los definitivamente do cenário político!

  • Rubens Vieira disse:

    Digo e repito: O poeta Leandro Flores é a voz do sertão. O nordeste brasileiro precisa de infraestrutura, notadamente estradas pavimentdas, para que tenhamos um desenvolvimento sustentável. No cenário atual, as péssimas condições das estradas constituem um entrave logístico instransponível para o desenvolvimento da região. Como instalar um indústria onde não há estrada para escoar a produção?

  • fabano byu disse:

    POETA CONDEUBENSE LEANDRO FLORES….,,,.>><<!

    LEANDRO , se nois da sociedade civil não fizermos uma cobrança coletiva, nunca vamos ter o prazer de trafegar nessa estrada que liga Condeúba a Caculé em pavimentação asfáltica. parabéns LEANDRO por ter feito este belíssimo poema.

    abraços!!!!!!

    VAMOS A LUTA QUE UM DIA VIRAR A VITORIA……….

  • manoela viana disse:

    parabeniso o leandro pela luta,pelo o interesse pela dedicação e pela cobrança do asfalto nessa estrada de condeuba cacule e guajeru entre outras mais para isso todos ten que se unir a ele, fazer protesto e muito barulho poque uma andorinha sosinha não faz verão, se não pegar mesmo no pe desses policos, deichar pela vontade deles isso nunca vai acontecer por que eles so quer o voto do povo. agora è hora de cobrar mesmo por que è ano pulitico eles tem que fazer alguma coisa pra esse asfalto sair.

  • Leandro Flores disse:

    Agradeço de coração pelos comentários e apreços, em especial ao Rubens Vieira pelas palavras, agradeço também ao site DDEZ, que vem fazendo um excelente trabalho jornalístico pela nossa cidade e região. Quanto a estrada (BA 617) é realmente uma vergonha. Representa o descaso dos governantes com a nossa região. Não é possível que em pleno século XXI, ainda existam trechos importantes como esses, sem uma condição minima de trafegabilidade. Essa região avançaria anos luzes em direção ao progresso caso fosse interligada com outras rodovias com pavimentação asfáltica. Esse trecho é uma “barreira” para o desenvolvimento de nossa região. É interesse e necessidade de todos, só quem conhece e passa por essa estrada sabe o quanto precisamos lutar por isso. Temos que mobilizar o maior numero de pessoas, seja nas redes sociais, seja na cobrança direta de nossos representantes para que nossas reivindicações cheguem às autoridades competentes de nosso estado… políticos que nada fazem em nossa região, não merecem votação.

  • luciena moreira da rocha disse:

    Boa noite Leandro, eu tambem sinto tristeza e vergonha destas estradas dai de condeuba: eu sou da zona rural, só que no momento moro aqui em São Paulo a mais ou menos uns 20 anos, e pretendo voltar a morar ai se Deus quiser daqui uns 3 anos, mais isso ja mim preocupa muito, Tem outra estrada que dizem que consta no mapa de condeúba como asfaltada, mas principalmente nesta época de chuva ficou mais de uma semana sem poder passar carro, por causa dos buracos, é a estrada do riacho seco que interliga alegre, mortugaba a Minas Gerais o estrago dela não é so pela chuva e tambem pelo escesso de carros principalmente de cargas é por isso também que tem muita custelinha de vaca como dizem ai isso acaba com os carros pequenos, logicamente se consta como asfaltada é que alguns politicos anterioresfez coisa errada: então agora se os nossos atuais governantes: seja eles Prefeito, vereadores, deputados, governadores etc. se eles realmente são honestos, e querem, trabalhar pela população, para beneficio da cidade? Eles irão fazer alguma coisa, pois eles não esqueçam que em meio essa população! está tambem familiares e parentes deles, ou seja todos os condeúbenses, além de cidades vizinhas serão beneficiados, eu torço e peço a Deus que eles olhem e façam alguma coisa por esta cidade que pela existência dela era para ser bem maior do que Vitoria da Conquista, Grande abraço boa sorte

  • sergio silva disse:

    falou e disse.

  • carlos aguiar suplente de vereador - sao paulo disse:

    leandro,boa tarde, eu sou de cacule bahia, eu estou com voçe, vamos lutar para asfaltar esta estrada da vergonha, gorvenador jaques wagner ta na hora de trabalhar, os moradores de cacule e condeuba pede socorro.leandro nao sei si voçe conhece em cacule, gil ,e darlan pois eu sou tio deles, um abraço, e parabens pela luta, conte com minha pessoa.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.