Saudades do Amigo GOIABÃO, de Piripá – BA

Por: Décio Pereira

Em pé da esquerda para a direita: Manoel, Waldik, Décio, Adalto, Tonhão, Guto, Tião e Goiabão                                   Agachados: Joca, Note, Zé Américo, Vandaike, Marcão, Pola e Chico

Em pé da esquerda para a direita: Manoel, Waldik, Décio, Adalto, Tonhão, Guto, Tião e Goiabão
Agachados: Joca, Note, Zé Américo, Vandaike, Marcão, Pola e Chico

“Tem dias que a gente se sente, um pouco talvez menos gente. Um dia daqueles sem graça…”

Sem graça quando percebemos o quão pequenos, insignificantes e incapazes somos diante da morte. Como gostaríamos de ter de volta nossos entes queridos e amigos, que se foram sem se despedir.

Hoje eu me peguei pensando no grande amigo GOIABÃO, de Piripá. Eduardo Ribeiro da Silva, que se foi em 2005. Ele esteve conosco apenas 45 anos.

selecao-de-piripa

Em pé da esqueda para a direta: Paulo Henrique, Ernivaldo, Luciano, Cacau, Jorge, Daliano e Goiabão
Agachados: Jerry, Flávio, Bill, Zé Luis, Dodô, Zenivaldo e Bé

Fecho os olhos e parece que foi ontem que sorríamos, brincávamos em gozações, jogando conversa fora, quase sempre ligadas ao futebol. Jogamos na maioria das vezes contra, em Condeúba ele defendeu o E. C. Califórnia de Dr. Cardoso. Jogou muitos anos na Seleção de Piripá, onde foi por muito tempo a grande referência e foi nessa Seleção que nos enfrentamos a maioria das vezes. Dentro de campo um leão, fora dele um grande e alegre amigo; parceiro; pessoa extremamente amorosa. Adversário leal, parceiro confiável. Tive também o prazer de jogar ao seu lado, uma vez pela Seleção de Piripá e outras quando ele defendeu a Seleção de Condeúba. Mas, a melhor seleção que jogamos juntos, por todo tempo, foi a seleção dos ótimos amigos que fomos enquanto ele viveu aqui na terra.

Jogo no Estádio Lomanto Júnior (Os Irmãos Flávio, Goiabão e Reinaldo)

Jogo no Estádio Lomanto Júnior (Os Irmãos Flávio, Goiabão e Reinaldo)

Aquele sorriso enorme era o seu cartão de visita, ia se chegando meio tímido, depois ia se soltando e logo a gente tinha um grande cara do nosso lado. Goiabão foi o tipo de gente que quando conhecemos temos a sensação de que perdemos tempo, durante o tempo que não o conhecíamos. Amigos por todos os lados, por todas as cidades por onde passou, fez bons amigos e deixou saudade.

Um dia acordamos e não tínhamos mais o Goiabão. O mundo ficou mais sem graça com sua falta, amigo Goiabão. Por isso, “hoje é um dia daqueles sem graça, de chuva cair na vidraça. Um dia qualquer que nos faz pensar, com uma pergunta no ar. O ar carregado e sutil. Um dia de maio ou abril. Sem o meu amigo do lado, sozinho, em silêncio, calado. Com uma pergunta na alma, por que nessa tarde tão calma, o tempo parece parado? –  ESTÁ EM QUALQUER PROFECIA, QUE O MUNDO SE ACABA UM DIA…”

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

18 Comentários

  • cacau de dona neneca disse:

    seleção fantástica aquela ou esta {ao menos em minha mente}

  • Ramos disse:

    Saudoso amigo. Foi muito cedo. mais Deus sabe o q faz. Vivi muitas alegrias ao lado desse amigo. Piripá perdeu muito com a falta e Goiabão, no futebol e na alegria.

  • Amanda CARLA disse:

    Goiabão um sujeito gente boa demais. Deus o tenha num bom lugar.

  • Jean Carlo disse:

    Décio obrigado por este presente. lembrar goiabão é motivo de alegria. obrigado décio

  • Junão disse:

    “Goia, o nosso esporte nunca mais foi o mesmo sem você” ! Saudades. Valeu Décio, por esta homenagem a um dos maiores colaboradores do nosso esporte, quem sabe nossa cidade acorda para podermos resgatar o esporte de nosso município.

  • lucas caires (filho de Bé) disse:

    Grande amigo, tio de consideraçao, saudades.

  • Zé Américo disse:

    Valeu Décio, se temos e tivemos grandes amigos agradecemos o futebol foi nele que grandes pessoas como Goiabão passou a fazer parte da nossa vida. Tive sorte de não precisar marcar, pois quando eramos adversário jogávamos na mesma posição, claro que ele mais categoria do que eu, mas jogava e não passava vergonha. JUVENTUS X CALIFÓRNIA final do campeonato, jogo inesquecível, tem estórias.

  • cassiano disse:

    Décio a familia e amigos te agradeçe p essa homenagem muito obrigado

  • Jair disse:

    QUANDO SE CONVIVE COM GRANDES PESSOAS DENTRO DA NOSSA MENTE ELES SEMPRE ESTARÃO PRESENTES , ABRS CHILEP , HÁ CABELO DE ROQUEIRO HEM KKK.

  • Dill Piripa disse:

    Um grande amigo, sinto muita a falta deste amigo, que eu tinha para mim como pai ……valeu DDEZ pela esta homenagem ……..saudades eterna…….Nosso esporte nunca mais foi o mesmo …..praticamente se foi em 2005 junto com este amigo…

  • Simone disse:

    Emocionante. lindo.

  • André Mário disse:

    Nossa! Estou sem palavras. Apenas lágrimas e saudades. Vou revelar um segredo a todos q me perguntam pq nunca mais joguei. No dia q saí para SP ele pegou carona em uma moto seguiu o ônibus o parou me fez descer e abraçou dizendo: Volta para nós jogarmos a última. No dia da fatalidade jurei q nunca mais jogaria e até hoje estou cumprindo. SAUDADES!!! Goia não era só meu primo, Goia era daquele cara que retirava da sua boca para servir o colega, foi a pessoa que tinha um coração tão bom, mas tão bom, que as pessoa pensavam que ele era ” besta”! Na nossa sociedade cada dia mais desumana pessoa como Goia realmente deve ser relembrada eternamente. Há tempos não vejo pessoa amigos queridos aí de Condeúba como Zé Américo, Gordim, Naldo, Dilo, Décio, Pretinho, Júnior, Vandaique e muitos outros que por hora não citei o nome mas estão guardados aqui no coração a todos grande abraço. Assim, como queria abraçar Fuscão, João cabeludo e muito mais. Abraço. PARABÉNS ao Blog

  • Zé Luiz disse:

    DÉCIO VC MEXEU NUMA DOR Q NÃO PASSA NUNCA. PARABENS, NÓS DEVEMOS MUITO A GOIABÃO, MAIS HOMENAGENS PELO TANTO Q ELE FEZ AQUI EM PIRIPÁ. SOMOS DEVEDORES. VC PAGOU UM POUCO, OBRIGADO. FUI AAS LÁGRIMAS, SÓ Q CHORAR POR A FALTA DE UM AMIGO TÃO QUERIDO FAZ A GENTE FICAR BEM.

  • Eduardo Júnior disse:

    Meu Pai! Te amo! Saudades pra todo o sempre!

  • Joelma disse:

    por q pessoa tão boa vai-se tão cedo e outras…
    q vc esteja num bom lugar, meu amigo

  • LÚCIO FÁBIO RIBEIRO disse:

    Homenagem merecida a nosso eterno ´´goia´´ um dos maiores jogadores que essa região viu jogar e uma pessoa de coração enorme vc deixou muita saudade meu amigo .

  • Sula Almeida disse:

    Saudades sim.Tristeza nãoFoi um cara maravilhoso não só fuebool,mas para todos os estudantes de Piripà quando organizava uma festa.O Goiabão como chamávamos era indispensável.Sempre nos atendia com boa vontade.Sempre esteve e estará em minhas orações.Saudades……

  • Domingos Barbosa disse:

    Saudade que nunca vai passar de um ente tão querido como foi o nosso amigo GOIA, tive a honra de tê-lo como jogador da minha Equipe GUARIBAS – PIRIPÁ, descansa em paz AMIGÃO.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.