Caetité: Feira em exaltação ao Umbu e ao Pequi mostra que os frutos estão em alta no mercado

Feira em exaltação ao Umbu e ao Pequi mostra que os frutos estão em alta no mercado. (Divulgação)

Feira em exaltação ao Umbu e ao Pequi mostra que os frutos estão em alta no mercado. (Divulgação)

O Umbuzeiro e Pequizeiro são duas árvores sagradas para os sertanejos, sendo que seus frutos agregam valor às famílias, que vivem muitas vezes da agricultura familiar, sendo também que o pequi e o umbu fazem parte da sua base alimentar, já que os mesmos tem uma versatilidade gastronômica muito interessante.

Caetité é uma das cidades da região sudoeste em que a tradição do Pequi e do Umbu se mantém cada vez mais viva, já que com o início, mesmo que acanhado, do processo de industrialização, uma nova perspectiva vem se abrindo para os produtores que podem melhorar os seus ganhos.

Diante dessa nova realidade, buscando divulgar ainda mais os benefícios do consumo desses frutos foi realizado no sábado (15), no Mercado Municipal, a Primeira Feira Livre do Umbu e do Pequi em Caetité, que teve uma grande participação popular, demonstrando que essas iguarias são reverenciadas pela população local.

Na oportunidade foram feitos vários pratos típicos como o tradicional Arroz com Pequi e a deliciosa Umbuzada, que fizeram os presentes se deliciarem, num clima de alto astral e muito entusiasmo, já que a comercialização desses frutos está tendo um crescimento constante, sendo que mercados do sul do país e até do exterior, já que começam a despertar muito interesse em comprar os derivados que são produzidos pelas pequenas cooperativas.

A economia informal em Caetité vem tendo também um crescimento significativo e o Umbu e o Pequi, principalmente nesta época do ano, são dois responsáveis, melhorando a qualidade de vida de centenas de famílias.

Fonte: Sudoeste Notícias

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.