Condeúba caminha para ter a sua APAE

Por: Dermeval Filho

Encontro entre gestores do município e representantes da sociedade civil serviu para formar a comissão que dará andamento ao processo de instalação da APAE no município

reuniao instalacao apae 01

Condeúba busca a instalação da APAE em breve espaço de tempo. A ideia abraçada pela Secretaria de Assistência Social na atual administração começou a ser colocada em prática   nesta quarta-feira (19) quando gestores públicos, conselheiros tutelares e demais representantes da sociedade civil se reuniram no Salão Luís Eduardo Magalhães para constituírem a comissão que dará andamento ao processo de instalação da APAE no município.

reuniao instalacao apae 02

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é uma instituição filantrópica que defende, ampara e zela as pessoas com deficiência, muitas vezes desprovidas de recursos. Seu papel maior é resgatar, socializar e trazer para o convívio humano as pessoas com deficiência, que em sua maioria necessitam de relacionamento, assistência, e um espaço onde possam desenvolver suas habilidades e melhor trabalharem sua inserção no convívio social.

reuniao instalacao apae 03

Constituída basicamente por meio de parcerias, a APAE sobrevive de doações e convênios, tendo o suporte maior da Administração Pública municipal que cede funcionários, espaço físico e a sustentabilidade para o seu funcionamento. Com isso, a APAE visa oferecer um espaço adequado para a melhor convivência das pessoas com os diversos tipos de deficiência, além de apoio e assistência de profissionais qualificados na área de saúde, educação, entre outras.

De acordo com Levi Fernandes Neves, coordenador de projetos semelhantes e com êxito em várias cidades da Bahia e Minas Gerais, a ideia proposta foi abraçada pela Administração do município, na pessoa do Prefeito, o que considera de fundamental importância para que a APAE em Condeúba se torne uma realidade.

A formação da Comissão tem o objetivo de acompanhar todo o cronograma de atividades que serão apresentadas no decorrer desse processo, dando total transparência à sociedade e a todos os envolvidos, sempre contando com o apoio e supervisão da Federação das APAEs do Estado da Bahia.

A comissão mescla secretários municipais, educadores e pais –

Ângela Maria da Cruz

Maurício Trindade

Mailsa Moreira Teixeira Duarte

Antônio Carlos Aires da Silva

Levi Antônio Fernandes Neves

Carlos Eduardo Terêncio de Oliveira

Eliana Rocha dos Santos Viana

Fonte/Foto: Portal da Transparência – Governo de Condeúba

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

2 Comentários

  • Adailton Ramos Vieira disse:

    é bom saber que em nossa cidade vamos ter a APAE que será de grande serventia para ajuda e orientação aos familiares que convive com pessoas especiais.
    é muito importante que as boas ideias seja somada e aproveitada para ganharem mais força, desde do inicio do meu mandato venho defendendo do nosso governo um maior cuidado e atenção para os especiais de nossa cidade.
    minha primeira indicaçao com relaçao á atençao aos especiais começou no dia 12 de abril de 2013- solicitei que fosse tomada as devidas providencias com relaçao a acessibilidades aos deficientes fisicos em todos os longradouros publicos. exemplo escolas,prefeitura etc.
    a segunda foi no dia 13 de setembro de 2013- solicitaçao de um centro de recumperaçao e tratamento dos especiais em nossa cidade.
    no dia 26 de dezembro de 2013 encaminhei essa mesma indicaçao a presidente da republica Dilma, que respondeu imediatamente acusando o recebimento da minha indicaçao com relaçao ao apoio para construçao de um centro de recumperaçao e tratamento para pessoas especiais desta cidade e circunvizinhas ,de interesse regional,
    Condeuba, Piripá, Cordeiros, Mortugaba, Tremedal e Jacaraci entre outras etc.
    cobrei do prefeito as vesperas da implantaçao da APAE em Caculé no inicio do meu mandato, uma PAE também em nossa cidade, por isso quero parabenizar ao prefeito e a todos os envolvidos por colocar esta iniciativa em pratica. O que depender de mim estou a inteira disposiçao para ajudar na implataçao e colaboraçao para manter as atividades diarias. Pois a APAE é o primeiro passo de uma atençao mais especializada para nossos especiais e familiares. Desde já agradeço o espaço e um forte abraço a todos.

  • Adailton Ramos Vieira disse:

    é bom saber que em nossa cidade vamos ter a APAE que será de grande serventia para ajuda e orientação aos familiares que convive com pessoas especiais.
    é muito importante que as boas ideias seja somada e aproveitada para ganharem mais força, desde do inicio do meu mandato venho defendendo do nosso governo um maior cuidado e atenção para os especiais de nossa cidade.
    minha primeira indicação com relação á atenção aos especiais começou no dia 12 de abril de 2013- solicitei que fosse tomada as devidas providencias com relação a acessibilidades aos deficientes físicos em todos os logradouros públicos. exemplo escolas,prefeitura etc.
    a segunda foi no dia 13 de setembro de 2013- solicitação de um centro de recuperação e tratamento dos especiais em nossa cidade.
    no dia 26 de dezembro de 2013 encaminhei essa mesma indicação a presidente da republica Dilma, que respondeu imediatamente acusando o recebimento da minha indicação com relação ao apoio para construção de um centro de recumperação e tratamento para pessoas especiais desta cidade e circunvizinhas ,de interesse regional,
    Condeuba, Piripá, Cordeiros, Mortugaba, Tremedal e Jacaraci entre outras etc.
    cobrei do prefeito as vésperas da implantação da APAE em Caculé no inicio do meu mandato, uma PAE também em nossa cidade, por isso quero parabenizar ao prefeito e a todos os envolvidos por colocar esta iniciativa em pratica. O que depender de mim estou a inteira disposição para ajudar na implantação e colaboração para manter as atividades diárias. Pois a APAE é o primeiro passo de uma atenção mais especializada para nossos especiais e familiares. Desde já agradeço o espaço e um forte abraço a todos.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.