14º Mutirão de Saúde e Cidadania dos Voluntários do Sertão será em Una, no sul da Bahia

Por: ASCOM/Voluntários do Sertão

Mais de 1.200 profissionais da saúde se inscreveram para participar desta edição.

voluntarios do sertao una
A Organização Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto realizará no período de 26 de abril a 04 de maio de 2014, em Una no sul da Bahia, a 14º edição do Mutirão anual que leva atendimento médico, odontológico, saúde e cidadania gratuitamente para a população carente. A meta é reunir 250 profissionais da saúde e realizar 20.000 atendimentos nas áreas de Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia, Ortopedia, Urologia, Proctologia, Dermatologia, Oftalmologia, Psiquiatria, Cardiologia, Gastroenterologia, Anestesiologia, Cirurgia, Enfermagem, Farmácia e Odontologia. Para completar a ação a Organização vai realizar palestras,distribuir kits de higiene pessoal e bucal, óculos de grau e os medicamentos prescritos para os pacientes atendidos.
Edição: 2010. Foto: voluntariosdosertao.org

Edição: 2010. Foto: voluntariosdosertao.org

A adaptação da estrutura física para a realização dos atendimentos, bem como a hospedagem e alimentação da equipe de voluntários é de responsabilidade do município. Una é um município do estado da Bahia, criado em 2 de agosto de 1890 e situado a 441 quilômetros de Salvador, pela BR 101. Sua população atual é estimada em 23 000 habitantes. O IDH do município é 0,56 e o IDEB é 3,8. A cidade está situada próxima a Ilhéus e Itabuna. Apesar de ser uma cidade carente, localiza-se, em Una, a Ilha de Comandatuba, com o famoso hotel Transamérica.
Edição: 2012. Foto: voluntariosdosertao.org

Edição: 2012. Foto: voluntariosdosertao.org

O nome UNA significa, em língua tupi, "preto", numa alusão à coloração do rio que banha a cidade. A região era primitivamente habitada pelos índios pataxós. A diversidade ambiental de Una permite a coexistência de várias espécies de animais, contendo, inclusive, espécies ameaçadas de extinção, como o Mico Leão da cara dourada. O município possui na zona rural a Colônia, comunidade com 9 mil moradores, criada por japoneses que vieram em busca de riquezas na década de 1950 e trouxeram o cultivo do mangostin, fruto de origem asiática, introduzido na América em 1880. Considerada a rainha das frutas, título dado pela Rainha Vitória (1819-1901), o mangostin tem um alto valor de comercialização, sendo Una o maior produtor do Brasil. una bahia A Organização Voluntários de Sertão foi criada em 2000 pelo baiano radicado em Ribeirão Preto, Doreedson Ribeiro Pereira e realiza atendimentos médico, odontológico, pequenas cirurgias, palestras, além de distribuir medicamentos, kits de saúde e higiene pessoal, gratuitamente para a população carente. Em 2013, 280 voluntários realizaram, durante uma semana, mais de 27 mil atendimentos. Também foram distribuídos medicamentos, beneficiando a população de Anagé e região. Os atendimentos realizados e os produtos distribuídos foram avaliados em R$ 4 milhões. Os voluntários estão silenciosamente mudando a vida de milhares de pessoas carentes. A ação anual é gratuita para a população e a equipe de voluntários é composta por profissionais da saúde de várias especialidades, resultando na maior ação de saúde e cidadania gratuita do interior da Bahia. A Organização Voluntários do Sertão é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, constituída oficialmente, com sede no município de Ribeirão Preto - SP. Seu objetivo é promover a assistência social, a saúde, a segurança alimentar, nutricional e promover o voluntariado, com acompanhamento dos indicadores de transformação social. Em treze anos de atuação a Organização Voluntários do Sertão mobilizou 3.280 voluntários e realizou mais de 138 mil atendimentos gratuitos para pessoas carentes. Confira o vídeo que mostra um pouco de como foi a edição do ano passado em Anagé:
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.