Farmácia da Bahia será implantada em quatro municípios da região sudoeste

Farmacia-da-Bahia

Mais nove municípios baianos formalizaram convênio para a implantação da Farmácia da Bahia. Os termos foram assinados nesta segunda-feira (31), na sede da Bahiafarma, empresa pública que faz a gestão do programa, com as prefeituras de Caldeirão Grande, Guajeru, Itagi, Itamari, Jacaraci, Ouriçangas, Presidente Jânio Quadros, Barra do Rocha e Ibiassucê.

Com a implantação das farmácias, os municípios terão local adequado para o armazenamento de medicamentos, além de espaço para orientação de um farmacêutico, de forma integrada à distribuição dos remédios destinados aos pacientes da rede de saúde da família.

Seis municípios já dispõem da Farmácia da Bahia. Outros 30 assinaram o convênio e as obras estão em andamento. Elaborada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (Saftec), o programa fortalece a reestruturação de serviços farmacêuticos via incentivo e apoio técnico a municípios com até 15 mil habitantes.

“O projeto fortalece, juntamente com outros, a exemplo do Medicamento em Casa e a Farmácia Popular, a assistência farmacêutica no estado e nos municípios”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Washington Couto, no ato de assinatura.

Segundo o superintendente da Saftec, Alfredo Boa Sorte, “temos que dar acesso gratuito ao medicamento para que o paciente não abandone o tratamento”. Já a diretora da Bahiafarma, Julieta Palmeira, disse que “a primeira etapa está contemplando os municípios que mais precisam e, com isso a população recebe melhor orientação”.

Fonte: ASCOM/ Governo da Bahia

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.