Cordeiros faz 51 anos e ganha de presente o livro contando sua história

O Escritor cordeirense Valdivino Alves de Sousa, fala do livro de sua autoria que conta a história de Cordeiros -Bahia,  nos 51 anos de comemoração de aniversário da Cidade.

cordeirosCordeiros comemora hoje, 07 de Abril de 2014, 51 anos de emancipação de seu Município, e neste seus 51º Aniversário ganha de presente o livro contando sua história. O livro se chama: Cordeiros Ontem e Hoje e conta a história de cordeiros e seu povo, o escritor cordeirense Valdivino Alves de Sousa, que é autor do livro, falou sobre a comemoração da Cidade. Ele conta que é “gratificante estar escrevendo o livro, pois é algo especial e prazeroso narrar e contar a história de sua Cidade natal, hoje a Cidade passa por mudanças de melhorias em relação as gestões anteriores. E, que muitas coisas aconteceram. É importante resgatar e registrar toda a história de como iniciou tudo “.

O município de Cordeiros surgiu a partir do século XIX, e tem na figura do capitão Manoel Cordeiro da Silva, a sua mais forte referência como fundador da localidade. O território fazia parte do Município de Condeúba. E neste mesmo período, o povoado ganhou estatuo de distrito pela lei estadual nº 250, de 26/07/1898. Ao qual foi denominado com o nome de Candeal. Ainda sobre a influência política e administrativa de Condeúba.

De acordo o escritor cordeirense autor do livro, que tem como título “Cordeiros Ontem e Hoje – sua história e seu povo”.
Por influência da família do capitão Manoel Cordeiros em 1938, esse povoado passou a se chamar Cordeiros. Em 1944, o nome passou a ser Mandacaru, (Pelo decreto Lei estadual nº 141, de 31/12/1943, e confirmado pelo decreto estadual nº 12.978, de 01/06/1944. Em divisão territorial datado de 01/07/1950, o distrito já denominado Mandacaru, figurava no município de Condeúba. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 07/07/1960). Porém, ainda nessa época o povoado pertencia o município de Condeúba.”

A sua emancipação política ocorreu em 28 de Dezembro de 1961, com a criação da Lei estadual n° 1.605 . A primeira eleição para Prefeito e Vereadores do Município de Cordeiros foi realizada em 03 de Outubro de 1962. E a posse dos eleitos ocorreu em 07 de abril de 1963.
O escritor autor do livro, explica que: “O aniversário da cidade de Cordeiros comemora -se no dia 07 de abril, devido a uma lei criada pela Câmara Municipal”.

O livro será lançado no segundo semestre deste ano de 2014, e faz parte de um projeto cultural através da Lei Federal nº 8.313/91, de incentivo à cultura, conhecida como Lei Rouanet, (A Lei Rouanet incentiva às empresas a investir em projetos culturais aprovados pelo Minc (Ministério da Cultura), deduzindo o valor do patrocínio do projeto de seu Imposto devido.
O escritor autor do livro ainda explica que: ” a parte legal que a Lei exige para a publicação de um livro: como registro na Biblioteca Nacional – ISBN, registro autorais etc, já foram feitos. O livro já foi iniciado e que agora em diante é montar a parte de arquitetura estética do livro e divisão de capítulos e assuntos que serão abordados”.

O autor, que já tem dez livros publicados, alcançou notoriedade nacional após a publicação da obra Infância Perdida, que abordou o trabalho infantil de crianças e adolescentes nos alambiques de Piripá. Na época, a publicação foi tema de matéria no Fantástico, Globo Repórter e Jornal da Record. Sobre a obra mais recente com o título “ Cordeiros Ontem e Hoje, sua história e seu povo” Valdivino Alves de Sousa, reforça dizendo que “que é muito gratificante contar a história de lutas do povo de sua terra”. O livro também conta a biografia de ex-prefeitos e demais autoridades que ajudaram a construir a história da cidade.

Para saber mais sobre o livro acesse o site: www.valdivinoalves.com.br/cordeiros.htm

Por conta dessa data que faz parte do calendário oficial do Município, a prefeitura realizou uma vasta programação para celebrar o aniversário dos 51 (cinquenta e um), anos de emancipação política do Município. A programação especial iniciou no dia 03 e foi até 07 de abril, que é a data oficial do aniversário da Cidade. A programação contou com shows, Stand temáticos, apresentações culturais, exposição agropecuária, cavalgada e multo mais!. A festa mobilizou a população local e regional entre os dias: 03 de abril:Alvorada ás 3:50 da manhã – atração musical as 23h50; dia 04 de abril: Stand Temático – 6ª Exposição agropecuária e o leilão – Atração Musical; dia 05 de abril: grande show na praça com a dupla sertaneja: Edu & Maraial, Phahiró e oUtras atrações; dia 06 de abril: cavalgada; e para fechar no dia 07 de abril em que a Cidade completa aniversário; Tradicional desfile cívico.

Fonte: Visão Observatória

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

UM Comentário

  • Luiz miguel disse:

    Parabéns ao Valdivino Alves, nosso conterraneo que interessou a contar a história de cordeiros..

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.