Município de Licínio de Almeida completa 52 anos

licinio de almeida

Neste sábado, 12 de abril, o município de Licínio de Almeida 52 anos de emancipação política e administrativa. A cidade está localizada no sudoeste baiano. Com uma população estimada de 12.962 habitantes, o município faz divisa com Pindaí, Jacaraci, Caetité, Ibiassucê, Urandi e Caculé.

Para comemorar os 52 anos, hoje 12/04, tem festa com as bandas Trio da Huanna, Renan Moreira, Kleytones e Swing do Maluko.

aniversario licinio de almeida

Um pouco da história de Licínio de Almeida:

Os primeiros desbravadores do território foram os bandeirantes portugueses a procura de ouro e pedras preciosas, e encontraram por aqui ametista e minério de ferro, que é uma riqueza mineral abundante no município. No começo do século XIX, agricultores de outros municípios ali se fixaram e desenvolveram a agropecuária. De acordo com a evolução político administrativa do território baiano, as terras pertencentes ao município de Licínio de Almeida, tiveram uma ocupação que remonta ao período das capitanias hereditárias. No entanto, somente a partir do século XVIII com a criação da comarca da Vila de Santo Antonio da Jacobina em 1720, criada especificamente para administrar todo o interior da Bahia até a divisa com Minas Gerais, é que se tem uma efetiva ocupação desse território.

Já em 1724, foi criada a Vila do Sacramento das Minas do Rio de Contas, devido às dificuldades administrativas de controle da atividade mineradora na região. Em 1810, foi implantado a Vila Nova do Príncipe e Santana do Caetité cuja finalidade era diminuir a pressão sobre atividades econômicas e solucionar os problemas da Comarca. Em 1880 surge a Vila das Almas que posteriormente, em 1902 transforma-se em Jacarací. É dessa Vila que se origina o povoado de Gado Bravo. As primeiras povoações ocorridas no território onde hoje pertence ao município de Licínio de Almeida datam da década de 1930 com as terras da fazenda Gado Bravo do Sr. Ernesto Soares. As primeiras edificações do arraial eram próximas de uma lagoa que possibilitavam fácil acesso a água e concentrava as principais atividades produtivas da fazenda.

Com a construção da Rede Ferroviária Federal S/A, na década de 1940, o arraial Gado Bravo passa a ter um fluxo maior de pessoas, e com isso, surgem mais edificações, ocorrendo desse modo uma rápida aglomeração de casas que serviam de base para os trabalhadores da ferrovia. Nesse rápido crescimento o arraial transformou-se num povoado e logo em 1953, pela lei Estadual nº. 628 o povoado de Gado Bravo foi elevado ao status de Distrito, passando a se chamar Licínio de Almeida em homenagem a um engenheiro que trabalhou nos projetos da construção da estrada de ferro. Com o passar do tempo, esse distrito cresceu e alguns políticos da época almejavam a sua emancipação política. Finalmente em 12 de abril de 1962, através da Lei Estadual nº. 1.670, Diário Oficial de 14 de abril de 1962 criou-se o município de Licínio de Almeida, que hoje conta com uma vila (Duas Passagens), um Distrito (Tauápe) e um povoado (Jurema), além de seis bairros: Matinha, Montanha, Coelba, Gerais, conjunto habitacional do vale do Rio Doce e Potosi e um número significativo de comunidades rurais.

O Município de Licínio de Almeida está distante 744 km de Salvador, sendo ligado a capital pela BR-030, BA-262, BR-324 e BR-116, mantendo fortes vínculos nas áreas comerciais, de serviços e econômico-financeira com as cidades de Guanambi e Caetité.Tem uma área de 843,374 km², limita-se ao norte com Ibiassucê e Caetité, ao sul com Jacaraci, ao oeste com Pindai e Urandi e a leste com Caculé.

Com altitude de 860 m acima do nível do mar, tem para coordenadas geográficas 14°41´ de latitude sul e 42°32´ de longitude a oeste de Greenwich. Hoje a Lagoa do Gado Bravo, marco histórico, deveria ser preservada, no entanto, a rede de coleta de esgotos de algumas ruas, onde não há estação de tratamento tem como destino final a lagoa. Atualmente o Poder Público Municipal já apresentou projeto de urbanização da referida lagoa, aguardando liberação do poder público federal.

Licínio de Almeida é privilegiada pela natureza, merecem destaque os pontos turísticos da Cachoeira das Sete quedas, o Rio Cachoeirão e as inúmeras paisagens naturais que rodeiam o município. E este por sua vez está de braços abertos para receber os turistas e visitantes que encontram muita hospitalidade e aconchego diante da simplicidade e modéstia de seu povo. Desde o nascer ao por do sol nossa paisagem é constante cartão postal . As cadeias de montanhas que envolvem a nossa cidade fazem dela um paraiso aos olhos de quem a vê e o no coração de quem a sente. Com informações do Wikipédia.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.