Encontro em Condeúba discute criação do Sistema de Cultura no município

Por: Joandina Maria de Carvalho

encontro-cultura

No último dia 22 de maio, uma importante reunião realizada no Salão Luiz Eduardo Magalhães, teve como pauta a discussão e criação do sistema, fundo e conselho de cultura, com a participação de representantes do executivo, legislativo e sociedade civil.

Entre as explanações feitas pelo professor Santana, professora Joandina M.de Carvalho e pela coordenadora de cultura do território de Vitória da Canquista, Marittza Ribeiro, bem como das discussões envolvendo todos os presentes, prevaleceu um consenso de que os municípios não podem se limitar à cultura apenas do ponto de vista dos eventos. No entendimento dos participantes, ‘’cada município precisa pensar, elaborar e executar uma política cultural a partir dos interesses e necessidades da maioria da população’’.

‘’Essa discussão precisa continuar a ser feita pelos diversos segmentos da sociedade, o que possibilitará avanços’’, avaliam os participantes. Para isso, é necessário que as autoridades e cidadãos caminhem juntos nesse propósito e se disponham a estudar, pensar e executar projetos. Uma lei precisa ser elaborada e aprovada pelos poderes competentes e executada pelo executivo com participação da sociedade.

Todas as pessoas presentes na reunião, a exemplo da diretora de cultura Carla Fabiani, vereador Tiago Teles, Dr. Raimundo, Pe. Manoel e Andréia Rocha, representante do prefeito José Augusto, se dispuseram a colaborar e dar continuidade a essa discussão. A coordenadora de cultura do território de Vitória da Conquista, Marittza Ribeiro, falou da sua satisfação em poder acompanhar esse processo no município de Condeúba. Ressaltou ainda o fato de essa discussão estar acontecendo a partir de iniciativas da sociedade civil, o que é algo positivo.

Fonte: condeuba.ba.gov.br

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.