Noite de São João é comemorada na sua forma tradicional em ruas e bairros de Condeúba

Por: Dermeval Filho

Famílias e vizinhos se reuniram em torno das fogueiras como forma de reviver o São João em sua essência 

sao joao 2014 dia 23 (12)

Fotos: Facebook

Pelo segundo ano consecutivo a noite de São João em Condeúba é comemorada em sua forma tradicional, com muita fogueira acesa, famílias e vizinhos reunidos nas portas das casas, brincadeiras tradicionais, como quebra-pote e arvoredo sendo aos poucos revividas, além de muita música e arrasta-pé ali mesmo, no meio da rua. O primeiro passo para a mudança foi dado no ano de 2013 pela administração municipal e organizadores da festa, voltando a se repetir em 2014. O resultado é muita animação pelas diversas ruas da cidade, um clima de confraternização com as crianças encantadas pelo brilho dos fogos e pessoas de todas as idades em volta das fogueiras numa época de muito frio na região.

sao joao 2014 dia 23 (14)

O objetivo da organização do evento mais tradicional da cidade e região é justamente reviver momentos que há anos vinham se perdendo pela concentração de shows e apresentações em um único local. Com a interrupção dos shows das bandas no Forródromo, a noite da fogueira voltou a ser o momento em que as famílias podem celebrar o tradicional São João, receber familiares, vizinhos e visitantes de fora da cidade.

sao joao 2014 dia 23 (13)

A medida tomada dividiu opiniões num primeiro momento, mas aos poucos tem conseguido o reconhecimento e aprovação da maioria da população, que vê na iniciativa, uma forma de unir as pessoas no clima original da festa junina. Da mesma forma, a proposta tem tido um reconhecimento  especial dos moradores da zona rural, que antes se deslocavam para a sede em função da festa na Praça do Forró. Todavia, agora podem cumprir com o roteiro típico dessa época, visitando e recebendo pessoas em casa, além de se confraternizarem em torno da fogueira com um copo de quentão.

sao joao 2014 dia 23 (10)

Vale lembrar que o destaque para a noite de fogueira é apenas uma pausa na maratona de shows e apresentações de bandas na Praça, mas a forró tradicional, atualmente chamado de “pé de serra” continua a rolar solto por diversas ruas e bairros. Quem participa, sempre é acolhido com muito carinho por todos e acaba aprovando de vez a iniciativa. Até por que, a festa continua por mais duas noites na Praça do Forró, a pausa serve para repor as energias e cair novamente no forró.

Fonte: condeuba.ba.gov.br

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

5 Comentários

  • Jose Carlos Ferreira de Carvalho disse:

    Há os que pensam que essa tradição havia acabado, na verdade, essa tradição nunca deixou de existir e nem nunca vai deixar, Os moradores sempre acendeu suas fogueiras às dezoito horas, faziam a confraternização na vizinhança até às vinte e três e em seguida iam para festa na praça. Ter a festa na praça na noite de são João no dia vinte e três sempre foi uma tradição forte, e está sendo morta agora! eu sempre conhece a noite de São João com banda na praça, primeiro na Praça da Igreja, depois, passou para a Praça do Forró, outra coisa que eu sempre presenciei, é que com banda na praça, ou não ,os Lautos, dona Amelia, e Dalminho, sempre fizeram suas comemorações, Agora a tradição do pessoal da periferia. Divino Espirito Santo, por exemplo, essa está sendo detonada. Esse ano eu percebi fortemente o fluxo de pessoas da cidade deslocando para a zona rural, uma vez que a cidade está acabando, Houve um fluxo de pessoa muito grande da cidade, para o Riachão, Mandacaru, e Jatobá, três localidades que começa a ganha força, no Bairro que moro tínhamos a tradição de ir na casa dos vizinhos, esse ano deixamos as fogueiras queimando sozinhas, e ano que vem nem fogueira faremos. Uma outra questão, muitos forasteiros vem exclusivamente para a noite de São João, uma vez que no dia seguinte é feriado. Minha festa eu faço de qualquer jeito! Aqui ou na zona rural! sem problemas! Mas a festa deu uma quedinha, em vários aspectos, Deu até saudade de Zé Maria!

  • Fabinho disse:

    O Governo de Condeúba tomo a atitude ACERTADA em não promover festa na Praça, no dia 23 de junho. A decisão foi tomada depois de ouvir a comunidade, principalmente, da zona rural, que alegavam nunca mais ter conseguido reunir a família na principal noite dos festejos juninos, pois antes que a fogueira fosse acesa, todos vinham para a cidade, por causa da festa, deixando toda comida pra traz. Esta tradição estava condenada a findar-se, até porque são tantos dias de festa. Foi a melhor festa de São João que a região já viu. Condeúba só via os grandes shows pela TV, agora é uma realidade. FESTA PARA TODOS!
    A TRADIÇÃO DA NOITE DA FOGUEIRA ESTÁ GARANTIDA!

  • Gladys Dias disse:

    Gostaria de deixar aqui registrado, mas na verdade mais como uma sugestão que vocês percorram também as ruas do Divino, para que possamos observar como estas famílias estão comemorando o São João, pois observei que as fotos eram relativas apenas as famílias do centro da cidade.

  • MARIA SILVA disse:

    CREIO QUE CADA FAMÍLIA SABE A MELHOR FORMAR DE COMEMORAR O SÃO JOÃO, POIS O QUE VALE NÃO SÃO OS TERES E PRAZERES… MAS O SER!!! NÃO TENHO TANTA FARTURA EM CASA OU LUXOS, MAS ESTÁ EM FAMÍLIA, VISITAR OS PARENTES E AMIGOS, PARTILHAR O QUE SE TEM OU ATÉ O QUE NÃO SE TEM É MARAVILHOSO!!!

  • Edilusa Santos disse:

    HAHAHA.. jeito de comemorar o São joão tradicional? ou da gestão engana os trouxas…. hahahahahah

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.