Morre, aos 73 anos, o escritor João Ubaldo Ribeiro

joao ubaldo ribeiroMorreu de madrugada desta sexta-feira (18), no Rio de Janeiro, o escritor João Ubaldo Ribeiro. Aos 73 anos, o acadêmico teria sido vítima de uma embolia pulmonar.  O corpo será velado a partir das 10h, na Academia Brasileira de Letras (ABL), onde o escritor era o sétimo ocupante da cadeira número 34. “Enquanto houver quem ouça, haverá quem conte histórias”, dizia João Ubaldo Ribeiro.

Baiano da Ilha de Itaparica, João Ubaldo mudou-se com a família, ainda bebê, para Aracaju, em Sergipe. O pai, professor, nunca admitiu um filho analfabeto. Por isso, desde a mais tenra idade, João dedicou-se aos estudos com afinco. Alfabetizado, permanecia horas trancado na biblioteca de sua casa devorando livros infantis, sobretudo os de Monteiro Lobato.

Em 1951, a família voltou a viver na Bahia. Foi em Salvador que João concluiu o ciclo básico e entra para a faculdade de Direito, na qual conheceu um de seus grandes amigos, o cineasta Glauber Rocha. Juntos, editaram revistas e jornais culturais. Apesar de aluno exemplar, João nunca exerceu a profissão de advogado. E não deixou mais o mundo das letras.

Fonte: EBC

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.