Comitiva de Condeúba faz visitas às APAEs de Caculé e Licínio de almeida

Por: Dermeval Filho

O encontro reservou uma manhã de emoções aos participantes que puderam perceber a importância da apae em cada cidade

visita as apaes cacule e licinio (27)

Fotos: Dermeval Filho / Portal da Transparência | Gov de Condeúba

A comissão constituída para a instalação da APAE em Condeúba segue firme no seu passo a passo, rumo à concretização do sonho que a cada dia ganha força e se torna mais real. Entre todas as iniciativas necessárias tomadas até o momento, as visitas feitas às APAES de Caculé e Licínio de Almeida, na última quarta-feira (23), marcaram sensivelmente todos os pais e mães condeubenses que participaram da experiência, além das autoridades e membros do conselho que formaram a comitiva.

visita as apaes cacule e licinio (6)

O objetivo no primeiro momento era de conhecer as respectivas instalações, ter contato com os profissionais envolvidos e buscar um pouco da experiência adquirida pelas cidades vizinhas no dia a dia de uma APAE. Muito bem recepcionados nas duas cidades, a comissão da APAE de Condeúba voltou enriquecida com a experiência vivida, trazendo na bagagem, mais que uma visão genérica de como é o cotidiano dessas associações.

visita as apaes cacule e licinio (18)

Entre os profissionais envolvidos na manutenção de uma APAE, constam desde nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, sociedade civil e poder público, responsáveis por sua manutenção. A equipe considerou o contato com as crianças e jovens com deficiências o principal ingrediente na causa que Condeúba decidiu abraçar.

visita as apaes cacule e licinio (2)

O momento foi tido como um divisor de águas nesse processo, já que foi possível nesse encontro, conversar com alguns desses meninos, moças e rapazes, acompanhar algumas das suas atividades, como oficinas de arte, apresentações teatrais, visitar o espaço para cultivo de hortaliças, conhecer sala para fisioterapia, entre outras atividades. Contudo, perceber a pureza e o carinho de cada um deles para com a comitiva foi algo que marcou a todos, além da certeza e consciência da enorme responsabilidade e desafios que nos esperam pela frente.

visita as apaes cacule e licinio (10)

Para uma das diretoras da APAE de Licínio de Almeida, Maria Rosa, é necessário levar ao conhecimento das pessoas a verdadeira realidade de uma APAE, todos os desafios que    surgem, buscar apoio na sociedade para a sua manutenção, e acima de tudo, afirma a diretora –‘’ levar esse conhecimento para a sala de aula, mostrar principalmente para as crianças a importância de aceitar as pessoas com deficiência no convívio social, respeitando as suas particularidades,’’completou.

Caculé teve sua APAE instalada há cerca de um ano e meio e Licínio de Almeida tem uma experiência de vinte anos cuidando das pessoas com deficiência e apoiando os pais no seu cotidiano.

Fonte: condeuba.ba.gov.br

Fotos: Dermeval Filho / Portal da Transparência | Gov de Condeúba

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.