Jânio Quadros: Periperi recebe Certidão de Reconhecimento como Comunidade Remanescente de Quilombo

reconhecimento da comunidade quilombola em janio quadros 01

Fotos: Portal Janioquartos.com

No domingo, dia 27 de julho, o prefeito municipal de Jânio Quadros, Alex da Silva (Leo Gambá)(PT), juntamente ao vereador Celso Teixeira (PT) e à primeira dama do município e secretária municipal de Assistência Social, Leliana Isac, entregou à comunidade de Periperi a Certidão de Reconhecimento da comunidade como “Comunidade de Remanescentes Quilombolas”. A comunidade iniciou o processo de reconhecimento acerca de 3 anos. Para o vereador Celso Teixeira, a Certidão é um instrumento importante de valorização da comunidade fortalecendo sua identidade e garantirá acesso à políticas públicas específicas para os quilombolas já existentes nos governos federal e estadual, “Faz três anos que estamos lutando por esse reconhecimento e nossa luta agora será buscar acessar as políticas públicas nas quais as comunidades quilombolas e indígenas tem tratamento prioritário”, concluiu.

reconhecimento da comunidade quilombola em janio quadros 02

Florindo da Silva, um dos mais antigos dos moradores da comunidade, disse estar muito feliz com a notícia, “depois de anos de luta enfim conquistamos nosso reconhecimento e estamos também felizes por ter aqui hoje o prefeito Leo Gambá, sua esposa, o vereador Celso Teixeira, que nos ajudou muito nessa caminhada e todos os amigos presentes”, agradeceu.

Leliana Isac parabenizou a comunidade por sua organização, falou das políticas públicas desenvolvidas pela secretaria de Assistência Social e orientou a todos da comunidade a se dirigirem á secretaria para a atualização cadastral no cadastro único (CADÚNICO), acrescentando a informação de que são moradores de comunidade quilombola. “Isso é muito importante pois os governos tem dado atenção especial às comunidades tradicionais”, refletiu.

O prefeito Leo Gambá ressaltou a importância do reconhecimento como quilombola pois, “nas minhas viagens à Salvador e Brasília teno visto colegas prefeitos de outros municípios acessarem diversos programas específicos para quilombolas e como não tínhamos ainda nenhuma comunidade reconhecida não tínhamos como acessar”, e concluiu garantindo que estará se dirigindo à secretaria de infraestrutura do estado afim de acrescentar a informação do reconhecimento da comunidade como quilombola ao projeto de eletrificação da comunidade já solicitado no Programa Luz Para Todos.

reconhecimento da comunidade quilombola em janio quadros 03

Jovens da comunidade apresentaram um número de dança com a canção “Negro Nagô” e, ao encerramento, o vereador Celso Teixeira fez a leitura da Certidão de Reconhecimento e a entregou a presidente da Associação dos Agricultores Familiares da Comunidade Remanescente de Quilombo de Periperi, Jeane Farias.

Fonte: Portal Janioquartos.com

Confira mais fotos acessando aqui.

Confira aqui a Certidão de Reconhecimento emitida pela FCP – Fundação Cultura Palmares

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

UM Comentário

  • marli disse:

    Parabéns à comunidade. Temos o Quilombo do Tamboril em nosso município que vem recebendo muitas melhorias e estamos lutando sempre para crescer cada vez mais.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.