Obras do novo aeroporto de Vitória da Conquista seguem cronograma de execução

visita aeroporto de conquista (2)

A construção do novo Aeroporto de Vitória da Conquista segue cronograma, com previsão de conclusão e entrega em 2016. Na manhã desta quarta-feira (13), uma equipe formada pelo secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, o diretor de terminais da Seinfra, Denisson Oliveira, e o diretor do Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia (Derba), Saulo Pontes, acompanharam o andamento e a execução do projeto no canteiro de obras. As frentes de trabalho se dividem entre terraplanagem e a colocação da cerca no sítio patrimonial.

visita aeroporto de conquista (1)

Na avaliação de Cavalcanti, as obras estão em estágio satisfatório. “As obras estão andando até um pouco mais aceleradas do que o previsto no cronograma. Já estamos com toda a área da pista desmatada, com o serviço de terraplanagem avançada e previsão para o início da pavimentação da pista para o final de setembro”.

Orçado em R$ 60,3 milhões, o aeroporto fortalece o desenvolvimento regional por meio da aviação, integrando um conjunto de investimentos em infraestrutura e transportes. Só em estradas construídas e recuperadas, concluídas desde 2009, foram investidos mais de R$ 100 milhões na região de Vitória da Conquista.

visita aeroporto de conquista (3)

Estrutura 

Construído à margem direita da BR-116, no sentido Bahia-Rio de Janeiro em direção ao município de Cândido Sales, o futuro terminal aeroportuário terá uma pista de pouso e decolagem com 2.100 metros de comprimento e 45 metros de largura, e área total de seis milhões de metros quadrados. O aeroporto contará com sistema de operação por Instrumento IFR (Instrument Flight Rules), tendo condições de operar aviões de grande porte, como o Boeing 737-800, independentemente das condições visuais, condições climáticas ou operação noturna. A maior capacidade permite ampliar o número de passageiros de vôos regulares e executivos, além do transporte de cargas.

O projeto prevê ainda um pátio para aeronaves de 193 metros de comprimento e 50 metros de largura, uma pista para taxiamento de aviões, rampa de equipamentos, subestação elétrica, balizamento noturno e acessos viários, além de tudo que existe de moderno em termos de serviço de prevenção, salvamento e combate a incêndio. A infraestrutura e equipamentos do novo aeroporto foram projetados para garantir serviços de qualidade e segurança aos usuários por pelo menos 50 anos.

Para o motorista Júnior Amorim, 36, o novo aeroporto finalmente vai atender à crescente demanda por transporte aéreo na região. “A cidade é um pólo que tem crescido muito e hoje com a quantidade de passageiros que nós temos, Vitória da Conquista realmente merece um aeroporto de grande porte”.

Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo

A equipe também visitou o atual aeroporto da cidade, Pedro Otacílio Figueiredo, que nos últimos anos passou por investimentos, como a ampliação do terminal de passageiros. O incentivo no ICMS do querosene de aviação, por meio do Programa Estadual de Aviação Regional, possibilitou a ampliação do número de vôos. A partir de setembro deste ano, os usuários do terminal poderão, inclusive, fazer conexões com destinos internacionais saindo de Vitória da Conquista.

Na última década, o aeroporto quadruplicou o tráfego de aeronaves e hoje transporta em média três mil passageiros em 14 pousos e decolagens diários. Em 2013, o número mensal de passageiros alcançou 24 mil, chegando a ser dez vezes maior se comparado ao ano de 2005, quando foi registrada uma média de 2.400.

Fonte: SECOM/GOV BA

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.