Jacaraci: Lixo contaminado com destino correto

lixo-hospitalar-descarte-correto-gov-de-jacaraci

Fotos: Gov Jacaraci

O município de Jacaraci foi um dos primeiros municípios da região a se preocupar com o destino adequado do lixo contaminado produzido pelas unidades de saúde. O Prefeito Municipal Deusdedit Carvalho Rocha contratou recentemente uma empresa para a coleta, tratamento e destino dos resíduos sólidos (lixo hospitalar).

lixo-hospitalar-descarte-correto-gov-de-jacaraci-02

Todo o material é acondicionado nas unidades de saúde (PSF) da sede e zona rural, além do hospital municipal segundo as normas da Vigilância Sanitária.  Depois de armazenados adequadamente, os resíduos hospitalares que oferecem riscos aos seres vivos e ao meio ambiente são incinerados. O lixo hospitalar é o tipo de dejeto para o qual não há reciclagem possível, e mesmo que uma peça usada em um hospital não seja aparentemente perigosa, o único destino seguro para ela é a destruição completa, de maneira segura e adequada, em fornos feitos especialmente para isso. A coleta é feita periodicamente evitando a contaminação dos indivíduos e do meio ambiente.

Como são classificados os resíduos: 

O Grupo A engloba resíduos hospitalares que apresentem risco de infecção à população ou áreas de terra ou água, e são chamados de potencialmente infectantes. O Grupo B são os químicos, e se refere a todo e qualquer resíduo que tenha substâncias químicas capazes de contaminar áreas ou pessoas com seus resíduos. O Grupo C são os rejeitos radioativos e são materiais que contenham carga radioativa acima do padrão permitido. O Grupo D são os resíduos comuns, que não foram contaminados, e que não são passíveis de causar acidentes como gesso, luvas e gazes não contaminados por outros agentes. O Grupo final, o Grupo E trata dos perfurocortantes, que são objetos que possam perfurar ou cortar, como lâminas, agulhas, bisturis e similares. Com informações culturamix.com.

Jacaraci – Governo Juntos Fazemos Mais preocupado com a saúde da população!

Fonte: Ascom/Gov Jacaraci

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.