Liberada a primeira parcela do programa Garantia Safra 2013/2014 aos agricultores condeubenses

Por: Dermeval Filho

Serão mais de mil agricultores beneficiados no município devido a perda de mais da metade da lavoura entre 2013/2014

garantia safra condeuba 2013-14 (1)

Fotos: Dermeval Filho – Portal da Transparência | Gov de Condeúba

O Centro Paroquial de Condeúba ficou lotado de agricultores na manhã de sexta-feira (22) em reunião promovida pela Secretaria de Agricultura do município, com a presença do prefeito Guto, a vice, Jesuína, e secretários de Governo, entre eles, Maurilo Guilherme, da Agricultura, a fim de apresentar aos integrantes da Agricultura Familiar de Condeúba, a liberação do ‘’Garantia Safra 2013/2014.

Segundo a Secretaria de Agricultura, desde o início de janeiro de 2013 até agora, o número de agricultores em Condeúba beneficiados pelo Programa Garantia Safra, saltou de 496 para 1200 cotas, devido ao empenho do atual governo em ampliar esse atendimento, podendo assim, os agricultores serem amparados em situações específicas, como a perda da lavoura em período de seca.

garantia safra condeuba 2013-14 (2)

O Garantia Safra é um seguro para as famílias agricultoras de renda mínima, quando a seca ou o excesso de chuva provoca prejuízo de, pelo menos, metade da produção. Podem participar do Garantia Safra os agricultores que plantam entre 0,6 a 5 hectares de alimentos que compõem a agricultura familiar, como, feijão, milho, algodão, mandioca, entre outros, em área não irrigada.

Foi liberado o pagamento de cinco parcelas de 170 reais aos inscritos no Programa 2013/2014, os quais devem dirigir-se à Casa Lotérica para sacar a primeira parcela. Da mesma forma, as inscrições para o Garantia Safra 2014/2015 já estão abertas a todos os agricultores que fazem parte da Agricultura Familiar e que se enquadram na renda mínima, tendo como prioridade a mulher como titular. A expectativa é que para o próximo ano essas cotas alcancem o número de 1500 agricultores que já podem procurar a Secretaria de agricultura, a EBDA ou o Sindicato para se informar do período e locais de inscrição.

garantia safra condeuba 2013-14 (3)

O controle e fiscalização do Programa Garantia Safra é feito pelo CMDS ( Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável) como afirmou o presidente do Conselho durante o encontro,mas também, pelos próprios agricultores cadastrados. É importante ficar atento, pois apenas recebem os boletos para efetivar a adesão, aqueles agricultores que tiverem a inscrição confirmada pelo Conselho (CMDS), por estarem de acordo com as normas do seguro.

O prefeito Guto ressaltou a importância de se valorizar o homem do campo em todos os momentos, principalmente em situações que envolvem a perda da lavoura. Para o prefeito, a ampliação desse número nos últimos dois anos é resultado de todo o esforço do governo municipal representado pelas secretarias envolvidas, para que cada vez o agricultor condeubense seja tratado com a devida atenção e dignidade.

Fonte: condeuba.ba.gov.br

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.