Bahia recebeu 422 mil doses para a 2ª etapa da vacinação contra HPV

vachpv

O Ministério da Saúde anunciou, ontem, que a Bahia já recebeu 422.970 doses para a segunda etapa da vacinação contra o vírus HPV, que protege contra o câncer do colo de útero. Ainda segundo a pasta, a vacinação começou a ser aplicada ontem em meninas de 11 a 13 anos, em todo o Brasil. A aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização contra o HPV até o reforço, em cinco anos. Na Bahia, a meta é vacinar 402.827 mil meninas de 11 a 13 anos.

O Ministério da Saúde passou a ofertar a vacina no SUS em 10 de março deste ano. Em apenas seis meses, 4,3 milhões de meninas nessa faixa-etária já foram vacinadas, atingindo 87,3% do público-alvo.  A meta do ministério é vacinar 80% das 4,9 milhões de meninas de 11 a 13 anos residentes no país. A vacinação nas escolas foi o diferencial para o alcance da meta. Por isso, a pasta recomenda aos municípios repetir a estratégia para a aplicação da segunda dose.

Para quem preferir ir ao serviço de saúde, a vacina está disponível, durante todo o ano, nas mais de 36 mil salas de vacinação espalhadas pelo Brasil. Para receber a segunda dose basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação na unidade de saúde.  Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, às meninas de 9.

Fonte: Correio

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.