Condeúba: EDUCAÇÃO – Maior IDEB do município em 153 anos

Por: Décio Pereira

IdebA educação de Condeúba está em festa, saiu o resultado do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, feito pelo INEP – Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – a evolução chegou ao patamar de 15% entre o índice entregue pela administração anterior(4,7) e o alcançado pelo atual governo(5,4), que ficou 0,6 acima da meta estipulada para 2013, a educação consegue atingir em 2013 a meta construída para 2017.

O Secretário de Educação do município, Antonio Carlos Aires (Kau de Lena), que enfrentou sérios problemas no inicio de sua gestão, por conta principalmente de comportamentos administrativos viciados e nocivos a uma administração transparente, iniciou um projeto que visa alcançar resultados significativos em 2015. Por telefone ele nos falou: “É muito gratificante vislumbrar esta evolução já em seu primeiro ano, minha participação nesse resultado é mínima, credito a todos que fazem parte da educação, desde o pessoal da secretaria, passando pelos colaboradores, motoristas, diretores, coordenadores e em especial aos professores que estão em sala de aula no dia a dia. Parabenizo a todos que compõe esta maravilhosa e competente equipe da educação condeubense. Vamos continuar trabalhando muito para a seqüência positiva desse nosso sucesso.”

O Prefeito Guto Ribeiro (PT) falou conosco: “Nunca duvidei em nenhum momento da capacidade dos profissionais que escolhi para compor nosso governo, embora em vários momentos seja questionado, são todos de minha inteira confiança. Com Kau não é diferente, ele que atua de maneira brilhante em uma das pastas mais complexas e mais importantes do município. Confesso que para mim não é nenhuma surpresa os números do IDEB. A turma da educação é competente, capacitada e comprometida.

Vamos continuar fazendo uma administração sem perseguição, transparente, focada em resultados positivos, buscando valorizar nossos funcionários e voltada para nosso povo, que é nosso bem maior. “Como disse Arthur Lewis: “A educação nunca foi despesa, é investimento com retorno garantido” – Agradeço e parabenizo a todos que fazem a educação do nosso município, essa vitória é de todos nós condeubenses.”

Destaque para as escolas ELEUTERIO TAVARES que conseguiu a maior nota do município 5,4 – ANTONIO TERENCIO (Alegre) com 5,1 e DARIO LIMA, que já em seu primeiro ano de avaliação conseguiu 5,00 – Destaque especial para a escola DERALDO R NOVAIS(Alegre), que obteve a maior evolução 36%, saindo de 3,6 em 2011 para 4,9 em 2013.

Condeúba ficou entre os melhores índices do estado, superando a média estadual (3,9) e nacional (4,9) e vale salientar que entre as 10 maiores notas do estado, 8 ficaram me nossa região, as melhores foram Malhadas de Pedras, com 5,9 e Licinio de Almeida, que embora tenha caído em relação ao ano passado, ficou com 5,8.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

11 Comentários

  • Dorivaldo José das Neves disse:

    Sou educador por formação acadêmica. Sou licenciado em Ciências Naturais (UNICEUB Brasília-DF) e em Matemática (UESB). Lecionei em várias cidades: Condeúba (rede pública), Vitória da Conquista (redes pública e privada), Brasília (rede pública) , Tremedal (rede pública). Fico feliz pelo maior IDEB de Condeúba dos últimos 153 anos. Bom! O IDEB não tem 153 anos de idade, é um indicador muito novo, logo, impróprio para apontarmos o atual Governo Municipal, como, implicitamente, quer transmitir o enunciado acima, tentando desmerecer as Administrações e Governos passados. Não exergo, verdadeiramente, nenhum êxito da Administração Pública de Condeúba atual nessa melhoria. Para mim, isso reflete melhoramentos do passado. O que, hoje, se faz em Condeúba pela educação, só irá refletir, em termos de qualidade, no futuro. Sejamos realistas e menos parciais; sejamos realistas e menos retrógrados. Vamos mensurar as coisas nos seus devidos tempos para que não sejamos injustos. Quem não observa o passado, vive um péssimo presente e enxerga um futuro desastroso.

  • Maria Silva disse:

    Parabéns a todas nós q trabalhamos na educação de Condeúba. É dificil, mas é uma alegria ver a educação nossa em destaque. Eleutério é o melhor colégio da região, trabalhar lá é uma felicidade.
    Mais uma vitória na nossa conta

  • Raimundo disse:

    Aos mestres, com carinho. Meus votos de parabéns.

  • João batista disse:

    SEI O Q É SER PROFESSOR NUMA CIDADE PEQUENA, COM É DIFICIL ESSA ÁRDUA, PORÉM LINDA MISSÃO DE EDUCAR NOSSAS CRIANÇAS. SEI TB DE COMO FOI DEIXADA A EDUCAÇÃO E DO ESFORÇO Q TEM SIDO FEITO PARA MELHORAR. NÃO ESTÁ TUDO AS MIL MARAVILHAS, FALTAM APROVAR O PISO SALARIAL E OUTRAS COISAS, MAS O CAMINHO ESTÁ CERTO. CONFIO NO SEC. CAU E NO PREFEITO GUTO. ESTAMOS APENAS NO 2o ANO, OUTROS ESTIVERAM POR 8. COM FÉ EM DEUS, A NOSSA EDUCAÇÃO VAI SEMPRE MELHORAR.

  • Fabinho disse:

    A equipe da EDUCAÇÃO, liderada pelo Secretário Cau de Lena, está de parabéns!
    E, se houvesse PLANEJADO em 2013 o que seria realizado em 2014, jamais estes índices seriam alcançados. Portanto, o mérito é sim do atual Governo.
    Vamos avançar ainda mais, pois foi para melhorar a vida do povo que Guto foi eleito.

  • Geisa disse:

    Eu vejo uma melhora considerável na educação de Condeuba principalmente no que diz respeito ao fundamental 1. Não só o ideb, mas outros indicadores como o avalie alfa a Ana no terceiro ano vem nos mostrando esse avanço. Quem acompanha de perto pode comprovar e falar com precisão . A educação de Condeuba merece sim ser parabenizada e toda a sua equipe, principalmente os professores.

  • Ramon Sousa disse:

    Parabéns à todos os educadores de Condeuba. Isso sim é um ótimo motivo para comemorar. Agora o objetivo é alcançar a média nacional estabelecida.
    Novamente, parabéns!!!

  • Érica disse:

    Ótimo comentário comentário Dorivaldo!

  • Gisele Cordeiro disse:

    Fico muito feliz com o resultado da nossa escola Deraldo Rodrigues de Novais, isso significa que estamos realizando um bom trabalho. Parabéns a todos nós professores dessas instituições citadas acima.

  • Pedro disse:

    O IDEB começou em 2005 como o maior IDEB do município em 153 anos?? Ótimo o resultado de Condeúba cresceu 0,6 e ficou acima da média nacional, mas as mudanças e aprendizados não são da noite para o dia, claro que já tem mérito de Guto, mas a matéria generaliza porque o governo passando tbm tem mérito nesse resultado e era da oposição!
    Caso de Caculé nós podemos prestigiar porque são 3 mandatos do mesmo partido e pode comemorar com seu IDEB 5,6 e Colégio Vespasiano chegando a 6,3 acima de paises desenvolvidos que é 6.0.

  • Pedro disse:

    A esqueci! Parabénssss a todos professores de Condeúba tem 100% do mérito.!!!… lembrando tbm que IDEB de Caculé cresceu 0,9 maior crecimento da região e é superado apenas por Lic de Almeida 5,8.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.