Cidadania: Debate regional com o MPF sobre corrupção mostra ações criminosas ramificadas

forum regional mpf corrupcao 01

Fotos: Tremedal Revista

As entidades sociais, culturais, religiosas e de comunicação social das cidades da microrregião sudoeste da Bahia, Tremedal, Jânio Quadros, Maetinga, Piripá, Condeúba, Cordeiros, Mortugaba, Cândido Sales e Belo Campo realizaram, de forma articulada, um seminário sobre Combate e prevenção à corrupção na Câmara de vereadores de Tremedal.

O seminário foi bastante esclarecedor para o público, trazendo diversas informações de como a população deve atuar no combate à corrupção, fazer denúncias etc. Além disso lembraram de casos em andamento, como o da operação Granfaloon, que detectou o desvio de 13 milhões dos cofres públicos de Tremedal e aproximadamente 60 milhões de toda a região.

forum regional mpf corrupcao 02

O assunto suscitou diversas questões e comentários do público presente, travando-se um bom debate acerca do tema. Os procuradores do Ministério Publico Federal destacaram a importância de os sindicatos, igrejas e demais entidades sociais organizadas atuarem no combate a essa ação daninha, ressaltando que essa ação deve mesmo ser regional, já que os dados mostram que os agentes da corrupção agem normalmente de forma ramificada em cidades pequenas próximas.

No debate, de acordo com dados apresentados, percebeu-se que o fenômeno das falsas Cooperativas, respaldado pela crescente terceirização dos serviços públicos, é um dos fatores que mais propiciam a corrupção, sendo sugerido por entidades presentes que a sociedade organizada deve combater tal prática.

forum regional mpf corrupcao 03

Esse foi o primeiro tema definido como prioridade para ser debatido pela articulação regional. Outros serão abordados e discutidos, sendo o próximo, escolhido pelos representantes de cada cidade, a questão do desenvolvimento econômico da região onde se situam as referidas cidades.

Estiveram presentes os Padres da Paróquia de Tremedal, de Maetinga e de Jânio Quadros. Também estiveram presentes os vereadores José Ornério, Adicélio, Almir e Daniel e o presidente do SINSERT, Edimar, além de diversas pessoas da comunidade.

Fonte: Tremedal Revista

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.