Deputado Jean Fabrício agradece aos eleitores de Condeúba e faz um balanço das últimas eleições no Brasil

Por: Dermeval Filho

Reeleito para o segundo mandato, Jean Fabrício fala de sua ligação com os municípios do sudoeste baiano e seus projetos em busca do desenvolvimento da região

reuniao com deputado sobre ilumincao no estadio em condeuba

Foto: Ddez

Reeleito com uma votação que superou os 51 mil votos, Jean Fabrício (PC do B) dará início a partir de janeiro, ao seu segundo mandato como Deputado Estadual, sendo o mais bem votado do partido para a Assembleia legislativa da Bahia. Com uma ampliação no número de cidades que lhe prestaram apoio no último pleito, o Deputado Jean Fabrício obteve votações expressivas em municípios como – Vitória de Conquista, onde construiu sua trajetória política, região da Chapada Diamantina, entre outras cidades, como, Caetité, Jacaraci e Condeúba, cidade em que obteve 638 votos, com serviços prestados, mesmo antes de ser conhecido do eleitorado local.

Com uma história profissional construída inicialmente junto à Federação dos Trabalhadores na Agricultura – FETTAG –BA, Fabríco atuou por vários anos na rede estadual de ensino, como professor. Na política, foi eleito vereador em Vitória da Conquista entre 2005/2008 e 2009/2012, afastando-se do cargo em 2011, quando foi eleito Deputado Estadual. Ciente dos novos desafios, o parlamentar acredita que a escolha do povo baiano pelos seus representantes, tanto para Governador, Assembleia Estadual, quanto no âmbito federal, será uma excelente oportunidade para novos investimentos estruturantes do Estado.

Em entrevista ao Ddez, Jean Fabrício agradeceu aos 638 dos eleitores condeubenses que contribuíram para sua reeleição, fez um balanço do processo eleitoral em 2014 e citou alguns dos desafios que terá pela frente nessa nova empreitada.

Jean-Fabricio

ENTREVISTA

DDEZ – Qual a sua expectativa para o segundo mandato de deputado estadual, já que o senhor ampliou sua base e teve uma votação mais expressiva que a eleição anterior?

FABRÍCIO – Vou me dedicar para honrar os 51.533 votos que recebi do povo baiano. Considero-me um representante do sudoeste, da Serra Geral e da Chapada Diamantina na Assembleia Legislativa da Bahia. Neste novo mandato vou fortalecer, ainda mais, minha presença na região sudoeste. Também pretendo dar mais ênfase às demandas de Vitória da Conquista, especialmente dos bairros mais carentes, buscando ser o interlocutor dos interesses da cidade e da região frente ao Governo do Estado e ao Governo Federal.

DDEZ – Em relação ao novo governo que começará dia 1º de janeiro de 2015, o que o senhor espera do governador Rui Costa no comando do Estado?

FABRÍCIO – Espero que a saúde, a educação e o combate à violência sejam as prioridades, mas que busque avançar nas políticas de desenvolvimento regional, de fortalecimento das médias e pequenas cidades interioranas e que garanta mais recursos para a agricultura familiar e a economia solidária.

DDEZ- Nas suas viagens e passagens pelos municípios que o apoiaram, especialmente na região Sudoeste, existe um tema (reivindicação) em que o senhor pretende dar uma especial atenção junto ao Governo do Estado nesses próximos quatro anos?

FABRÍCIO – Pretendo lutar para a construção de um novo hospital regional em Vitória da Conquista para desafogar o Hospital de Base e, junto à bancada federal da Bahia, lutar pela criação da Universidade Federal do Sudoeste Baiano. Pretendo ajudar a impulsionar ainda mais o programa Água Para Todos, precisamos garantir água potável e de qualidade para todo semiárido baiano. O governo do Estado precisa continuar financiando a construção de cisternas, construção de barragens e a perfuração de poços artesianos, visando a universalização do acesso a água na Bahia.

Ainda existem comunidades rurais que o “Programa Luz Para Todos” não chegou. Pretendo lutar para impulsionar este programa, fundamental para a qualidade de vida no campo. Outro aspecto é o saneamento básico que precisa chegar às periferias das médias e pequenas cidades e aos distritos.  Pretendo também ajudar a interiorizar o Programa Minha Casa, Minha vida. Quero lutar para que o programa chegue mais amplamente às áreas rurais, nas comunidades quilombolas e indígenas.

DDEZ – Qual sua avaliação do processo eleitoral 2014, tanto na esfera estadual, quanto federal? Algo o chamou especial atenção em relação ao comportamento do eleitor?

FABRÍCIO – O resultado eleitoral na Bahia, com a vitória de Rui Costa, no primeiro turno, para governador, Otto para o Senado e a vitória da Dilma com mais de 70% dos votos da Bahia no 2º turno, fortalece a liderança do nosso governador Jaques Wagner e dá força para o novo governador pleitear mais investimentos estruturantes para o Estado. O resultado das eleições confirmou que o Brasil e a Bahia não admitem retrocesso. Mas também acenou que é preciso mudanças, especialmente nos serviços essenciais.  É preciso também impulsionar a Reforma Política, garantindo o financiamento público de campanha, como forma de combater a corrupção no processo eleitoral.

DDEZ – O senhor vê alguma tendência nisso para eleições futuras, referente ao papel e a influência de redes sociais, as novas formas de manifestações, entre outras?.

FABRÍCIO – Sim, as redes sociais permitiram uma maior facilidade de comunicação e interação com o eleitor. Essas ferramentas estão contribuindo para a construção de imagens e o debate de ideias.

Antes do surgimento das redes sociais, a opinião pública era formada pelos veículos de comunicação tradicionais como TV, rádio e jornal. Hoje, na era da tecnologia, Facebook, Twitter, Instagram, Google+ também servem para divulgar e formar opiniões, enchendo o internauta de ideias e sobre a atuação dos partidos e políticos.

Trata-se de um sistema democrático, porém, ainda existem problemas: serviços caros, métodos de navegação diferenciados em relação à velocidade, a conectividade etc. produzem internautas mais favorecidos tecnologicamente e outros menos. Agora, pela internet, é possível convocar uma manifestação e construir um abaixo-assinado. Isso é formidável. Mas a atividade política requer ações presenciais, como reuniões, encontros. Então creio que a tendência para as eleições futuras serão uma junção entre o tradicional (corpo a corpo, com debates do programa apresentado, apresentação da história do candidato, seu passado e os seus compromissos com a população) com a correta atuação nas redes sociais.

Mensagem de Jean Fabrício – “Aos que trabalharam, vestiram a camisa, saíram às ruas e apoiaram nossa iniciativa por cidadania. Aos amigos e familiares, companheiros de toda uma vida dedicada ao bem social. Aos que acreditaram e confiaram a mim sua escolha, o seu voto – muito obrigado!”

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

4 Comentários

  • Jose Moreira disse:

    Orgulho de gente séria, esse é meu Deputado. Toca pra frente Fabricio. Guto parabéns pelas escolhas de seus deputados e por ter vencido junto com todos eles. Somos uma condeuba mais forte, porq nossos deputados não vende e nem compra mandatos. Parabéns eleitores de condeuba

  • Marcinha disse:

    Não tinha candidato par estadual, agradeço aos meninos do PC do B pela indicação.FUI NA INTERNET E CONHECI O FABRICIO E A SURPRESA, ELE É DE MINHA CIDADE, DIGO, JÁ TRABALHOU LÁ COMO PRROFESSOR, FICQUEI MUITO FELIZ

  • nuna disse:

    Conquista e região parabeniza Fabricio e PC do B. É nóis, mais uma vez.

  • João da Padaria disse:

    Nós q agradecemos Fabricio. Faça um mandato digno dos nossos votos e tá tudo blz

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.