Adutora Condeúba/Piripá – O pesadelo voltou

Por: Décio Pereira 

obras construcao adutora condeuba piripa (4)

Fotos: Ddez

Sob a autorização da Justiça as obras da adutora que fará a ligação da barragem de Condeúba até a cidade de Piripá, levando água potável, foram retomadas.

Causa estranheza que após um ano da terrível seca que assolou nossa região, quando esse projeto foi instaurado como sendo a salvação para o povo de Piripá e, uma comoção popular, diga-se de passagem das duas cidades, impediu que fosse adiante, após decorrido tanto tempo nada de definitivo foi feito pelos governos, voltando agora a solução “meia-boca”, outra vez com a construção da adutora, já rejeitada pelas populações de ambos os municípios. Lembro-me que nosso saudoso amigo Penna de Piripá, naquela oportunidade, conduzia uma moção a favor de que fosse construída uma barragem para Piripá e não adutora, inteligente como ele era, inteligente como o povo de Piripá é, não precisa gastar muito a sabedoria para constatar que esse é um projeto que mais prejudicará Piripá do que ajudará. O povo de Condeúba jamais foi contra e nem será ao fornecimento de água para nossa co-irmã Piripá, nem para qualquer outra cidade que necessite, haja vista que historicamente todas as cidades circunvizinhas usam a água da barragem de Condeúba, que não é do povo condeubense, é um equipamento federal, construído no município de Condeúba e administrado pelo DNCOS. A reivindicação tanto dos condeubenses, quanto dos nossos irmãos piripaenses, é para que algo em definitivo seja feito, uma vez que se vingar a construção da adutora, Piripá nunca mais verá construção de barragem.

obras construcao adutora condeuba piripa (2)

É um momento de cerramos os punhos, arregaçarmos as mangas das camisas, buscar o entendimento e juntos, irmanados, buscarmos uma solução duradoura que resolva o problema de água em Piripá e não crie um problema para Condeúba, pois diante do que estamos presenciando, em pouco tempo teremos ao invés de uma cidade com falta d’água, duas, já que a população de ambas as cidades cresce a cada dia. Quando as barragens de Condeúba e a de Piripá foram feitas, as populações desses dois municípios era de 15% do que é hoje, dessa forma, o que precisamos é de investimentos, construção de barragens novas e que saia do papel o já adulto projeto da construção da barragem dos Morrinhos. É a hora de cobrarmos dos Deputados eleitos e reeleitos os votos que lhes demos nas últimas eleições; é hora das administrações municipais, juntamente com as câmaras de vereadores mostrarem serviço, o que “nós não podemos é ficarmos em nossas casas, com a boca escancarada, cheia de dentes, esperando a morte chegar…”, no nosso caso, esperando a água acabar. A hora de lutarmos é agora, que estamos com muita água à disposição, que as chuvas estão chegando… pois quando vir a intempérie, a hora de lutar terá passado, será a hora de acudirmos uns aos outros. Mas, que fique claro: NÃO PRECISAMOS CHEGAR A ESSE PONTO, pois “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

obras construcao adutora condeuba piripa (5)

Estivemos em Piripá na segunda-feira tentando falar com a Prefeita Suely, que não se encontrava na cidade, mas através do solicito Secretário de administração, o Sr. Fabiano, marcamos uma entrevista que publicaremos nos próximos dias sobre esse episódio;

Estivemos no escritório da EMBASA de Piripá e não havia ninguém autorizado a falar sobre o assunto;

Conversamos com populares e a maioria parece não estar satisfeita com o desfecho encontrado pela Embasa para a solução do problema, o que a população deseja é que seja construída uma barragem e não “desvestir um santo para cobrir outro”, como bem falou o Sr. Arlindo;

A EMBASA por sua vez não constrói barragens, só capta água de já existentes, trata e vende;

Enquanto isso a população de Condeúba está apreensiva e aos poucos vai se formando, outra vez, uma nova e ainda maior comoção popular no intuito de impedir a construção da adutora, desta vez com requintes de raiva da Embasa e dos Governantes, que só querem a solução mais fácil e não a necessária. Se não houver por parte dos responsáveis pela obra ações que tragam explicações convincentes, poderemos ter resultados drásticos na seqüência e ninguém poderá dizer que não avisamos.

O momento é tenso!

O PESADELO VOLTOU!

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

7 Comentários

  • ribeiro disse:

    agora vai ser diferente deixa eles ter o trabalho de fazer ai depois nois quebra tudo

  • José C. Ormundo disse:

    Bem comentado Décio, seu relato diz tudo e digo mais, pelo que conheço da região de Condeúba, os mananciais que abastecem a Barragem do Champrão não conseguirão manter os níveis necessários para o abastecimento de ambas as cidades, durante uma estiagem prolongada, como acontece todos anos na região de Condeúba e no nordeste de nosso País. Se os dirigentes desses órgãos que cuida dos abastecimentos de cidades, como é o caso em discussão, fariam uma analise melhor, realizariam projetos para ampliar a captação de recursos hídricos e não diminuir o que tem.
    A situação si tornará cada vez mais difícil de encontrar água potável, os desmatamentos estão por todos os lados, isso contribui e muito pela escassez de água, foi mais que provado em pesquisa recente em São Paulo, o sistema de Paraibuna e Salesópolis que é o segundo maior em importância, no Est. de SP, não foi afetado pela estiagem prolongada, devido a conservação da mata em torno da represa, já no sistema Cantareira houve problemas em seus reservatórios devido a má conservação das matas ciliares, que foram desmatadas ao longo dos anos, para a prática da agricultura.
    E essa prática ocorre também em Condeúba, vários proprietário desmatam para a queima do carvão e depois usam essas áreas para a agricultura. As margens dos mananciais devem ser protegidas com florestas, para proteger as nascentes, mas ainda há tempo de recuperar se houver um reflorestamento em massa, nessas áreas degradadas, é a nossa vida que esta em jogo, PENSEM NISSO, VIDA EM JOGO……………água para todos.

  • PE - MORADOR DE PIRIPÁ disse:

    POVO DE CONDEÚBA, PELO AMOR DE DE DEUS NOS AJUDE A PELO MENOS TER ÁGUA EM NOSSA CIDADE, POIS AQUI A ATUAL PREFEITA E DEMAIS POLÍTICOS ACABOU COM NOSSA CIDADE,ACABOU COM BANCO, CESTA DO POVO, CAMPO DE FUTEBOL, QUADRA DE ESPORTE, MATADOURO, MERCADO MUNICIPAL, ESCOLAS. NÃO TEMOS MAIS NADA , FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA CONTRATADOS ESTÃO SEM RECEBER A 4 MESES, CONCURSADOS A 3 MESES, CIDADE NÃO TIVER ÁGUA E CONTINUAR ESSA FAMÍLIA DE JEOVÁ DESMANDANDO A CIDADE VAMOS VOLTAR A SER DISTRITO.

  • Euclides Alves Pereira disse:

    Amigo Décio, Parabéns pelo ótimo artigo, referente a adutora da EMBASA, que vai levar agua para Piripá. O povo e as autoridades de Condeúba, precisa acordar, se isto acontecer, vai ficar sem agua a região toda. Que saudade do sr. Promotor de justiça, que morou em Condeúba, Dr. Roberto, quando ele obrigou a EMBAS a tratar a agua que abastece a Cidade de Condeúba.

  • José Carlos Ferreira de Carvalho disse:

    Com certeza essa adutora não vai chegar em Condeúba, por que dessa vez as manifestações vão ser mais intensas, uma vez, que em se tratando disso, a população de Condeúba está fechada! E muito gente de Piripá também. Agora é hora de fechar sobre os governantes para dá inicio à construção da Barragem de Piripá, Pená você se foi, mas tenho certeza que muitos de nós estaremos aqui pela sua causa! Barragem de Piripá, já!

  • ribeiro disse:

    caro pe morador de piripa o problema e q s fazer essa adutora nao vai resolver nem o problema seus e nem o nosso so vai piorar e a mesma coisa de tapar o ssol com a peneira e de uma certa forma condeuba sempre socorreu piripa em epocas de seca e sempre vai socorrer mais a adutora nao vai resolver o problema so vai piorar por s fizer ai pode esquecer a tao sonhada barragem dos morrinhos

  • joao disse:

    concordo com ribeiro fazer uma adultora em piripá nao é a soluçao do problema,hoje temos agua graças a deus mais amanha podemos faltar.condeuba esta crescendo muito a cada dia muita agua esta sendo usada ,em contruçoes de casas.existe muitos lava jatos de carro que estao acabando com a agua do municipio de condeúba ,devemos sim é cobrar e ssa barragem que a tanto tempo os governantes comem o dinheiro e nao fazem a barragem dos morrinhos .pois o municipio ja abastece cordeiros ,alvorada e regiao toda ,barreiro grande ,queimadas,pe.da.ladeira e mais localidades no tempo da estiagem nao ira supotar abastecer piripa .nao e questao de negar agua pois sempre os caminhoes levam agua pra piripa e uma questao de nao ficarmos sem agua pois na reegiao só chove de ano em ano muita das vezes fiac muitos anos sem chuva.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.