Condeúba: Erosão em terreno próximo à Barragem Champrão ameaça alcançar ruas e casas

Por: Dermeval Filho

O problema se agrava a cada ano, compromete a natureza e preocupa quem vive perto da área

erosao-barragem-condeuba-8

Fotos: Ddez

 

Quem trabalha, mora ou circula pelas imediações da Barragem Champrão, tem notado o avanço de um buraco que ameaça alcançar as ruas mais próximas, trazendo insegurança e preocupação aos moradores. O fenômeno que atinge o terreno em volta fez com que os moradores chamassem a atenção para o surgimento de uma verdadeira cratera em trecho que finaliza o perímetro das residências e alcança os lotes e chácaras do local. Segundo moradores e agricultores à beira da represa, a voçoroca (termo utilizado para denominação) já atinge uma extensão de cerca de 250 metros de extensão até o leito da barragem e em vários pontos alcança uma profundidade que passa dos 10 metros.

erosao-barragem-condeuba-7

 

O problema que se agrava a cada ano preocupa quem mora e frequenta a região, já que, com a sequência das chuvas, a tendência é que o abismo que se formou aumente cada vez mais e transforme o local em uma área de risco. A distância entre o buraco formado e o muro da residência mais próxima não passa de 30 metros de distância, esclarece o professor Edmundo Azevedo da Silva, o qual cultiva um pequeno lote nas imediações. Para o professor Edmundo, com as fortes chuvas no final de 2013, o problema tomou grandes proporções, e acredita que ainda pode se agravar, caso o período de chuvas se prolongue, chegando bem perto de muros e quintais.

erosao-barragem-condeuba-5

 

Visitando o local, é possível perceber árvores inteiras, com suas copas engolidas pela força da enxurrada que arrasta a terra das ruas e bairros da parte alta da cidade, ganha o declive do terreno numa espécie de funil que se forma e desemboca no trecho que alcança as águas da barragem. Quem mora próximo garante que o barulho da tromba d’água que se forma em dias de chuva é assustador. Não bastasse o imbróglio que se tornou a tão polêmica construção da adutora, gerando dúvidas quanto à capacidade da represa em atender os municípios envolvidos, a formação da cratera tem causado o assoreamento do leito, a deterioração do terreno, além da ameaçar as casas mais próximas. (Imagine um terreno com mais de 250 metros de extensão, uma profundidade que passa dos 10 metros em vários pontos, levando terra, enxurrada e entulho morro abaixo).

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

2 Comentários

  • Nicole disse:

    QUE coisa em grave que bom que n moro ai.

  • didi silva Prof. DIDI disse:

    Gostaria de dizer q esta matéria, teve o q eu almejava: “a conscientização” Tive o imenso prazer de ver a presença do Sr Prefeito Guto na beirada do BURACO lá nas ribanceiras do nosso açude.
    e a ti os meus agradecimentos. e te digo Sr Prefeito: ” de riqueza só nos resta nosso açude e se o perdermos…;”

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.